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Journal of Aerospace Technology and Management

Print version ISSN 1984-9648On-line version ISSN 2175-9146

J. Aerosp. Technol. Manag. vol.3 no.2 São José dos Campos May/Aug. 2011

https://doi.org/10.5028/jatm.2011.03022711 

ORIGINAL PAPERS

Investigação da distribuição do filme de resfriamento em um motor-foguete à propulsão líquida

Investigation of the cooling film distribution in liquid rocket engine

Luís Antonio Silva*  1 

1Instituto de Aeronáutica e Espaço. São José dos Campos/SP - Brasil. silvalas@iae.cta.br


Resumo

O presente estudo apresenta os resultados da investigação de um método de resfriamento amplamente utilizado em câmaras de combustão, denominado filme de resfriamento, que é aplicado a um motor-foguete à propulsão líquida. Esta utiliza como propelentes oxigênio líquido e querosene. Partindo de um motor cujo filme de resfriamento é formado por meio da introdução de combustível pelos injetores posicionados na periferia do sistema de injeção, analisou-se experimentalmente o filme formado pelo líquido que escoa pela parede interna da câmara de combustão. O parâmetro utilizado para validação e refinamento dos dados teóricos foi o comprimento do filme de resfriamento, pois esse parâmetro é de suma importância para que se obtenha uma proteção térmica eficiente internamente à câmara de combustão. Os ensaios a frio confirmaram um comprimento suficiente do filme de resfriamento para a câmara de combustão do motor estudado.

Palavras-chave: Filme de resfriamento; Motor-foguete; Propulsão líquida

Abstract

This study presents the results of the investigation of a cooling method widely used in the combustion chambers, which is called cooling film, and it is applied to a liquid rocket engine that uses as propellants liquid oxygen and kerosene. Starting from an engine cooling, whose film is formed through the fuel spray guns positioned on the periphery of the injection system, the film was experimentally examined, it is formed by liquid that seeped through the inner wall of the combustion chamber. The parameter used for validation and refinement of the theoretical penetration of the film was cooling, as this parameter is of paramount importance to obtain an efficient thermal protection inside the combustion chamber. Cold tests confirmed a penetrating cold enough cooling of the film for the length of the combustion chamber of the studied engine.

Keywords: Cooling film; Rocket engine; Liquid engine

Texto completo disponível apenas em PDF.

REFERÊNCIAS

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Recebido: 09 de Junho de 2011; Aceito: 04 de Julho de 2011

*autor para correspondência

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