Acessibilidade / Reportar erro

A dialógica linguagem infantil

Ainda que estudos sobre a aquisição da linguagem pela criança ocorram antes da década de 1960, as pesquisas sobre o tema ganham força mundialmente a partir desse período, impulsionadas pela hipótese inatista de Chomsky: é de 1959CHOMSKY, N. Review of Skinner’s Verbal Behavior. Language, Linguistic Society of America, v.35, n.1, pp.26-58, Jan.-Mar 1959. Disponível em https://chomsky.info/1967____/. Acesso em 03 de novembro, 2020.
https://chomsky.info/1967____/...
sua crítica a Skinner, expressa em Review of Skinner’s Verbal Behavior. Desde então, pipocaram os estudos na área, com base em investigações de diferentes autores, questionando, alterando e ampliando aquelas teorias, sob diferentes perspectivas, com destaque para as obras de Piaget, Vygotsky, Bruner, Tomasello, Pinker, entre outros. Este número de Bakhtiniana é mais um exemplo do diálogo em torno do tema, desta vez, aportando conceitos e noções sobre linguagem elaborados por Mikhail Bakhtin e o Círculo à investigação do desenvolvimento linguístico da criança.

Num campo em que os estudos são, como sabemos, controversos, as experientes pesquisadoras Alessandra Del Ré (UNESP - Araraquara/SP - Brasil) e Anne Salazar Orwig (Université Sorbonne Nouvelle - Paris - France), como editoras ad hoc, propõem os oito artigos deste número como um modo de divulgar diálogos que, ademais, colocaram em interação o pensamento bakhtiniano, as contribuições de Frédéric François (1935-2020) - cuja vasta bibliografia sobre o tema se encontra no Editorial e em vários dos artigos -, pesquisadores franceses, suíços e brasileiros. Dessa forma, Bakhtiniana 16.1 passa a constituir-se um momento importante na trajetória desse campo de investigação.

A apresentação do número e algumas das posições epistemológicas assumidas pelos autores encontram-se no Editorial redigido por Del Ré e Salazar Orwig, assim como a breve caracterização de cada artigo que constitui o volume. Como sempre, as possibilidades dialógicas oferecidas nos diferentes textos são inúmeras, podendo enriquecer amplamente a área dos estudos de aquisição da linguagem. São 8 artigos, redigidos por 15 autores, representantes de 08 universidades e diferentes institutos: no Brasil, UNESP, UFRGS, UFAL; no exterior, Université Sorbonne Nouvelle, Centre National de la Recherche Scientifique, Université de Neuchâtel, Université de Lille 3, Université de Rouen Normandie. Convidamos, pois, os leitores a saborear e incluir em suas pesquisas esse conjunto que, mais uma vez, dá ao periódico Bakhtiniana a oportunidade de participar ativamente da vida cultural e acadêmica brasileira e internacional

As várias submissões, assim como sua rigorosa seleção, realizada por competentes e colaborativos pareceristas do Conselho e também ad hoc, permitiram chegar a este excelente resultado: Bakhtiniana mantém-se firme no compromisso de sempre criar possibilidades dialógicas entre a pesquisa ligada aos estudos da linguagem. Nesse sentido, agradecemos, mais uma vez, o inestimável e constante apoio, auxílio e reconhecimento do MCTI/CNPq/Chamada CNPq Nº 19/2019 - Programa Editorial, Proc. 441854/2019-2, e da PUC-SP, por meio do Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq)/Publicação de Periódicos (PubPer-PUCSP) - 2020, Solicitação 14663.

  • Este número é dedicado à Olívia, cujos balbucios alegremente acompanharam nosso trabalho de editoras.

REFERÊNCIAS

  • CHOMSKY, N. Review of Skinner’s Verbal Behavior. Language, Linguistic Society of America, v.35, n.1, pp.26-58, Jan.-Mar 1959. Disponível em https://chomsky.info/1967____/ Acesso em 03 de novembro, 2020.
    » https://chomsky.info/1967____/

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Mar 2021
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com