Acessibilidade / Reportar erro

A neutralização das discriminações por meio da educação da criança

The discrimination neutralization through children education

Resumos

Discorre brevemente, a partir de pesquisa bibliográfica e etnográfica, sobre as ações afirmativas implantadas no Brasil a partir dos anos 90 e discute os diversos olhares que as perpassam, com o objetivo de apontar, com auxílio das teorias culturais, caminhos para a promoção da inclusão e da justiça que ultrapassem a teoria e conduzam à prática, mediante a educação da criança desde a primeira infância.

educação; inclusão; ações afirmativas


The present article argues from bibliographic and ethnographic research, shortly, about the affirmative actions implanted in Brazil from years on 90 and argue the several looks that pass by them, with the goal of pointing, with help from cultural theories, ways for the promotion of the inclusion and justice that will go besides the theory and lead the practice through the child's education since the first childhood.

education; inclusion; affirmative actions


  • BERNARDINO, Joaze. Levando a raça a sério: ação afirmativa e correto reconhecimento. In: BERNARDINO, Joaze; GALDINO, Daniela (Orgs.). Levando a raça a sério: ação afirmativa e universidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
  • BRASIL. Senado. Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Projeto de lei nº 13: relatório. Relator Lúcio Alcântara. 25 jun. 1997.
  • DELGADO, Richard; STEFANCIC, Jean. Introduction. In: DELGADO, R.; STEFANCIC, J. (Org.). Critical race theory: the cutting edge. Philadelphia: Temple University Press, 1997.
  • DWORKIN, Ronald. O império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • ECO, Umberto. Trattato di semiótica generale Milan: Bompiani, 1975. [English version: A Theory of Semiotics Bloomington: Indiana UP, 1976]
  • GIROUX, H. A. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artemed. 1999.
  • GOLDSTEIN, Tara. 'I'm Not White': anti-racist teacher education for white early childhood educators. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 2, n. 1, p. 3-13, 2001. Disponível em: <http://www.wwwords.co.uk/rss/abstract.asp?j=ciec&aid=1534 >
  • GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social – a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
  • GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil São Paulo: Editora 34, 1999.
  • LEE, E. Displacement and discrimination: a double burden for workers of colour. TESL Talk, v. 21, p. 102-117, 1993.
  • _______. Letters to Marcia: a guide to antiracist education. Toronto: Cross-Cultural Communication Centre. 1985.
  • LEE, E.; MENKART, D.; OKAZAWA-REY, M. (Eds.). Beyond heroes and holidays: a practical guide to K-12 anti-racist, multicultural education and staff development. Washington, DC: Network of Educators on the Americas, 1999. [Available from NECA, PO Box 73038, Washington DC, USA 20056-3038; e-mail: necadc@aol.com]
  • MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1999.
  • MCINTOSH, P. White privilege: unpacking the invisible knapsack. In: LEE, E.; MENKART, D.; OKAZAWA-REY, M. (Eds.). Beyond heroes and holidays: a practical guide to K-12 anti-racist, multicultural education and staff development. Washington, DC: Network of Educators on the Americas, 1999 [1988]. p. 79-82.
  • MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. In: SILVA, Petronilha B. G. e; SILVÉRIO, Valter R. (Orgs.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=5216 >
  • _______. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: RJ: Vozes, 1999.
  • _______. O anti-racismo no Brasil. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: Edusp, 1996. p. 79-111.
  • OLSON, R. A. White privilege in schools. In: LEE, E.; MENKART, D.; OKAZAWA-REY, M. (Ed.). Beyond heroes and holidays: a practical guide to K-12 antiracist, multicultural education and staff development. Washington, D.C.: Network of Educators on the Americas, 1999. p. 83-84.
  • SLEETER, C. Teaching whites about racism. In: LEE, E.; MENKART, D.; OKAZAWA-REY, M. (Eds.). Beyond heroes and holidays: a practical guide to K-12 antiracist, multicultural education and staff development. Washington, DC: Network of Educators on the Americas, [1996] 1999. p. 36-44.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    19 Abr 2011
  • Aceito
    18 Abr 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br