Acessibilidade / Reportar erro

O impacto do Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo no acesso de estudantes de escola pública ao ensino superior público gratuito

The impact of the Social Inclusion Program of the University of São Paulo on the access of public school students to free public higher education

Resumos

Analisa o impacto do Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo (Inclusp) no acesso de estudantes de escola pública ao ensino superior público gratuito. Os dados foram coletados priorizando-se informações sobre renda, cor e outros aspectos de interesse relacionados aos candidatos oriundos de escola pública, em diferentes etapas do vestibular. Como resultado, foi observada a contribuição significativa do sistema de pontuação acrescida para o ingresso de estudantes de escola pública nos cursos de graduação da USP. Todavia, a contínua e intensa diminuição do percentual desses estudantes no vestibular tem contribuído para a diminuição do impacto das políticas de inclusão social implementadas, indicando a necessidade de maior aproximação entre a Universidade e as escolas públicas, bem como a ampliação das ações de inclusão social em desenvolvimento, visando reverter essa tendência.

inclusão social; acesso à educação superior; Universidade de São Paulo


The impact of the Social Inclusion Program of the University of São Paulo on the access of public school students to free public higher education was analyzed. The data were collected, prioritizing information about income, race and other aspects of interest related to public schools students in various stages of the vestibular. As a result, a significant contribution of the added scoring system for the inclusion of students from public schools was observed. However, the continuous and intense decrease in the percentage of public school students in the vestibular has contributed to the decrease the impact of social inclusion policies implemented, indicating the need for a more effective approximation between university and public schools, as well as the expansion of the social inclusion actions in development in order to revert this trend.

social inclusion; access to higher education; University of Sao Paulo


  • COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.
  • EZCURRA, Ana María. Diagnóstico preliminar de las dificultades de los alumnos de primer ingreso a la educación superior. Perfiles Educativos, v. 27, n. 107, p. 118-133, 2005. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=13210706>. Acesso em: 16 jan. 2011.
  • _________. Los estudiantes de nuevo ingreso: democratización y responsabilidad de las instituciones universitarias. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009. p. 91-128. Disponível em: <http://www.prg.usp.br/site/images/stories/arquivos/ana_maria_scurra_caderno_2.pdf>
  • GUIMARÃES, Antonio Sérgio A. Contexto histórico-ideológico do desenvolvimento das ações afirmativas no Brasil. Comunicação ao Seminário Internacional "Ações afirmativas nas políticas educacionais brasileiras: o contexto pós-Durban", 2005. Disponível em <http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/>. Acesso em: 13 out. 2007.
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). 2005. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2005/sintesepnad2005.pdf>
  • LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
  • MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15559>
  • OLIVEIRA, Romualdo Portela; SOUSA, Sandra Maria Zákia (coord.). Acompanhamento da trajetória escolar dos alunos da Universidade de São Paulo: ingressantes de 1995 a 1998. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação da USP, 2004.
  • PIMENTA, Selma G.; ALMEIDA, Maria Isabel de; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos (Orgs.). A graduação na Universidade de São Paulo: análise de uma gestão (2006 – 2009). São Paulo: Pró-reitoria de Graduação da USP, 2010. CD ROM Disponível em: <http://www5.usp.br/>
  • PINTO, José Marcelino de Rezende. O acesso à educação superior no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 727-756, out. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v25n88/a05v2588.pdf>

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    25 Abr 2011
  • Aceito
    18 Abr 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br