Acessibilidade / Reportar erro

Anísio Teixeira e a Psicologia: o valor da mensuração

Anísio Teixeira and Psychology: the value of measurement

Resumos

Analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos anos 1920 e 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da mensuração para a renovação educacional no Brasil. Considerando que o pensamento e as práticas de Teixeira devem ser compreendidos no contexto em que se desenvolveram, apresenta um histórico da inserção dos saberes psicológicos na educação, com especial atenção para a adesão do movimento escolanovista à Psicometria. Conclui que, ao defender o uso da mensuração, Teixeira se manteve fiel à meta da Escola Nova que exigia diagnosticar cientificamente o universo escolar, o que se fazia necessário para responder à crescente demanda por escolarização e às deficiências das instituições de ensino brasileiras.

história da educação brasileira; Escola Nova; Anísio Teixeira; Psicologia; Psicometria


This article analyzes the ideas and the work of Anísio Teixeira in the 1920s and 1930s, focusing on his views about the value of measurement for educational reform in Brazil. Considering that the thinking and practices of Teixeira should be understood in the context in which it was developed, the study presents the history of the presence of psychological knowledge in education, with special attention to the entrance of the Psychometrics in the New School movement. The paper concludes that, by defending the use of measurement, Teixeira has remained true to the goal of the New School that required to diagnoses scientifically the school universe, which was necessary to respond to the growing demand for schooling and the educational disabilities of the Brazilian educational institutions.

History of Brazilian Education; New School; Anísio Teixeira; Psychology; Psychometrics


  • ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 4. ed. São Paulo: Unimarco, Educa, 2005.
  • BARREIRA, Luiz Carlos. Escola e formação da mentalidade do desenvolvimento no discurso político-pedagógico de Anísio Teixeira. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; MENEZES, Maria Cristina (Org.). Anísio Teixeira, 1900-2000: provocações em educação. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2000.
  • BONFIM, Elizabeth de Melo. Contribuições para a história da Psicologia no Brasil In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; ROCHA, Marisa Lopes; MANCEBO, Deise (Org.). Psicologia social: relatos na América Latina. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
  • BROZEK, Josef S.; GUERRA, Erlani I. Que fazem os historiógrafos? Uma leitura de Josef Brozek . In: CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). História da Psicologia. São Paulo: Educ, 1996. p. 11-27. (Coletâneas da ANPEPP, n. 15).
  • CAMPOS, Regina Helena Freitas. História da Psicologia e História da Educação – conexões. In: VEIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thaís Nívia de Lima (Org.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas. A escola e a república São Paulo: Brasiliense, 1989.
  • CUNHA, Marcus Vinicius. A dupla natureza da Escola Nova: Psicologia e Ciências Sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 88, p. 64-71, fev. 1994.
  • CUNHA, Marcus Vinicius. A educação dos educadores: da Escola Nova à escola de hoje. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
  • GONDRA, José G. "Modificar com brandura e prevenir com cautela": racionalidade médica e higienização da infância. In: FREITAS, Marcos Cesar; KUHLMANN Jr, Moisés (Org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
  • GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem Trad. Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • HERSCHMANN, Micael M.; PEREIRA, Carlos A. M. (Org.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
  • LABAREE, David F. Progressivism, schools and schools of education: an American romance. Paedagogica Historica, v. 41, n. 1/2, p. 275-288, fev. 2005.
  • LOURENÇO FILHO, Manuel B. Psicologia educacional. In: KLINEBERG, Otto (Org.). Psicologia moderna São Paulo: Agir, 1953.
  • LOURENÇO FILHO, Manuel B. A Psicologia no Brasil. In: AZEVEDO, Fernando (Org.). As ciências no Brasil São Paulo: Melhoramentos, 1954.
  • LOVISOLO, Hugo. A tradição desafortunada: Anísio Teixeira, velhos textos e ideias atuais In: ALMEIDA, Stela Borges et al. (Org.) Chaves para ler Anísio Teixeira Salvador: UFB, 1990.
  • MASIERO, André Luiz. "Psicologia das raças" e religiosidade no Brasil: uma intersecção histórica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 22, n. 1, mar. 2002.
  • MASSIMI, Marina. História da psicologia no Brasil: da época colonial até 1934. São Paulo: Universitária e Pedagógica, 1990.
  • MONARCHA, Carlos. A Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. São Paulo: Unicamp, 1999.
  • MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho e a organização da Psicologia aplicada à educação São Paulo: 1922-1933. Brasília: Inep, 2001.
  • MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, Escola Nova: ciência e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Unesp, 2009.
  • MOSCA, Gaetano. A doutrina do super-homem e as teorias racistas. In: MOSCA, Gaetano; BOUTHOUL, Gaston. História das doutrinas políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
  • NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.
  • NUNES, Clarice. Historiografia comparada da Escola Nova: algumas questões. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 1, jan./jun. 1998.
  • NUNES, Clarice. Anísio Teixeira: a poesia da ação. São Paulo: Edusf, 2000.
  • NUNES, Clarice. (Des) encantos da modernidade pedagógica. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • PENNA, Antonio Gomes. Sobre a produção científica do laboratório de Psicologia da colônia de psicopatas no Engenho de Dentro. História da Psicologia, Rio de Janeiro, n. 1, p. 81-97, 1985.
  • SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Trad. de Raul de Sá Barbosa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
  • STANCIK, Marco Antonio. Os Jecas do literato e do cientista: movimento eugênico, higienismo e racismo na Primeira República. Publicatio, UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 45-62, 2005.
  • TEIXEIRA, Anísio. A propósito da Escola Única. Revista do Ensino, Salvador, v. 1, n. 3, 1924.
  • TEIXEIRA, Anísio. Manuscrito sobre assuntos educacionais AT pi (TEIXEIRA, A.) 1924/1926 00.00/3, CPDOC/FGV, 1925. Disponível em: http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx Acesso em: jan. 2011.
  • TEIXEIRA, Anísio. Prefácio. In: ALVES, Isaías. Os testes e a reorganização escolar. Salvador: Nova Graphica, 1930.
  • TEIXEIRA, Anísio. Texto sobre o quociente de inteligência (QI) de alunos AT pi (TEIXEIRA, A.) 1918/1930 00.00/2, CPDOC/FGV, 1933. Disponível em: http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx Acesso em: jan. 2011.
  • TEIXEIRA, Anísio. Texto sobre a educação infantil (AT pi TEIXEIRA, A. 1924/1936 00.00/1, CPDOC/FGV), 1935. Disponível em: <http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx>. Acesso em: jan. 2011.
  • TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
  • TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Nacional, 1969.
  • TEIXEIRA, Anísio. Educação para a Democracia: introdução à administração educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
  • TEIXEIRA, Anísio. Aspectos americanos da educação: anotações de viagem aos Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
  • VIANA FILHO, Luís. Anísio Teixeira: a polêmica da educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
  • VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
  • VIDAL, Diana Gonçalves. Ensaios para a construção de uma ciência pedagógica brasileira:  o Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 77, n. 185, p. 239-258, jan./abr. 1996.
  • VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinar do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937). Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 2001.
  • WALGER, Américo Agostinho Rodrigues. Psicometria e educação: a obra de Isaías Alves. Tese de doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2006.
  • WARDE, Mirian Jorge. Estudantes brasileiros no Teachers College da Universidade de Columbia: do aprendizado da comparação. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2., 2002, Natal. Anais: história e memória da educação brasileira. Natal, 2002.
  • XAVIER, Libânia Nacif. O Brasil como laboratório: educação e ciências sociais no Projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais (1950/1960). Bragança Paulista: Universidade São Francisco, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    10 Fev 2012
  • Aceito
    07 Nov 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br