Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de Filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de Gramsci

Teaching philosophy and citizenship: an approach from Gramsci

Resumos

Pretende discutir a relação entre ensino de Filosofia e preparo para a cidadania. Inicialmente, procura-se identificar e problematizar a concepção oficial dessa relação por meio do exame da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Verifica-se nesses documentos a presença de uma concepção liberal de cidadania, entendida como exercício consciente de direitos e deveres e como preparo para o ingresso no mercado de trabalho, em nome da qual se justifica, do ponto de vista oficial, a inclusão obrigatória da Filosofia no currículo. Num segundo momento, busca-se contrapor a esta noção de cidadania uma outra, fundamentada em Antonio Gramsci, para quem uma escola verdadeiramente democrática deve ser capaz de transformar todo cidadão em governante. Finalmente, discutem-se algumas implicações dessa noção gramsciana da cidadania para a prática do ensino da Filosofia.

Antonio Gramsci; filosofia; filosofia e educação; cidadania; cidadania e educação; ensino médio


The present article intends to discuss the relation between teaching Philosophy and preparation for citizenship. Firstly, it is intended to identify and problematize the official notion of this relation by examining the Federal Constitution, the National Education Basis and Guidelines Law (LDB) and the National Curricular Parameters for Secondary Education (PCN). A liberal conception of citizenship is seen in these documents, understood as a conscientious exercise of duties and rights and as preparation for the labour market, which justifies, in an official point of view, the mandatory presence of Philosophy in the curriculum. Secondly, it is seek to counteract this notion of citizenship one another, founded based on Antonio Gramsci, for whom a truly democratic school must be able to transform every citizen into ruler. Finally, we will discuss some applications of this gramscian notion of citizenship in the teaching of Philosophy.

Antonio Gramsci; philosophy; philosophy and education; citizenship; citizenship and education; secondary education


  • ALMEIDA, Edson de Souza. Ensino de filosofia no nível médio: por uma cidadania da praxis. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2011.
  • BARATTA, Giorgio. Escola, filosofia e cidadania no pensamento de Gramsci: exercícios de leitura. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 12 set. 2011.
  • BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 5 set. 2011.
  • BRASIL. Lei n° 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 6 set. 2011.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Conhecimentos de Filosofia. In: _______. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 2006. v. 3, p. 15-42.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Media e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio Brasília, 1999.
  • DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, MEC, 1998.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
  • GRAMSCI, A. Caderno 10 (1932-1935) – A filosofia de Benedetto Croce. In: _______. Cadernos do Cárcere Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001a. v. 1, p. 275-430.
  • GRAMSCI, A. Caderno 11 (1932-1933) – Introdução ao Estudo da Filosofia. In: _______. Cadernos do Cárcere Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001b. v. 1, p. 81-226.
  • GRAMSCI, A. Caderno 7. In: _______. Cadernos do Cárcere Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
  • GRAMSCI, A. Caderno 12 (1932): Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: _______. Cadernos do Cárcere Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. v. 2, p. 13-53.
  • HOUAISS. Dicionário da Língua Portuguesa Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/busca
  • MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Campinas: Alínea, 2008.
  • RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
  • SILVEIRA, R. J. T. A história da filosofia no ensino de Filosofia: considerações a partir de Gramsci. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (Resafe), Brasília, n. 17, p. 89-105, nov. 2011/ abr. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/issue/view/714>
  • SILVEIRA, R. J. T. Filosofia e segurança nacional: o afastamento da Filosofia do currículo do ensino médio no contexto do regime civil-militar pós-1964. In: SILVEIRA, Renê J. T.; GOTO, Roberto (Org.). A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, 2009.
  • SILVEIRA, R. J. T. O afastamento e o retorno da Filosofia ao segundo grau no período pós-64. Pro-Posições, Campinas, v. 5, n. 3, [15], p. 77-91, nov. 1994.
  • SILVEIRA, R. J. T. Teses sobre o ensino de Filosofia no nível médio. In SILVEIRA, Renê J. T.; GOTO, Roberto (Org.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007. p. 77-118.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    09 Nov 2011
  • Aceito
    07 Nov 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br