Acessibilidade / Reportar erro

Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira

Scenes of inclusion: models and interventions in Portuguese and Brazilian experiences

Resumos

Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.

inclusão; alunos com Necessidades Educativas Especiais; intervenção psicopedagógica


We analyze models of inclusion and educational interventions in Brazil and Portugal, as well as their impact on the development of students with special educational needs. We observed and interviewed teachers in their real school contexts, in confrontation with special education prescriptions and laws. In Brazil, we reported Cognition in Motion, research project based on the assumptions of the interactive assessment of SEN students, in a public school in Rio de Janeiro. In Portugal, the work focused on the themes of Early Intervention, Learning Difficulties and Individual Plan Transition, on the Minho region. We observed a significant gap between theoretical models, discourses of inclusion and effectively adopted interventions. Tracking pupils' development made us notice a inseparability between microsocial systems and macrosystemic conditions.

inclusive education; children with special educational needs; interventions models


  • BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
  • CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.
  • COELHO, C. L. Intervenções psicopedagógicas via jogos eletrônicos no cenário da inclusão. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacion, v. 19, n. 2, p. 183-195, 2011.
  • COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004. v. 3: Necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar.
  • CORREIA, L. M. Inclusão e necessidades educativas especiais: um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora, 2008a.
  • CORREIA, L. M. Dificuldades de aprendizagem específicas: contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora, 2008b.
  • CORREIA, L. M.; LAVRADOR, R. A utilidade da CIF em educação: um estudo exploratório. Braga: EE/DPEEE, Universidade do Minho, 2010.
  • CORREIA, L. M.; SERRANO, A. Inclusão e intervenção precoce: para um começo educacional promissor. In: CORREIA, L. M. Inclusão e necessidades educativas especiais: um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora, 2008.
  • DOCKRELL, J.; MCSHANE, J. Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • DUNST, C. J. Rethinking early intervention. Analysis and Intervention in Developmental Disabilities, v. 5, n. 1/2, p. 165-201, 1985.
  • _______. Revisiting "Rethinking early intervention". Topics in Early Childhood Special Education, v. 20, n. 2, p. 95-104, 2000.
  • DUNST, C. J.; TRIVETTE, C. M.; DEAL, A. G. Enabling and empowering families: principles and guidelines for practice. Cambridge, MA: Brookline Books, 1998.
  • DUNST. C. J.; BRUDER, M. B. Family and community activity setting, natural learning enviroments, and children's learning opportunities. Children's Learning Opportunities Report, v. 1, n. 2, 1999.
  • ENUMO, S. Avaliação assistida para crianças com necessidades educacionais especiais: recurso auxiliar na inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 3, p. 335-354, 2004.
  • GLAT, R.; FERNANDES, E. M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão, Revista da Educação Especial, Brasília, v. 1, n. 1, p. 35-39, out. 2005.
  • HAYWOOD, H.; TZURIEL, D. Interactive assessment New York: Springer-Verlag, 1992.
  • HORNBY, G; KIDD, R. Transfer from special to mainstream – ten years later. British Journal of Special Education, v. 28, n. 1, p. 10-17, 2001.
  • KELLNER, D. Globalization and media spectacle: from 9/11 to the Iraq war. Revista Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 1, n. 35, 2008. Acesso em: 1º de maio de 2010. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/view/5361/4880>
  • KRON, M. (Ed.) Early childhood education in inclusive setting: basis, background and Framework of inclusive early education in five European countries. Siegen: Univesrität Siegen, 2008. (ZPE Schriftenreihe Nr 20).
  • MACWILLIAN, R. A. It's only natural… to have early intervention in the environments where it's needed. In: SANDALL, S.; OSTROSKY, M. (Ed.). Young exceptional children Denver, CO: Division for Early Childhood of the Council for Exceptional Children, 2000. v. 2 , p. 17-26.
  • MEISELS, S. J.; ANASTASIOW, N J. The risks of predictions: relationships between etiology, handicapping conditions and developmental outcomes. In: MOORE, S. G.; COOPER, C. R. (Ed.). The young child: reviews of research. Washington, DC: National Association for Education of Young Children, 1982. v. 3, p. 259-280.
  • SERRANO, A. M. Redes sociais de apoio e sua relevância para a intervenção precoce. Porto: Porto Editora, 2008.
  • SERRANO, A. M.; AFONSO, J. L. Educação pré-escolar em contextos inclusivos: reflexões em torno de uma experiência européia Comenius. Inclusão, Revista da Educação Especial, Brasília, n. 10, p. 7-28, 2010.
  • VYGOTSKY, L. A formação social da mente Porte Alegre: Artes Médicas, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    28 Mar 2012
  • Aceito
    07 Nov 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br