Resumos
Tem por finalidade apresentar alguns resultados de pesquisa realizada no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com financiamento da Capes, sobre as aprendizagens e as dificuldades de alunos de 5º ano das redes públicas estadual e municipal de São Paulo em relação ao Sistema de Numeração Decimal (SND). A pesquisa tomou por base os resultados do Saeb das escolas envolvidas e, levando em consideração estudos de teóricos que discutem o ensino do SND, analisou os dados qualitativa e quantitativamente. Entre os resultados, destacam os autores que nosso sistema de escrita numérica apresenta características próprias nem sempre incorporadas pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
sistema de numeração decimal; avaliações externas; anos iniciais do ensino fundamental
This article aims to present some results of research - conducted under the Project Centre of Education, funded by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - on the learning and the difficulties in relation to Numbering System Decimal students of 5th year of public state and municipal São Paulo. The research was based on the results of Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) the schools involved, and taking into account theoretical studies that discuss the teaching of Decimal Numbering System, analyzed the data qualitatively and quantitatively. Among the results, we emphasize that our system of writing numbers, has characteristics that are not always built by students of the early years of elementary school.
Decimal Numbering System; external evaluations; the early years of elementary school
- BOAVIDA, A. M.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.
- BORGES, C.; TARDIF, M. Apresentação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 11-26, abr. 2001.
- BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Matemática: orientações para o professor. Saeb/Prova Brasil, 4ª série/5º ano, ensino fundamental. Brasília: Inep, 2009. 118 p.
- CHAPIN, S. H; JOHNSON, A. Math matters. Sausalito (CA, EUA): Math Solutions Publications, 2006.
- CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
- CURI, E. Projeto Prova Brasil de Matemática: revelações, possibilidades de avanços nos saberes de alunos de 4ª série/5ºano e indicativos para formação de professores. São Paulo, 2010. Aprovado no âmbito do Programa Observatório da Educação. Edital 2010. Apoio Capes. Documento xerocopiado.
- CURI, E. Sistema de Numeração Decimal: uso cotidiano e aprendizagens escolares. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Ciaem), 26 a 30 de junho de 2011, Recife. Anais..., 2011.
- DOLK, M. Arqueologia educativa e congressos matemáticos: potencialidades e desafios. In: BROCARDO, J; SERRAZINA, L.; ROCHA, I. O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar, 2008. p. 55-59. (Coleção Educação, 2).
- FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 49-78.
- FIORENTINI, D; NACARATO, A. M.; PINTO, R. A. Os saberes da experiência docente em Matemática e a formação continuada de professores. Quadrante: Revista Teórica e de Investigação, Lisboa, n. 8, p. 33-60, 1999.
- FREITAS, L. C. et al. Questões de avaliação educacional. Campinas: Komedi, 2003.
- LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C; SAIZ, I. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
- PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: ACTAS do ProfMat 98. Lisboa: APM, 1998. p. 27-44.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
28 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Abr 2013
Histórico
-
Recebido
20 Mar 2012 -
Aceito
07 Nov 2012