Acessibilidade / Reportar erro

Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções

Pathways of a group of research-training: tensions and (re)construction

Resumos

Apresenta reflexões sobre os desafios enfrentados no desenvolvimento de uma pesquisa-formação que investigou professores da educação básica e seus processos de aprendizagem da docência. Examinam-se as tensões e reconstruções da pesquisa e os principais conceitos que balizaram o trabalho do grupo: formação docente, pesquisa-formação, metarreflexão e narrativas de vida. Discutem-se as dificuldades desse tipo de pesquisa e as possibilidades de mudanças paradigmáticas que propiciem um processo de construção de um caminho possível para uma nova escola e um novo professor.

formação docente; pesquisa-formação; narrativas de vida


This article presents reflections about the challenges faced in developing a research-training that investigated teachers of elementary school and their learning processes of teaching. It examines the tensions and reconstruction of research and key concepts that guided the work of the group: teacher training, research training, narratives of life. It discusses the difficulties of such research and the possibilities for paradigmatic changes that facilitate a process of building new paths to a new school and a new teacher.

research; training; life narratives; teacher training


  • ALARCÃO, Isabel. Entrevista com Isabel Alarcão concedida à Maria Lúcia Badejo. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 6, n. 23, p. 20-23, set./out. 2002.
  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • BERTAUX, Daniel. Les récits de vie. Paris: Nathan; Coll. 128, 1997.
  • BOHOSLAVSKY, Rodolfo. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
  • BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
  • BOURDIEU, Pierre. Homo academicus Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
  • CONTRERAS, Jose. A autonomia dos professores São Paulo: Cortez, 2002.
  • CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação [on line], São Paulo. v. 23, n.1-2, jan./dez. 1997.
  • CUNHA, R. C. O. B. Pelas telas, pelas janelas: a coordenação pedagógica e a formação de professores nas escolas. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
  • DOMINICÉ, Pierre. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 345-357, maio/ago. 2006.
  • GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método Petrópolis: Vozes, 1997.
  • GONSALVES, Elisa Pereira. Da ciência e outros saberes: trilhas da investigação científica na pós-modernidade. Campinas, SP: Alínea, 2004.
  • GUEDES-PINTO, Ana Lúcia et al. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.
  • JOSSO, Marie-Christine. Cheminer vers soi Suisse: Ed. l'Age d'Homme, 1991.
  • JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
  • JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, E. C.; MENNA-BARRETO, M. H. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: Edipucrs, 2006.
  • JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.
  • JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, M. da C. (Org.). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 23-50.
  • LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação (uma entrevista de Jorge Larrosa a Alfredo Veiga-Neto). In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 133-164.
  • LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, 2001.
  • MORIN, Edgar. El método IV: Las ideas Madrid: Cátedra, 1992.
  • NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, M. C. (Org.). Experiências de vida e formação São Paulo: Cortez, 2004. p. 11-17.
  • PIAGET, Jean. A tomada de consciência São Paulo: Melhoramentos, Ed. da USP, 1977.
  • PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Teoria do vínculo São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, maio/ago. 2006.
  • PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: Ed. UnB, 1991.
  • ROSA, Maria Inês Petrucchi; RAMOS, Tacita Ansanello. Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, set./dez. 2008.
  • SOUZA, Eliseu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: Uneb, 2006.
  • TARDIF, Maurice. A formação nos estabelecimentos escolares In: ENS, Romilda T.; VOSGERAU, Dilmeire S. R.; BEHRENS, Marilda A.(Org.). Trabalho do professor no espaço escolar. Curitiba: Ed. PUC-PR, 2009.
  • VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    18 Set 2011
  • Aceito
    07 Nov 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br