Acessibilidade / Reportar erro

Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação

The senses apprehension: improving the core of meaning proposal

Resumos

Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.

sentidos; núcleos de significação; Psicologia Sócio-Histórica


This article aims to improve a proposal for analysis of senses present in the speech, already published in 2006, by these same authors. In the first part it has been highlighted the importance of theoretical and methodological framework, in the case of Historical Social Psychology and its implications for the apprehension of the senses. For this we discussed some categories, for example, mediation, historicity, sense and meaning. In the second part we take the proposal already made of the "core of meaning" as a means of apprehending the senses, but in the light of new reflections and theorizing. To illustrate the form of carrying out the analysis, we bring a new example, being that, in this case, it was possible to move forward, both as regards procedures for discursive material analysis and in theorizing essential throughout the process.

senses; core of meaning; Historical Social Psychology


  • AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.
  • AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, v. 26, n. 2, p. 222-246, 2006.
  • AGUIAR, Wanda Maria Junqueira et al. Reflexões sobre sentido e significado. In: BOCK, Ana Mercês B.; GONÇALVES, Maria da Graça M. (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009.
  • DUARTE, Newton. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social. Formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.
  • HELLER, Agnes. Teoria de los sentimientos. Barcelona: Fontana, 1986.
  • KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
  • LEFEBVRE, H. Lógica formal e lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
  • LEITE, Sergio Antônio S. Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
  • LUKÁCS, George. Ontologia do ser social: os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: LECH, 1979.
  • LUKÁCS, George. Estética: categorias básicas de lo estético. Tomo 3. Barcelona: Grijalbo, 1967.
  • MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.
  • OLIVEIRA, B. A. Dialética do singular-particular-universal. In: ENCONTRO DE PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA. Anais do V Encontro... Bauru, SP: Abrapso, 2001. p. 1-24.
  • REY, Fernando Luis González. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson, 2003.
  • REY, Fernando Luis González. La investigación cualitativa en psicologia: rumbos y desafios. São Paulo: Educ, 1999.
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d'Água, 2002.
  • SMOLKA, A. L. B. Sentido e significação – sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de rede de significações. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C. (Org.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  • SOARES, Júlio R. Vivência pedagógica: a produção de sentidos na formação de professores em serviço. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2006. Orientadora: Wanda Maria Junqueira de Aguiar.
  • VIGOTSKI, Lev S. Teoría de las emociones: estúdio histórico-psicológico. Madrid: Akal, 2004.
  • VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • VIGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. v. 1. Madrid: Visor, 1991a.
  • VIGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. v. 3. Madrid: Visor, 1991b.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    17 Ago 2011
  • Aceito
    07 Nov 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br