Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais

Contributions to Provinha Brasil's improvment as a tool for diagnosis of reading in initial series

Resumos

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de habilidades de alfabetização e letramento que, assim como outros instrumentos avaliativos, apresenta limitações e incompletudes que podem prejudicar a abrangência dos resultados encontrados. No intuito de colaborar para o aprimoramento desse instrumento, apresentamos a análise de três aspectos relacionados à concepção e elaboração da Provinha Brasil: a avaliação da competência narrativa dos alfabetizandos, o tratamento da variação linguística e a formação do professor alfabetizador.

Provinha Brasil; competência narrativa; competência sociolinguística; formação docente


Provinha Brasil is a Brazilian diagnostic assessment of literacy skills that is as limited and incomplete as any other evaluation instrument. This fact can make the results less effective. Thus, in order to contribute to the improvement of the test, we present an analysis of three aspects related to the design and development of Provinha Brazil: the evaluation of narrative competence, the treatment of linguistic variation and the formation of literacy teachers.

Provinha Brasil; narrative competence; sociolinguistic competence; teachers formation


  • ALMEIDA, Ayane Nazarela Santos. A competência narrativa na Provinha Brasil: um estudo do desempenho dos estudantes da EMEF Tenisson Ribeiro, Aracaju/SE. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.
  • BAMBERG, Michael. Why young American English-speaking children confuse anger and sadness: a study of Grammar in practice. In: NELSON, Keith E.; AKSU-KOÇ, Ayhan; JOHNSON, Carolyn E. Children's language: developing narrative and discourse competence. New Jersey: LEA, 2001. v. 10, p. 55-72.
  • BARRERA, Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Variação linguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 1, p. 35-46, 2004.
  • BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural das narrativas. In: ______. A aventura semiológica São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 103-152.
  • BERMAN, Ruth A. Setting the narrative scene: how children begin to tell a story. In: NELSON, Keith E.; AKSU-KOÇ, Ayhan; JOHNSON, Carolyn E. Children's language: developing narrative and discourse competence. New Jersey: LEA, 2001. v. 10, p. 1-30.
  • BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança. Scripta, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 201-220, 2006.
  • BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno. Resolução nº 01, de 15 de maio de 2006 Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2013.
  • BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2007. Seção 1, p. 5. Disponível em: <http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=5&data=25/04/2007>. Acesso em: 17 abr. 2013.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provinha Brasil: guia de aplicação, Teste 1. Brasília, 2011a.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provinha Brasil: guia de correção e interpretação de resultados, Teste 1. Brasília, 2011b.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provinha Brasil: reflexões sobre a prática, Teste 1. Brasília, 2011c.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provinha Brasil: guia de aplicação, Teste 2. Brasília, 2011d.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provinha Brasil: guia de correção e interpretação de resultados, Teste 2. Brasília, 2011e.
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provinha Brasil: reflexões sobre a prática, Teste 2. Brasília, 2011f.
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 set. 2011.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª séries 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais>. Acesso em: 10 set. 2011.
  • COAN, M.; FREITAG, R. M. K. Sociolinguística variacionista: pressupostos teórico-metodológicos e propostas de ensino. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 173-194, 2. sem. 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11618/6863>. Acesso em: 8 abr. 2012.
  • CRISTOFOLINI, Carla. Algumas considerações a respeito do letramento na Provinha Brasil. Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 25-35, 2010.
  • CRISTOFOLINI, Carla. Refletindo sobre a Provinha Brasil a partir das dimensões sociocultural, linguística e cognitiva da leitura. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo, v. 56, n. 1, p. 217-247, 2012.
  • DEHEANE, Stanislas. Os neurônios da leitura Porto Alegre: Penso, 2012.
  • ECKERT, Penelope. Ages as a sociolinguistic variable. In: COULMAS, F. (Ed.). The handbook of sociolinguistics Oxford: Blackwell, 1997. p. 151-167. Disponível em: <http://www.blackwellreference.com/subscriber/tocnode?id=g9780631211938_chunk_g97806312119381>
  • ESTEBAN, Maria Teresa. Provinha Brasil: desempenho escolar e discursos normativos sobre a infância. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 9, p. 47-56, maio/ago. 2009.
  • FREITAG, Raquel Meister Ko. Entre norma e uso, fala e escrita: contribuições da sociolinguística à alfabetização. Nucleus, Ituverava, v. 8, n. 1, abr. 2011.
  • FREITAG, Raquel Meister Ko. Sociolinguística na alfabetização: entre a teoria e a prática. Olhar de professor, Ponta Grossa. [No prelo]
  • GATTI, Bernardete A.; NUNES, Marina M. R. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009.
  • HEILMANN, J. et al. Properties of the narrative scoring scheme using narrative retells in young school-age children. American Journal of Speech-Language Pathology, v. 19, p. 154-166, May 2010.
  • HYMES, Dell. On competence communicative. In: PRIDE, J.; HOLMES, J. Sociolinguistics Harmondsworth: Penguin Books, 1972. p. 267-293.
  • KADERAVEK, J. N.; SULZBY, E. Narrative production by children with and without specific language impairment oral narratives and emergent readings. Journal of Speech Language and Hearing Research, v. 43, n. 1, p. 34-49, Feb. 2000.
  • LABOV, William; WALETZKY, Joshua. Narrative analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (Org.). Essays on the verbal and visual arts Seattle: University of Washingtons Press, 1967. p. 12-44.
  • MACIEL, Francisca Izabel Pereira; BAPTISTA, Mônica Correia; MONTEIRO, Sara Mourão (Org.). A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Belo Horizonte: UFMG/FaE/Ceale, 2009. Disponível em: <http://www.fcee.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=30&Itemid=91>
  • MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão Parábola Editorial: São Paulo, 2008.
  • MORAES, José. A arte de ler São Paulo: Unesp, 1996.
  • MORAIS, Artur Gomes de; LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Provinha Brasil: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Recife, v. 25, n. 2, p. 301-320, maio/ago. 2009.
  • NELSON, Keith E.; AKSU-KOÇ, Ayhan; JOHNSON, Carolyn E. Children's language: developing narrative and discourse competence. New Jersey: LEA, 2001. v. 10.
  • OLIVEIRA, João Batista Araújo e. Alfabetização de crianças e adultos: novos parâmetros. Belo Horizonte: Alfa Educativa, 2004.
  • ROSÁRIO, Mônica Maria Soares. Avaliação de políticas públicas para a alfabetização: formação do professor alfabetizador, concepção e aplicação da Provinha Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.
  • SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil São Paulo: Contexto, 2003.
  • SOUSA, Maurício de. Almanaque do Chico Bento Rio de Janeiro: Panini Comics, 2011. n. 26.
  • VENEZIANO, Edy. Interactional processes in the origins of the explaining capacity. In: NELSON, Keith E.; AKSU-KOÇ Ayhan; JOHNSON, Carolyn E. Children's language: developing narrative and discourse competence. New Jersey: LEA, 2001. v. 10, p. 113-141.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    01 Set 2012
  • Aceito
    01 Mar 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br