Acessibilidade / Reportar erro

Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal

Practices and reflections of teachers in longitudinal research

Resumos

Analisa práticas e reflexões de professoras que participam de um grupo colaborativo no âmbito do Projeto Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destaca a constituição do grupo, as ações desenvolvidas, as reflexões das professoras e as considerações que permitem avançar nos processos de ensino de Matemática e formação de professores. Examina cadernos de registros das professoras, atas de memória do grupo e depoimentos e apresenta a análise desse conteúdo, pela perspectiva de Bardin. Conclui ter havido avanços significativos nas práticas, pois o trabalho em grupo favoreceu o processo reflexivo das professoras sobre sua prática e seu desenvolvimento profissional, embora ainda existam fragilidades em algumas reflexões.

prática pedagógica; desenvolvimento profissional; grupo colaborativo


This article aims to analyze practices and reflections of teachers who takes part in a collaborative group within the Centre for Education Project, financed by the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (Capes). Also shows group formation; actions taken; teachers' reflections and considerations, which allow an advance of math teaching process and teacher training. In addition, there is an analysis of the teachers' records, group's minutes of memory, statements and analysis of content, from Bardin's perspective. We conclude that there have been significant advances in practices, because the team work facilitated the process of reflection on their practice and professional development, although there are still weaknesses in some reflections.

teaching practice; professional development; collaborative group


  • BARDIN, L. Análise de conteúdo 4. ed. Lisboa: Ed. 70, 2007.
  • BOAVIDA, A. M.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros curriculares nacionais: matemática (ensino de primeira a quarta série). Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • CURI, E. A matemática e os professores polivalentes São Paulo: Musa, 2005.
  • CURI, E. Projeto Prova Brasil de Matemática: revelações possibilidades de avanços nos saberes de alunos de 4ª série/5ºano e indicativos para formação de professores. Projeto de pesquisa aprovado no âmbito do edital de 2010 do Programa Observatório da Educação da Capes. São Paulo, 2010. [Não publicado]
  • CURI, E. Sistema de numeração decimal: uso cotidiano e aprendizagens escolares. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CIAEM), 13., 2011, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
  • CURI, E.; SANTOS, C. A. B. A compreensão dos resultados da prova Brasil de matemática para o 5º ano do ensino fundamental e implicações para sala de aula: a contribuição de um grupo colaborativo. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SIEM), 22., Lisboa. Actas.. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2011a.
  • CURI, E.; SANTOS, C. A. B. Contribuições de avaliações externas à prática pedagógica do professor que ensina matemática para crianças de 6 a 10 anos no que se refere ao sistema de numeração decimal. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (ProfMat), 2011, Lisboa. Actas.. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2011b.
  • CURI, E.; SANTOS, C. A. B.; RABELO, M. M. Aprendizagens e dificuldades de alunos de 5º ano com relação ao sistema de numeração decimal. Educação Matemática em Revista, Canoas, RS, [no prelo]
  • FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-76.
  • FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.
  • FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa, 2005.
  • FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; PINTO, R. A. Saberes da experiência docente em matemática e educação continuada. Quadrante: Revista Teórica e de Investigação, Lisboa, Portugal, v. 8, p. 33-60, 1999.
  • LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C; SAIZ, I. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
  • PARRA, C.; SAIZ, I. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
  • PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M. et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante: Revista Teórica e de Investigação, Lisboa, v. 15, n. 1-2, p. 193-219, 2006.
  • PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: ENCONTRO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (ProfMat), 1998, Lisboa: APM, 1998. p. 27-44.
  • PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional Lisboa: APM, 2002. p. 5-28.
  • RABELO, M. H. M. Questões envolvendo o sistema de numeração decimal: revelações da Prova Brasil e de alunos da rede pública. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2012.
  • RABELO, M. H. M.; CURI, E. Contribuições da Prova Brasil à pratica pedagógica do professor que ensina matemática para crianças de 6 a 10 anos no que se refere ao sistema de numeração decimal. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2011, São Paulo. Anais.. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2011.
  • SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
  • SANTOS, C. A. B.; PEREIRA, J. F. F. Análise das respostas de professores ao questionário do SAEB/Prova Brasil. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CIAEM), 13., 2011, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
  • SARAIVA, M.; PONTE, J. P. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática Quadrante, Lisboa, v. 12, n. 2, p. 25-52, 2003.
  • SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
  • SILVA, S. D. Formação continuada na HTPC: refletindo sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2009.
  • SILVA, S. D. Formação continuada: o uso da calculadora e o sistema de numeração decimal. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA, 2010, Campinas. Anais.. Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2010.
  • TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
  • TARDIF, M.; BORGES, C. Apresentação do dossiê "Os saberes dos docentes e sua formação". Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, abr. 2001.
  • VECE, J. P.; SILVA, S. D.; CURI, E. Investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a partir de questões do Saeb/Prova Brasil. In: SEMINÁRIO PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA, 2011, São Paulo. Revelações e possibilidades de avanços nos saberes de alunos de 4ª série/5º ano e indicativos para formação de professores São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2011. [Não publicado]

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    29 Ago 2012
  • Aceito
    01 Mar 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br