Resumos
A crítica aos currículos fragmentados em disciplinas tem sido recorrente em inúmeras publicações nacionais. A dificuldade para a implantação de currículos não disciplinares nos cursos de ensino superior em universidades estabelecidas há décadas esbarra, principalmente, nas relações de poder dentro das universidades. O setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz parte do plano de expansão das instituições brasileiras de ensino superior e, assim, marcou seu início com o desafio de fazer diferente, ou seja, atuar com currículos não disciplinares. Nesse sentido, apresentamos detalhadamente o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências construído ao longo dos quatro anos de sua existência.
currículo; desenvolvimento regional; ensino superior
The criticism that the undergraduate curriculum is fragmented is a recurring theme on several Brazilian publications. The difficulty for the implementation of non-disciplinary curriculum in universities touches on power relations. The Federal University of Paraná (UFPR) - coastal zone is part of the expansion of Brazilian higher education institutions and has significantly affected its beginning with the challenge of not using non-disciplinary curriculum. Therefore, we present the details of the political pedagogical project of the Degree in Sciences developed over the years.
curriculum; regional development; high education
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
01 Jul 2015 -
Data do Fascículo
Ago 2013
Histórico
-
Recebido
06 Set 2011 -
Aceito
04 Mar 2013