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Classes multisseriadas no Acre

Multiseriate classroms in Acre

Resumos

Analisa o ensino multisseriado de uma escola localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, onde as aulas do 1º ao 5º ano são ofertadas numa mesma sala. Realizamos entrevistas, observações in loco e análise documental para verificar se a disposição da sala de aula, em fila por série, prejudica a aprendizagem e para identificar as dificuldades dos alunos no ensino multisseriado. Refletimos sobre a educação rural, o ensino multisseriado e a mediação docente para trabalhar conceitos e conteúdos diversos desde a alfabetização até o 5º ano do ensino fundamental, na perspectiva histórica e cultural. Concluímos que existem possibilidades de aprendizagem nos modelos multisseriados de ensino, mas há lacunas, apesar de o professor se desdobrar para ensinar e produzir conhecimento nas salas multisseriadas.

escola multisseriada; formação de professores; mediação


The aim of this paper is to analyze the multigrade teaching in a school located in Cruzeiro do Sul, rural area, in the state of Acre, where classes from first to fifth grade of elementary school are offered in the same room. Interviews, spot observations and documentary analysis were conducted in order to verify if the seating plan of the classroom, lined up by grade, affect learning and identify the difficulties of the students in multigrade teaching. We speculated about rural education, multigrade teaching and teachers' mediation to work different concepts and content from literacy to fifth year of elementary school, in historical and cultural perspective. We conclude that there is learning in multigrade models of teaching, but it produces gaps, despite teachers' strive to fulfill their role as educators and to develop knowledge in multigrade classrooms.

school multigrade; teacher educations; mediation


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    20 Jul 2011
  • Aceito
    01 Mar 2013
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