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Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica

Policies of didactic material in Brazil: organization of procedures for selection of textbooks in basic education public schools

Resumos

Apresenta os resultados de estudo sobre os processos de escolha de livros didáticos (LD), no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mediante o qual buscamos responder a seguinte questão: Como escolas de educação básica (EEB) organizam e desenvolvem ações para a escolha de LD? Para a coleta de informações, realizamos entrevistas com membros das equipes gestoras de 15 EEB. Pelas análises das entrevistas realizadas, podemos afirmar que: 1) a organização do processo de escolha de LD nas EEB foi desencadeada muito mais por ações desenvolvidas pelas editoras do que propriamente por orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 2) no processo de escolha de LD, é bastante comum a realização de encontros breves durante o intervalo das aulas, no qual os professores costumam tomar suas decisões acerca da seleção dos livros; 3) as ações desenvolvidas nas EEB mobilizam todos os professores, mediante a realização de, ao menos, uma reunião, mas essas ações restringem-se à tarefa de escolha dos LD em cada área disciplinar, não havendo discussões mais amplas acerca das finalidades próprias do ensino médio, nem acerca do papel dos LD para tanto.

livro didático; Programa Nacional do Livro Didático; instituições de educação básica; ensino médio


This article presents the results of a study on the process of choosing textbooks (LD), within the Brazilian National Textbook Program (PNLD), in order to answer the following question: How do Basic Education Schools (EEB) organize and develop actions to choose LD? To collect information, we interviewed members of the management team from 15 EEB. By analyzing the interviews, we can say that: (1) The organization of the process for choosing LD in EEB was triggered by publishers actions, rather than the FNDE guidelines; (2) in the process of choosing LD is quite common for the teachers to have short meetings during the break between classes, so that they can make decisions about the choice of LD; (3) the actions developed in EEB mobilize all teachers in at least one meeting, but these actions are restricted to the task of choosing the LD for each subject area, with no further discussions about the specific aims of high school, or the role of LD.

textbooks; Brazilian National Textbook Program; basic education schools; high school


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    03 Set 2012
  • Aceito
    01 Maio 2013
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