Acessibilidade / Reportar erro

Currículos de formação de professores de língua portuguesa: instituições autônomas e o poder de sua história

Portuguese teachers education curricula: autonomous institutions and the power of their histories

Resumos

Baseia-se em uma pesquisa interinstitucional que focaliza o âmbito mais amplo em que são formuladas e implementadas as políticas de formação de professores no Estado de São Paulo. Tem por objetivo contribuir para a elucidação das forças presentes em movimentos de reforma curricular nos cursos de licenciatura, cotejando dados e aspectos socioculturais e institucionais circundantes. A análise incide sobre projetos pedagógicos de dois cursos de Letras de duas universidades públicas paulistas. Essas instituições desenvolveram, nos últimos anos, projetos ou ações de formação de professores para a escola básica, e é nesse contexto que se inserem os projetos pedagógicos analisados, que são tomados como exemplos de caminhos diferenciados que as universidades traçam, influenciadas pela história de cada instituição. O procedimento de pesquisa adotado foi a análise documental e o conceito de currículo em processo orientou as reflexões desenvolvidas. Reafirma-se, como em outros estudos, que a necessária integração entre saberes pedagógicos e saberes provenientes da área de referência continua sendo tarefa difícil, que as circunstâncias na criação dos cursos e a formação superposta deixou suas marcas nas instituições e que as tentativas para superá-la constituem exemplos esparsos e não modelos generalizados, o que ressalta a relevância da continuidade das pesquisas sobre o currículo dos cursos de licenciatura.

formação de professores; currículo; educação superior


The article is based on an inter-institutional research that focuses on the broader context in which policies for teacher education are formulated and implemented in the São Paulo state. Also, it aims to contribute to the elucidation of the present forces in movements of curricular reform in undergraduate courses, collating data and socio-cultural and institutional surrounding aspects. The analysis focuses on the educational projects of two Language courses of two public universities in São Paulo. These institutions have, in recent years, developed projects or actions of teacher training for basic school, and, it is in this context that the pedagogical projects are analyzed, that is, they are taken as examples of differentiated paths that universities create, influenced by their history. The research procedure adopted was based on document analysis; besides, the concept of curriculum in process also oriented the developed reflections. As in other studies, the paper reasserts that the necessary integration between pedagogical knowledge and knowledge from areas of reference remains difficult. Also, that the existing circumstances in the creation of courses and the superimposed training left their marks on the institutions, and attempts to overcome them are sparse and do not represent generalized models. That emphasizes the importance of the continuation of research about the curriculum of undergraduate courses.

teacher training; curriculum; higher education


  • BONTEMPI JR., Bruno. Em defesa de legítimos interesses: o ensino secundário no discurso educacional de O Estado de S. Paulo 1946-1957.  Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 12, p. 121-158, jul./dez. 2006.
  • CARVALHO, José S. O discurso pedagógico das diretrizes curriculares: competência crítica e interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa, n. 112, p. 155-165, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/n112/16106.pdf>
  • CASTRO, Rosane M. de. A produção acadêmica sobre os Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo (1951-1964). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 12, p. 159-191, jul./dez. 2006.
  • EVANGELISTA, Olinda. A formação universitária do professor: Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (1934-1938). Florianópolis: NUP: Cidade Futura, 2002.
  • FÉTIZON, Beatriz A. de Moura. Faculdade de Educação: antecedentes e origens. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 22, p. 365-374, set./dez. 1994.
  • FÉTIZON, Beatriz A. de Moura. A Universidade e sua alma endemoninhada. São Paulo: FEUSP, 2012. 247 p. (Série Estudos & Documentos, v. 45). Disponível em: <http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/estudos-documentos-451.pdf>
  • FREITAS, Helena C. L. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1095-1124, dez. 2003.
  • GIMENO SACRISTÁN, Jose. O que são os conteúdos do ensino?. In: GIMENO SACRISTÁN, J; PÉREZ GÓMEZ, I. Compreender e transformar o ensino Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 149-195.
  • GIMENO SACRISTÁN, José; PÉREZ GÓMEZ, I. Compreender e transformar o ensino Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • GOODSON, Ivor F. A construção social do currículo Lisboa: Educa, 1997.
  • KUENZER, Acácia Z. N. As Políticas de formação: a constituição de identidade do professor sobrante. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 63-188, dez. 1999.
  • LUDKE, Menga. Avaliação institucional: formação de docentes para o ensino fundamental e médio (as licenciaturas). Cadernos CRUB, Brasília, DF, p. 5-95, 1994.
  • LUDKE, Menga. O lugar do estágio na formação de professores. Educação em Perspectiva, Minas Gerais, v. 4, n. 1, p. 111-131, 2013.
  • LUDKE, Menga; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.
  • LUDKE, Menga; MOREIRA, Antônio F. B.; CUNHA, Maria I. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 278-298, 1999.
  • MARQUES, C. A.; PEREIRA, J. E. D. Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n. 78, p.171-183, abr. 2002.
  • MAUÉS, O. C. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.118, p. 89-117, 2003.
  • OLIVEIRA, M. B. F. Revisitando a formação de professores de língua materna: teoria, prática e construção de identidades. Revista Linguagem em (dis)curso, v. 6, n. 1, p. 101-117, 2006.
  • PENIN, Sonia T. de S. Pedagogia: área de conhecimento e cursos articulados. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE, 16., 2012. Campinas. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/0062s.pdf>
  • PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125, 1999.
  • PONTE, João P. A Investigação sobre o professor de matemática: problemas e perspectivas. 2000. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/curso_rio_claro.htm >
  • REGO, Teresa C.; MELLO, Guiomar N. La Formación docente en América Latina y el Caribe: en busca de la innovación y efectividad. In: MAESTROS en América Latina: nuevas perspectivas sobre su formación y desempeño. Santiago de Chile: San Marino/PREAL, p. 165-212, 2004.
  • SANTOS, Boaventura S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1996.
  • SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera L. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura no Brasil: da regulamentação aos projetos institucionais. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, p. 15-36, jan./jul. 2013.
  • SHULMAN, R. J. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
  • SILVA, S. R. P. da. A Avaliação da aprendizagem no contexto da organização do ensino por ciclos com progressão continuada: um estudo a respeito de representações de professoras do ciclo I de uma escola municipal. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
  • TANURI, L. M. et al. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances, v. 9, n. 9-10, p. 211-229, jan./dez. 2003.
  • VAIDERGORN, Jose. As seis irmãs: as FFCL do interior paulista. Araraquara: Laboratório Editorial; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    19 Dez 2013
  • Aceito
    28 Jan 2014
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br