Acessibilidade / Reportar erro

Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento

Written formation memorial kept alongside teaching practice: different kinds of learning about alphabetization and literacy

Resumos

Tem como objetivo apresentar a pesquisa acerca das aprendizagens realizadas por uma acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia, descritas em um memorial reflexivo, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Para análise do memorial de formação escrito pela bolsista ao longo de sua atuação no programa, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, da qual emergiram duas diferentes categorias: a) contribuições do Pibid na formação acadêmica; b) efeitos do Pibid na aprendizagem dos alunos atendidos pelo programa na escola de atuação. Conclui-se que a bolsista realizou atividades estratégicas que potencializou sua aprendizagem, como também estimulou a aprendizagem dos alunos da escola envolvidos no programa.

Programa de Iniciação à Docência; memorial; formação


This article aims to present a review about the different kinds of learning achieved by an academic of Pedagogy, described in a reflective memorial kept alongside her participation as an intern of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid - Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation). In order to analyze the formation journal, which was written by the intern throughout the program, the content analysis technique was used. Based on this analysis, two different categories emerged: a) contributions of Pibid to the academic formation; and b) effects of Pibid on the learning of students attending the participating schools of the program. It is possible to conclude that the intern developed strategic activities that potentiated her learning, as well as encouraged the learning of the students involved in the program.

Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (Pibid); memorial; formation


  • AMORIM, I. B; SANTOS, G. A. C; VIRGÍLIO, J. M. O memorial na formação do pedagogo: narrativas de um processo dialógico. Disponível em: <http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2012_2/8_MEMORIAL_FORMACAO_PEDAGOGO_Geisa_105_118.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2013.
  • ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2003, p. 96.
  • BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
  • BORSSOI, B. L. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; SEMANA DA PEDAGOGIA, 20., 2008, Cascavel. Anais...Cascavel: Unioeste, 2008. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2028.pdf> Acesso em: 10 maio 2013.
  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid> Acesso em: 23 abr. 2013.
  • BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID: Edital n. 02/2009. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/prograd/programas/pibid-selecao-2010/edital-capes-deb-no-02-2009-2013-pibid-orientar-as-instituicoes-interessadas-a-apresentarem-propostas-para-a-selecao-de-projetos-com-vistas-a-concessao-de-bolsas-de-estimulo-a-docencia>. Acesso em: nov. 2013
  • FERREIRO, Emília. Com todas as letras São Paulo: Cortez, 1993.
  • FERREIRO, Emília. Cultura escrita e educação Porto Alegre: ARTMED, 2001.
  • FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
  • FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 1, jan./abr. p. 109-126. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29811337005>. Acesso em: 31 jan. 2014.
  • FREIRE, M. Observação, Registro e reflexão: instrumento metodológico I. 2 ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
  • FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Formação de professores, memórias e narrativas. In: ARAÚJO, Mairce da Silva; MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos (orgs.). Vozes da educação: formação de professores, narrativas, políticas e memórias. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 41-58.
  • GROSSI, Esther P. Prova Ampla Porto Alegre: GEEMPA, 2007.
  • MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2000.
  • MARUNY, L. Curto; MORILLO, M. M; TEIXIDÓ, M. M. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. v. 1, 2. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, 1999.
  • NEMIROVSKY, Myriam. O ensino da linguagem escrita. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço et al. A escrita de memoriais a favor da pesquisa e da formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. (Org.). Histórias de vida e formação de professores Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2008.
  • PASSEGGI, M. C. A formação do formador na abordagem autobiográfica. A experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, E. C. ABRAHÃO, M. H. M. B (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; EDUNEB, 2006, p. 206.
  • SILVA, J. Q. G. O memorial no espaço da formação acadêmica: (re)construção do vivido e da identidade. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 601-624, jul./dez. 2010 Disponí
  • SILVA, Mayra da. Minhas memórias durante o Pibid. In: FRISON, L. M. B.; PORTO. G.C. (Orgs). Diálogo entre a formação inicial e continuada através da escrita e autoformação Pelotas: UFPel, 2013. p. 166-173.
  • SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    13 Set 2013
  • Aceito
    17 Dez 2013
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br