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O currículo de cursos técnicos de lazer no Brasil: um estudo de caso da formação profissional

The curriculum of technical leisure courses in Brazil: a case study of professional training

Resumos

Objetiva diagnosticar e analisar o perfil de formação profissional, por meio do estudo de caso do Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), que oferece curso técnico em lazer. O percurso metodológico combinou pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa documental se baseou na análise de projetos político-pedagógicos da instituição e do curso. Na pesquisa de campo, utilizamos a técnica de entrevista semiestruturada com nove docentes e com o coordenador do curso técnico em lazer. Com base nas análises, percebemos que o Cepa apresenta como objetivo a ideia de formar técnicos em lazer para atenderem a demanda do mercado, no entanto, foi possível observar que a abordagem atribuída a essa área não se restringe ao conceito de "mercadoria a ser consumida". Nesse sentido, identificou-se uma preocupação em produzir e ministrar conhecimentos para além das competências técnicas no intuito de uma formação mais cidadã. O perfil do profissional formado contempla saberes teórico-práticos num viés multidisciplinar, na tentativa de qualificar os discentes para intervirem em diferentes espaços de vivência do lazer.

lazer; formação profissional; ensino técnico; currículo


This research focused on the diagnostic and analysis of the profile of professional training. A case study of the Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), which offers a technical leisure course, was conducted. The methodology used combined bibliographic, documentary and field research. The documentary research was based on the analysis of political pedagogical projects of the institution and its course. Semi-structured interviews with nine teachers and the coordinator of the technical leisure course were carried out in the field research. Based on the analyses, we noticed that Cepa has the idea of training leisure technicians to meet the market demand as a goal; however, it was noticeable that the approach used in leisure is not restricted to the concept of "commodity to be consumed". Consequently, a concern about producing and providing knowledge that goes beyond technical competences was identified in the intent to form students as citizens. The profile of the graduated professional included theoretical and practical knowledge in a multidisciplinary way, as an attempt to qualify students to intervene in different spaces, where leisure can be experienced.

leisure; professional training; technical course; curriculum


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2014

Histórico

  • Aceito
    25 Fev 2014
  • Recebido
    26 Abr 2013
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