Acessibilidade / Reportar erro

O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico

What the researches reveal about the performance of pedagogical coordinators

Resumos

Visa identificar os estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em seus entraves e avanços, fundamentando-se numa revisão de literatura. O levantamento bibliográfico, pautado em um referencial crítico-reflexivo, possibilitou explicitar a tese central de diversas pesquisas realizadas sobre a temática, as quais revelam, com maior ou menor ênfase, dados sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. Os pesquisadores atribuem aos coordenadores a responsabilidade precípua de mediar a formação continuada dos docentes, no entanto, fica patente o envolvimento dos coordenadores em atividades de caráter burocrático e trivial, limitando, assim, o alcance político e pedagógico de seu trabalho. Para a superação dessa realidade, torna-se necessário que professores e coordenadores busquem formação e afirmação como sujeitos competentes técnica e politicamente.

política; coordenador pedagógico; coordenador de área; formação


This article aims to identify studies about the role of pedagogical coordinators, its obstacles and advances, grounded on a literature review. The literature survey, based on a critical-reflexive reference, allowed expliciting the central thesis of several studies conducted about the subject, which reveal, with bigger or smaller emphasis, data about the role of pedagogical coordinators in the school context. The researchers attribute the main responsibility for mediating the continuing education of teachers to the coordinators. However, it is clear that coordinators are mostly involved in bureaucratic and trivial activities, thus limiting the political and pedagogical purview of their work. To overcome this reality, it is necessary that teachers and coordinators seek training and affirmation as technically and politically competent subjects.

politics; pedagogical coordinator; area coordinator; education


  • ALVES, C. N. O sentido dos argumentos para a formação de coordenadores pedagógicos: caminhos para a aproximação entre teoria e prática. 2007. 305 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007a. Disponível em: <http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/cristina_nacif_alves.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2011.
  • ALVES, N. N. de L. Coordenação pedagógica na educação infantil: trabalho e identidade de profissional na rede municipal de ensino de Goiânia. 2007. 290 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007b. Disponível em: <http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=57>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • ANTUNES, M. E. G. A coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadores 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. Disponível em: <http://tede.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=210>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • ARAÚJO, I. A. de. Educação continuada na escola: traços, trilhas e rumos da coordenação pedagógica. 2000. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2000. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200019953001010001P0>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • ARAÚJO, S. C. L. G. de. Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia. 2007. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/HJPB-7CLGWM/1/ser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • BATISTA, A. C. A mediação do diálogo e da reflexão na prática do supervisor pedagógico no município de Jardim de Piranhas/RN 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. Disponível em: <ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/AlineCB.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • BERTUMES, I. E. B. A coordenação e os delineamentos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, desde sua criação 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www4.uninove.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=213>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • CALDERARO, L. H. A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do Projeto Hora da Leitura 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2007. Disponível em: <http://www.unitau.br/cursos/pos-graduacao/mestrado/linguistica-aplicada/dissertacoes-2/dissertacoes-2007/Dissertacao%202005-2007%20Lucia%20Helena%20Calderaro.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • CASSALETE, M. S. A atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldades. 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp150426.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • CASEIRO, L. de L. A atuação do professor coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional dos docentes 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. Disponível em: <http://tede.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=65>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • CASTOLDI, T. T. O saber e o fazer do supervisor educacional: críticas e redimensionamentos à luz das mudanças teórico-práticas da educação. 2001. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, 2001. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20019842024013002P4>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • CHRISTOV. L. H. da S. Sabedorias do coordenador pedagógico: enredos do interpessoal e de (con)ciências na escola. 2001. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200128233005010002P5>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • CUNHA, R. C. O. B. Pelas telas, pelas janelas: a coordenação pedagógica e a formação de professores nas escolas. 2006. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: <http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000392543>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • CUSINATO, M. N. C. O novo perfil do supervisor de ensino: um ideal a atingir. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bar/33004030079P2/2007/cusinato_mnc_me_arafcl.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • DUARTE, R. de C. O professor coordenador das escolas públicas estaduais paulistas: análise das condições de trabalho e a construção do projeto político-pedagógico. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp047554.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • FERNANDES, M. J. da S. Problematizando o trabalho do professor coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistas. 2004. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2004. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200414333004030079P2>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • FERNANDES, R. C. de A. Educação continuada, trabalho docente e coordenação pedagógica: uma teia tecida por professoras e coordenadoras. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: <http://biblioteca.fe.unb.br/pdfs/2008-02-111714rosanacesardearrudafernandes.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2011.
  • FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Relatório: o coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. [São Paulo]: FVC, 2011. Disponível em: <http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2010/pdf/Relat%C3%B3rio%20Final%20Coordenadores%20Pedagogicos%20_%20at.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2014.
  • GARCIA, M. Formação continuada para coordenadores pedagógicos: e a escola, como fica? 2008. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp075395.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • GODOY, C. R. de. A mediação do coordenador pedagógico. 2006. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade São Marcos, 2006. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2006533049017002 P4>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • GUIMARÃES, S. P. O. Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho coletivo. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. Disponível em: <http://biblioteca.unisantos.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=215>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • HORTA, P. R. T. Identidades em jogo: duplo mal-estar das professoras e das coordenadoras pedagógicas do ensino fundamental I na construção de seus papéis. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062007-120102/pt-br.php>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • KOSÍK, K. Dialética do concreto 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
  • LIMA, M. N. de. O professor coordenador da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo: um estudo sobre a (re)construção de sua ação pelo cotidiano. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/bar/33004030079P2/2009/lima_mn_me_arafcl.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • MEDEIROS, M. V. Tecendo sentidos e significados sobre a prática pedagógica do supervisor escolar 2007. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2007. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/dissertacao/2007/tecendo_sentidos.pd>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • MIZIARA. Leni Aparecida Souto. A Coordenação Pedagógica e a práxis docente. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2008. Disponível em: < http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8012-a-coordenacao-pedagogica-e-a-praxis-docente.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • NOVAES, E. Z. M. O coordenador pedagógico em escolas públicas da rede municipal de Santos - SP: contribuições nas questões da avaliação na etapa inicial do ensino fundamental. 2008. 307 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. Disponível em: <http://biblioteca.unisantos.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=150>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • PALMA, G. A ação mediadora da supervisão escolar e a ruptura de práticas tradicionais: uma reorganização do tempo e do espaço escolar. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007. Disponível em: <http://bdtd.unisinos.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=450>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • PESSOA, F. L. Vínculos organizacionais: estudo comparativo entre coordenadores e professores da educação básica nas redes públicas e particular. 2008. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp096981.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • PERINA, S. H. O papel do supervisor escolar do município de Piracicaba/SP na formação de professores: possibilidades e limites de atuação. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2007. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp067436.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2011.
  • RAMOS, I. V. Coordenação pedagógica: a ressignificação de um espaço permeado pelo fazer, saber e aprender. 2002. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2002. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20039942007011003P6>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • RIVAS, S. C. A coordenação pedagógica itinerante: o cotidiano em duas gestões municipais. 2007. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1721>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
  • SAVIANI, D. Escola e democracia Campinas: Autores Associados, 2003
  • SOARES, A. V. T. Coordenação pedagógica: ato de maestria. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20058733052018003P8>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • SOUZA, L. H. W. B. de. O coordenador pedagógico e o professor: formação continuada e reflexão conjunta. 2002. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200211233006016005P7>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • VIAN, E. A história dos especialistas de educação: contribuição ao estudo da coordenação pedagógica de Mato Grosso do Sul. 2002. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200245233001014001P0>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • VIANNA, A. B. B. A. O papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores em serviço, na educação de jovens e adultos. 2001. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200159233002010001P6>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • VIEIRA, A. S. A ambivalência presente na ação supervisora e no papel do supervisor escolar no ensino municipal da cidade de São Paulo 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp065268.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • VITURIANO, H. M. de M. Formação continuada em uma concepção crítico- reflexiva: desafio aos coordenadores formadores de professores nas escolas da rede municipal de São Luís - MA. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008. Disponível em: <http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3140>. Acesso em: 18 jan. 2011.
  • ZACCARO, M. J. S. V. O supervisor de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: um agente do processo educacional em ação. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp021348.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    16 Jul 2013
  • Aceito
    03 Set 2014
  • Revisado
    27 Jan 2014
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br