Acessibilidade / Reportar erro

Sujeito, educação e o trabalho com a língua portuguesa na escola básica

Subject, education, and work with the portuguese language in basic education

Resumos

Este trabalho aborda as concepções de sujeito e educação no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Retomamos as palavras de Bakhtin (2006), que enfatiza o lugar e a participação do indivíduo no processo de sua constituição como ser social, sujeito às forças exteriores que sobre ele atuam em diferentes níveis e em variadas proporções, capazes de influenciar na sua constituição como membro da comunidade na qual deixa sua marca. Na enunciação, o sujeito está imerso em uma situação social, necessitando, então, adaptar-se ao contexto imediato e aos interlocutores para interagir por meio da linguagem. Nesse sentido, são os gêneros textuais/discursivos que tornam a comunicação humana possível, como formações sócio-históricas firmadas pela interação social. Um ensino que pretende fazer com que o aluno seja capaz de interagir com o outro por meio da oralidade e da escrita deve tomar como objeto tais gêneros para o desenvolvimento da competência discursiva em situações reais. Aí está o verdadeiro sentido de ensinar: fazer com que o aluno seja capaz de interferir na busca de sentidos, tornando-se agente de sua própria história.

sujeito; concepção de linguagem; ensino de Língua Portuguesa; gêneros textuais


This study approaches the conceptions of subject and education in relation to Portuguese language teaching in basic education. We revisit Bakhtin (2006), who emphasizes the individual's position and participation in their process of constitution as a social being, subject to external forces that act on them in different levels and in varied proportions. These forces are capable of influencing their constitution as a member of the community in which they leave their mark. In the enunciation, the subject is immersed in a social situation. He/she then needs to adapt himself/herself to the immediate context and to interlocutors, in order to interact via language. In this sense, text/discursive genres - as social-historical formations established by social interaction - are the mechanisms through which communication is made possible. A student-interaction-based instruction through oral and writing skills should take such genres as objects in fostering the development of discourse competence in real situations. There lies the true core of teaching: constructing students' capability of interfering in the pursuit of meanings, which would make them become agents of their own history.

subject; language conception; Portuguese teaching; text genres


  • BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.
  • BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
  • BAKHTIN, M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • CALDERANO, M. A.; LOPES, P. R. C. (Org.). Formação de professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas. Juiz de Fora: EDUFJF, 2006.
  • CYRANKA, L. F. M. O discurso do professor: exercício do poder? Duc in altum, Muriaé, v. 5, n. 1, p. 93-113, 2005.
  • CYRANKA, L. F.; SCAFUTTO, M. L.; MAGALHÃES, T. G. Variação, gramática, oralidade: contribuições da linguística para a prática do professor de português. In: CALDERANO, Maria da Assunção; LOPES, P. R. C. Formação de professores no mundo contemporâneo: desafios, experiências e perspectivas. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2006.
  • FERRARI, A. Apresentação: sujeitos, subjetividades e educação. In: FERRARI, A(Org.). Sujeitos, subjetividades e educação Juiz de Fora: Ed. UFJF, p. 7-18, 2010.
  • FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
  • FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Tradução Raquel Ramalhete. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
  • GERALDI, J. V. O texto na sala de aula: leitura e produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.
  • KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto São Paulo: Contexto: 2002.
  • LEMOS, A. C.; MENDES, S. D. Gêneros textuais: reflexões e ensino. In: CONGRESSO DE LETRAS DO CES/JF , 1., 2007. Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2007. 1 CD-ROM.
  • MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão 2. ed. Rio de Janeiro: Parábola, 2008.
  • ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.
  • PASQUIER, A.; DOLZ, J. Un decálogo para enseñar a escribir. Cultura y educación: revista de teoría, investigación y práctica, Logroño, n. 2, p. 31-41, 1996.
  • SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
  • TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    02 Ago 2013
  • Aceito
    03 Set 2014
  • Revisado
    20 Jan 2014
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br