Desde maio de 2017, a RBEP passa a circular com a classificação A1 na área de Ensino e A2 na área de Educação. Essa conquista deve-se ao intenso esforço da equipe da revista que, junto com a Editoria Científica, tem enfrentado desafios em suas edições para alcançar os requisitos de qualidade. Qualidade a que a Revista se viu destinada desde 1944, como publicação de um instituto público vinculado ao Ministério da Educação, criado com a finalidade de realizar estudos sobre a realidade educacional brasileira e oferecer subsídios às políticas públicas.
Entre os desafios postos atualmente na produção científica da área de Educação está a internacionalização. Pelos números da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é possível vislumbrar inúmeras colaborações de pesquisadores/as brasileiros/as em instituições internacionais, seja em cursos de pós-graduação stricto sensu no exterior ou em visitas acadêmicas decorrentes de convênios entre instituições nacionais e internacionais. Dessa forma, tem-se fomentado tanto o interesse de pesquisadores nacionais em publicar em periódicos estrangeiros como o de pesquisadores estrangeiros em publicar em periódicos nacionais, como é o caso da RBEP.
Neste número, publicamos a tradução “A análise do trabalho em didática profissional”, de Pierre Pastré. Trata-se de artigo que discute analiticamente a (auto)formação no desenvolvimento profissional, por meio de conceitos que podem ser pensados para o trabalho de modo geral e para o trabalho docente em específico. Este tema abre a série de artigos sobre formação inicial e continuada docente, para a educação básica e a educação superior. É digno de nota o quanto esse tema tem sido alvo de interesse na prática científica das instituições brasileiras, haja vista sua recorrência em inúmeros artigos submetidos à RBEP ao longo de sua história. O outro artigo internacional é “Investigación narrativa com docentes sobre mundos posibles para la educación: la recreación de otros sentidos”, que dialoga com o tema da formação docente.
Como destaque do número, apontamos o atual debate, necessário e entrelaçado, sobre educação em direitos humanos e educação como um direito humano nos três artigos iniciais. Os demais temas, não menos importantes, se distribuem em: a) formação docente; b) sistema apostilado de ensino e suas implicações em uma rede municipal; c) planejamento e material didático na educação a distância; d) avaliação do letramento digital de calouros no ensino superior. Encerram o número duas resenhas, uma sobre metodologia da pesquisa-ação e outra sobre educação, inteligência artificial e desemprego.
A RBEP reafirma seu compromisso com as normas internacionalmente consolidadas para a avaliação e publicação de artigos científicos, assegurando o rigor do trabalho das editorias, a avaliação às cegas e, não menos importante, a liberdade de manifestação de pensamento crítico.
Esperamos que este número seja uma contribuição relevante ao conjunto de leitores do periódico!
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Sep-Dec 2017