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FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

FORMACIÓN DOCENTE PARA LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN INTERPROFESIONAL

RESUMO

Objetivo:

relatar experiências das autoras em relação à formação docente para o ensino da Educação Interprofissional.

Desenvolvimento:

relato de experiência a partir da observação direta das atividades de docentes de duas universidades públicas do estado da Bahia, entre 2014 e 2019. Os dados foram registrados em diário de campo, organizados por aproximação temática e analisados em suas partes e nas relações entre a formação docente e o ensino da Educação Interprofissional. Identificou-se três dimensões: inquietações e reflexões nos campos práticos; movimento de aproximação ao ensino da Educação Interprofissional; e movimento na pós-graduação.

Conclusão:

as experiências vividas na formação docente contribuíram para o ensino, tendo em vista a Educação Interprofissional, por suscitarem reflexões sobre os movimentos formativos do docente em direção à interprofissionalidade e constatações acerca das possibilidades formativas do docente. Espera-se que tais experiências sejam continuadas e aplicadas nos diferentes espaços de ensino

DESCRITORES
Ensino; Docentes; Educação Interprofissional; Saúde; Educação superior

RESUMEN

Objetivo:

relatar experiencias de las autoras en lo que se refiere a la formación docente para la enseñanza de la Educación Interprofesional.

Desarrollo:

relato de experiencia a partir de la observación directa de las actividades de docentes de dos universidades públicas del estado de Bahía, entre 2014 y 2019. Los datos se registraron en un diario de campo, se organizaron por enfoque temático y se analizaron en sus partes y en las relaciones entre la formación docente y la enseñanza de la Educación Interprofesional. Se identificaron tres dimensiones: preocupaciones y reflexiones en los ámbitos prácticos; movimiento para abordar la enseñanza de la Educación Interprofesional; y movimiento en la formación de postgrado.

Conclusión:

las experiencias vividas en la formación docente han contribuido a la enseñanza, con vistas a la Educación Interprofesional, haciendo suscitar reflexiones sobre los movimientos formativos del docente hacia la interprofesionalidad y hallazgos sobre las posibilidades formativas del docente. Se espera que estas experiencias tengan continuidad y se apliquen en los diferentes espacios de enseñanza.

DESCRIPTORES
Enseñanza; Docentes; Educación Interprofesional; Salud; Educación superior

ABSTRACT

Objective:

To report the authors’ experiences regarding the training of faculty members for Interprofessional Education teaching.

Development:

Experience report using direct observation of the activities of professors from two public universities in the state of Bahia, between 2014 and 2019. The data were recorded in a field diary, organized by thematic approach and analyzed in its parts and in the relationships between the training of faculty members and the teaching of Interprofessional Education. Three dimensions were identified: concerns and reflections in practical activities; movement towards the teaching of Interprofessional Education; and movement in postgraduate health education.

Conclusion:

The experiences in the training of faculty members contributed to teaching, regarding Interprofessional Education, by raising reflections on the movements for training faculty members for interprofessional education and findings on the possibilities of the training of professors. We expect that these initiatives are implemented on a permanent basis and in different teaching spaces.

DESCRIPTORS
Teaching; Faculty members; Interprofessional Education; Health; Higher education

INTRODUÇÃO

A formação docente para o ensino interprofissional assume um papel importante no movimento de mudança curricular no ensino em saúde, por estimular reflexões sobre o ensino-aprendizagem e inovações educacionais. Nesta direção, é necessário o desenvolvimento de programas de qualificação docente e o incentivo de espaços dialógicos entre professores e profissionais de saúde, que poderá impactar na promoção de mudanças no ensino em saúde(11 Silva GTR da. Interprofessional education and faculty training in health. Rev. Enf. Ref. [Internet]. 2020 [acesso em 26 mar 2019]; 5(1). Disponível em: http://ciberindex.com/index.php/ref/article/view/5202011p/5202011p.
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).

A Educação Interprofissional consiste em um modelo educacional no qual estudantes de duas ou mais profissões aprendem uns com os outros, sobre o outro, para garantir um cuidado seguro(22 Reeves S, Fletcher S, Barr H, Birch I, Boet S, Davies N, et al. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME Guide No. 39. Med Teach [Internet]. 2016 [acesso em 26 mar 2019]; 38(7). Disponível em: https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1173663.
https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.11...
). Sob este referencial teórico, o currículo interprofissional requer dos docentes um ensino que valorize os processos interativos, concilie expectativas, promova interatividade, suscite reflexões, utilize tecnologia baseada na prática e propicie a retroalimentação na prestação de cuidado e a resolução de problemas centrados no cliente.

Assim, faz-se necessário um preparo prévio didático-pedagógico do professor(33 Peres AM, Rocha JR, Caveião C, Hipolito ACL, Mantovani M de F. Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: estudo descritivo. Cogitare enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 05 jun 2019]; 23(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i4.55543.
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), tendo em vista as mudanças paradigmáticas no âmbito da formação em saúde, as constantes inovações educacionais e as transformações curriculares e metodológicas, incluindo tecnologias de informação e comunicação(44 Batista NA, Rossit RAS, Batista SHS da S, Silva CCB da, Uchôa-Figueiredo L da R, Poletto PR. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [acesso em 05 jun 2019]; 22(suppl 2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0693.
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).

No entanto, apesar da relevância desta formação em consonância com o atual contexto do ensino em saúde, há lacuna de estudos que abordem a formação docente, bem como a interação entre esta e a Educação Interprofissional em Saúde (EIP)(55 Paulin JFV, Miskulin RGS. Formação de professores a distância: uma análise dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Rev Educ Matemática. [Internet]. 2019 [acesso em 05 jun 2019]; 16(22). Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/157/pdf.
https://www.revistasbemsp.com.br/index.p...
). Torna-se pertinente o presente artigo, visto que o relato de uma experiência sobre formação docente possivelmente subsidiará reflexões a respeito do movimento formativo e fomentará experiências semelhantes a outros pares. Portanto, estabeleceu-se como objetivo relatar as experiências das autoras em relação à formação docente para o ensino da EIP.

DESENVOLVIMENTO

Trata-se de um relato de experiência sobre a formação docente para o ensino da educação interprofissional, realizado a partir da observação direta ativa das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por docentes de duas universidades públicas da Bahia, no período de março de 2014 a junho de 2019.

Os dados da observação foram registrados em um diário de campo, sob forma de apontamentos, portfólios reflexivos e minutas de reunião, e então organizados por aproximação temática e analisados em suas partes e nas relações entre a formação docente para o ensino da Educação Interprofissional.

Por se tratar de um relato de experiência exclusivamente dos docentes que são autores deste manuscrito, sem possibilidade de identificação individual, não foi necessário aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o estudo não necessitou ser registrado/avaliado por Comitê de Ética em Pesquisa. Garantiu-se a confidencialidade dos participantes e resguardou-se o sigilo das informações fornecidas em confiança, tal como preconizado pelas Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.

Para melhor visualização dos resultados, a experiência foi dividida em três momentos formativos: Inquietações e reflexões nos campos de práticas, Movimento de aproximação ao ensino da EIP, e Movimento na pós-graduação. Ressalta-se que o pensar analítico deste relato foi baseado no processo de ação-reflexão-ação(66 Freitas MA de O, Demarchi GS dos S, Rossit RAS. Educação interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [acesso em 05 jun 2019]; 22(suppl2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0644.
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), delineando um caminho para formação docente para o ensino da EIP.

Inquietações e reflexões nos campos de prática

Foram constatadas a inexistência de planejamento participativo e integrado entre docentes de diferentes cursos que atuam nos serviços de saúde e a ausência de atividades conjuntas entre docentes, suscitando inquietações a respeito da formação docente ser ou não adequada para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessa perspectiva, emanaram reflexões acerca da (in)existência de espaços dialógicos nas universidades capazes de potencializar o desenvolvimento do trabalho colaborativo.

As diferentes possibilidades de ação-reflexão-ação para formação docente no ensino da EIP procederam das rodas de conversa, leituras programadas, construção de plano de curso e reflexões com o núcleo docente estruturante do curso de graduação em enfermagem. Estas possibilidades propiciaram o desenvolvimento de habilidades e competências para o fazer docente a serem aplicadas em diferentes contextos, como no tirocínio docente, estágio docente, sala de aula e espaços afins.

A formação docente, na perspectiva da EIP, é apreendida no ensinar e nas reflexões advindas das experiências, da construção do saber e dos projetos coletivos(77 Prado ML do, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery. [Internet]. 2012 [acesso em 08 maio 2020]; 16(1). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a23.pdf.
https://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n...
). Também envolve o compromisso docente com a EIP e com o desenvolvimento de competências relacionadas à flexibilidade no trabalhar com o outro, criatividade de construir experiências de aprendizagem colaborativa e intencionalidade para trabalhar em grupo interprofissional(88 Reeves S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface Commun Heal Educ. [Internet]. 2016 [acesso em 15 set 2020]; 20(56). Disponível em: http://doi.org/10.1590/1807-57622014.0092.
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).

Movimento de aproximação ao ensino da Educação Interprofissional

O movimento de aproximação ao ensino da EIP ocorreu de diversas formas, entre elas: encontros institucionais nos espaços de integração ensino-serviço e de reuniões; encontros pedagógicos; planejamento integrado entre diferentes áreas acadêmicas; aulas com professores de diversas formações; elaboração de projetos de pesquisa e formação de grupos de estudo com membros de vários cursos da saúde.

Ao longo desta jornada de formação, destacou-se uma experiência desenvolvida por uma das autoras nos cenários de prática e no planejamento e promoção de ações propositivas para o trabalho interprofissional.

As informações oriundas do diário de campo sobre as práticas curriculares uniprofissionais permitiram que alguns docentes vislumbrassem a possiblidade de permear entre os diversos campos do saber, de modo a valorizar uma formação que dialogasse com os profissionais dos diferentes cursos de saúde envolvidos, bem como o desenvolvimento da escuta e interdependência entre os pares.

Programas extensionistas e de educação para o trabalho são potencializadores para integrar as instituições de ensino superior a comunidades e serviços de saúde, de modo a promover a transição da formação uniprofissional para a interprofissional(99 Costa MV da, Patrício KP, Câmara AMCS, Azevedo GD, Batista SHS da S. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface (Botucatu). [Internet]. 2015 [acesso em 09 jul 2019]; 19(suppl1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0994.
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). Nessa perspectiva, o processo de formação docente deverá ser permanentemente compartilhado com outros pares, por meio de artigos científicos, simpósios, seminários e reuniões, por exemplo.

Movimento na pós-graduação

Outro movimento observado para qualificar a formação docente no âmbito strictu ou latu senso foi o estímulo de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde de uma universidade pública da Bahia. Este programa oferta atividades e componentes curriculares que incluem estágio em docência, formação didático-pedagógica e tirocínio docente orientado.

Pode-se citar como exemplo deste programa a presença do componente curricular Formação Didático-Pedagógica em Saúde e Enfermagem, o qual se fundamenta na concepção filosófica de formar profissionais capazes de desenvolver práticas transformadoras. Neste caso, o foco reside em formar docentes e, para tanto, foram disponibilizados diversos horários e tipos de encontros, para que fossem flexíveis e pudessem incluir, além dos discentes do programa de pós-graduação, trabalhadores e docentes da área da saúde, das redes pública e privada.

Particularmente no âmbito da pós-graduação, este movimento apresenta possibilidades por meio do desenvolvimento de projetos, mestrado e/ou doutorado interinstitucional, onde os docentes podem realizar pesquisas relacionadas à formação docente para a EIP e, sobretudo, vivenciar a prática do ensino da EIP em pesquisas integradas, atividades assistenciais de cuidados humanos, tirocínio docente e eventos científicos.

Aliado a isto, a literatura aponta para a necessidade de formar docentes ao longo da sua prática, por meio de programas de pós-graduação que qualifiquem o docente para o ensino da EIP(55 Paulin JFV, Miskulin RGS. Formação de professores a distância: uma análise dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Rev Educ Matemática. [Internet]. 2019 [acesso em 05 jun 2019]; 16(22). Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/157/pdf.
https://www.revistasbemsp.com.br/index.p...
). Neste interim, a proposta de incluir matrícula como aluno especial, ou componente optativo a trabalhadores de saúde, docentes de instituições públicas e privadas, representa um avanço em direção à formação docente. Processo este vivido pelas autoras deste relato, que experienciaram um percurso formativo e um alinhamento com os fundamentos teóricos acerca da docência em saúde.

A partir do supracitado, observa-se que há pujantes possibilidades para que os programas de pós-graduação invistam na formação docente para a EIP, e considera-se que esta tenha sido uma experiência exitosa, uma vez que permitiu aos envolvidos a elucubração de diferentes movimentos para a formação docente em prol do ensino da EIP.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A experiência docente relatada neste artigo foi permeada por inquietações e reflexões nos campos de práticas a respeito da EIP, do movimento de aproximação a esta modalidade de ensino e das possibilidades de fomentá-la durante a pós-graduação. Observou-se que tal formação poderá ser potencializada mediante a oferta e continuidade de movimentos formativos presentes no cotidiano do trabalho docente.

No entanto, é necessário que docentes de diferentes cursos dialoguem e, juntos, planejem ações e práticas interprofissionais. Neste relato, ficou evidente que as experiências contribuíram para a formação docente por suscitarem reflexões sobre os movimentos formativos do docente em direção à interprofissionalidade e constatações acerca das possibilidades formativas do docente, bem como projeções para o futuro da graduação e pós-graduação.

Recomenda-se o desenvolvimento de novos estudos que permitam ampliar o conhecimento sobre a experiência de diagnosticar-intervir acerca de algumas práticas de ensino, de maneira que outros docentes de diferentes profissões de saúde se percebam e movimentem-se em direção a uma educação interprofissional.

Como principal desafio, assinala-se a dificuldade do docente em se perceber no processo formativo, ação-reflexão-ação, para o ensino da EIP. Conclui-se que as experiências vividas na formação docente para a ensino da EIP devem ser continuadas e aplicadas nos diferentes espaços que integram o ensino e os serviços de saúde.

AGRADECIMENTOS

Ao apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) código 001. Ao CNPq referente à Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ), sob o n° do processo 307977/2018-8 e a Bolsa de Pós-doutorado no Exterior através do processo CNPq: 205736/2018-1.

COMO REFERENCIAR ESTE ARTIGO:

  • Silva EAL, Santos NVC dos, Silva GTR da, Silva RM de O, Fraga FMR, Ribeiro-Barbosa JC, et al. Formação docente para o ensino da educação interprofissional. Cogitare enferm. [Internet]. 2021 [acesso em “colocar data de acesso, dia, mês abreviado e ano”]; 26. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.73871.

REFERÊNCIAS

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    Reeves S, Fletcher S, Barr H, Birch I, Boet S, Davies N, et al. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME Guide No. 39. Med Teach [Internet]. 2016 [acesso em 26 mar 2019]; 38(7). Disponível em: https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1173663.
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    Peres AM, Rocha JR, Caveião C, Hipolito ACL, Mantovani M de F. Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: estudo descritivo. Cogitare enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 05 jun 2019]; 23(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v23i4.55543.
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    Paulin JFV, Miskulin RGS. Formação de professores a distância: uma análise dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Rev Educ Matemática. [Internet]. 2019 [acesso em 05 jun 2019]; 16(22). Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/157/pdf
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    Freitas MA de O, Demarchi GS dos S, Rossit RAS. Educação interprofissional na pós-graduação stricto sensu: o olhar dos egressos. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [acesso em 05 jun 2019]; 22(suppl2). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0644
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    Prado ML do, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery. [Internet]. 2012 [acesso em 08 maio 2020]; 16(1). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a23.pdf
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  • 9
    Costa MV da, Patrício KP, Câmara AMCS, Azevedo GD, Batista SHS da S. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface (Botucatu). [Internet]. 2015 [acesso em 09 jul 2019]; 19(suppl1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0994.
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Editado por

Editora associada: Susanne Elero Betiolli

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    19 Maio 2020
  • Aceito
    23 Set 2020
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