SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1EditorialOrientação a mães de crianças do espectro autístico a respeito da comunicação e linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

J. Soc. Bras. Fonoaudiol. vol.23 no.1 São Paulo jan./mar. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100003 

Editorial

 

 

A Pró-Fono Revista de Atualização Científica nasceu de um sonho. Logo no início de nossa carreira profissional, observamos a lacuna que havia na literatura científica no Brasil. Tínhamos recém concluído a tradução do livro Auditory Disorders, vendida à Editora Atheneu, o que já mostrava nossa preocupação em trazer ao Brasil o acesso à literatura internacional de ponta. Mas o conhecimento não estava só nos livros - presenciávamos o início da configuração do conhecimento gerado pela Fonoaudiologia brasileira - e sentíamos a falta de um espaço para ela. Assim, nosso sonho foi se materializando e a produção científica foi migrando, aos poucos, para a forma de artigos de revistas científicas.

Em 1989, a empresa Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia abraçou a idéia e fundamos a Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Uma de nossas principais preocupações foi oferecer um veículo que fosse indexado, que os artigos pudessem ser resgatados na rede. Por isso, desde o seu primeiro Número, submetemos a Revista à indexação na Literatura Latino Americana e para o Caribe (LILACS), tendo sua efetivação ocorrido em 1990.

O primeiro Editorial, assinado pelo Professor Doutor Fabio Schmidt Goffi, então Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dizia: "Os avanços da tecnologia concederam às ciências biológicas notáveis contribuições e seu progresso é de tal ordem que, decorridos 5 anos, cerca de 50% dos fatos científicos tornam-se obsoletos. Daí a conveniência da reciclagem constante e reiterada de noções práticas e científicas para que o especialista se mantenha atualizado. Se os livros e compêndios são imprescindíveis para a formação básica dentro de uma área do saber, as revistas destinam-se à difusão de conceitos recentemente criados, pois estes renovam e atualizam aquilo que está contido nos tratados."

A Pró-Fono Revista de Atualização Científica cresceu e, em 1998, iniciamos o processo de indexação na National Library of Medicine (Base de Dados Index Medicus e MEDLINE, PubMed) e, com ele, a necessidade de maior dedicação e o aumento dos números anuais da Revista - este processo de indexação foi efetivado em 2004, fato inédito na Fonoaudiologia brasileira e comemorado por todos.

O aprimoramento desta Revista está documentado e pode ser demonstrado pelas conquistas das suas indexações ao longo de seus 22 anos:

• 1990 - Base de Dados LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde;

• 2000 - Base de Dados CSA - Cambridge Scientific Abstracts;

• 2003 - Base de Dados CECAE SACI USP - Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais - Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação - Universidade de São Paulo.

• 2004 - Base de Dados Index Medicus e MEDLINE, PubMed.

• 2005 - Portal de Periódicos Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

• 2005 - Base de Dados SciELO - Scientific Electronic Library Online;

• 2008 - Scopus - base de dados produzida pela Elsevier.

Estas conquistas devem ser creditadas a todos que se envolveram neste processo de produção científica: seus autores, seus pares; Doutora Dinah Aguiar Población, responsável pela Comunicação Científica Geral e incentivadora constante da manutenção e melhoramento das publicações periódicas; sua editora executiva, Heliane Campanatti-Ostiz, que gerencia os procedimentos editoriais desta Revista desde a sua fundação em 1989; suas duas incansáveis editoras científicas, Doutora Maria Valéria Schmidt Goffi Gomez, direcionando a Revista de 1989 a março 2001, e Professora Doutora Claudia Regina Furquim de Andrade, que assumiu o comando, dando-lhe novo impulso, desde setembro de 2001.

Sem dúvida, a Revista alcançou 22 anos de existência graças às incansáveis horas de dedicação de todos os envolvidos no processo de publicação, desde o recebimento cuidadoso do manuscrito, na análise da forma e conteúdo, dos membros do Corpo Editorial e da nossa equipe de Editoração - aqui particularmente agradecemos às fonoaudiólogas Doutoranda Dirce Capobianco e Doutora Fabíola Staróbole Juste; Helenice Campanatti e Luciano Neves de Carvalho, que há anos trabalham de forma ininterrupta nestes complexos processos editoriais. Agradecemos aos pesquisadores e profissionais que acreditaram na Pró-Fono Revista de Atualização Científica, que aceitaram nosso convite para escreverem os primeiros artigos, aos membros do primeiro Corpo Editorial, Elisa Bento de Carvalho Altmann, José Alexandre Medicis da Silveira, Ney Penteado de Castro Junior, Silvia Rebelo Pinho e Yasuko Imasato Ito, que gentilmente aceitaram nossos insistentes convites para a revisão dos trabalhos, onde se nota a preocupação desta Revista que, desde o seu nascimento, preza e respeita a revisão pelos pares.

Finalmente, agradecemos também o apoio financeiro do CNPq, desde 2001, fundamental para que a Pró-Fono Revista de Atualização Científica pudesse ter completado seus 22 anos.

O resultado está conosco até hoje, é a única Revista na nossa área indexada na Base de Dados Index Medicus e MEDLINE, PubMed. É bastante gratificante constatar que o sonho, a amizade e o amor à Fonoaudiologia fizeram nascer e crescer a Pró-Fono Revista de Atualização Científica, e que muita garra e energia na sua direção fizeram-na prosperar.

É tempo de passagem. Todo crescimento supõe vários degraus, várias passagens... Apesar da Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia continuar suas atividades plenas e constantes, a Pró-Fono Revista de Atualização Científica será acompanhada agora pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa.

É com grande honra que passamos a Pró-Fono Revista de Atualização Científica para as mãos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, desejando que a atual Presidente, Professora Doutora Mara Behlau, e as próximas presidências, alcancem o reconhecimento do Journal Citation Reports (JCR) no ISI Web of Knowledge. O JCR oferece um meio objetivo de avaliação dos periódicos do mundo inteiro com informação quantificada baseada em dados de citação. Pela compilação de artigos e autores referenciados citados, o JCR pode medir a influência e o impacto das pesquisas. Isso conferirá à produção nacional a visibilidade merecida.

Temos certeza que nossa Sociedade Científica prosseguirá registrando a memória da Fonoaudiologia... Repete-se agora outro novo impulso...

Esperamos para o futuro que se mantenham os augúrios do Professor Goffi no primeiro Editorial: "Que a Revista tenha uma existência ininterrupta e profícua".

 

Heliane Campanatti Ostiz
Fundadora da Pró-Fono Revista de Atualização
Científica e Presidente da Pró-Fono

M. Valeria Schmidt Goffi Gomez
Fundadora e Editora Emérita da Pró-Fono
Revista de Atualização Científica