Acessibilidade / Reportar erro

IRRIGAÇÃO EM VIVEIROS FLORESTAIS

IRRIGATION IN FOREST NURSERY

ABSTRACT

This paper presents a optional way of fixation aerial irrigation pipes to be used in green houses and shadow houses for nursery.

It intends to be a contribution to productive and operation sector.

The materials used are resistant and easily available and permit a better balance as the system is building up. The supports are placed among the sprinklers and along the whole pipe line extension as the water is to be distributed.

Uma das mais antigas práticas usadas pelo homem para produção de alimentos é hoje tema de grande investigação pelo setor florestal, condicionante ao estabelecimento de florestas e fundamental dos métodos de produção de mudas.

Ao longo dos anos os métodos de irrigação na produção de mudas se diversificaram, onde passamos do uso comum de mangueiras, através de um processo manual, para sofisticados métodos completamente informatizados, garantindo a produção de mudas de alta qualidade e consequentemente o estabelecimento de florestas comerciais, também, de alta produtividade.

Dentre os sistemas de irrigação atualmente utilizados, o sistema de aspersão é o mais comum, e os microaspersores os mais utilizados. A irrigação passou também a ser o veículo tanto no controle fitossanitário, como na adubação de cobertura.

A montagem do sistema em estufas e casa de sombra se apresentam sob diversas formas, e as empresas especializadas no ramo se utilizam de diversos materiais como o ferro e plástico para fixação das tubulações, em especial das linhas laterais.

Como contribuição ao setor produtivo e operacional, este artigo apresenta mais um modo de fixação das linhas de irrigação, onde utilizamos os materiais, tubo de PVC rígido, barra de alumínio e grampos galvanizados, para montagem das hastes e fixação das linhas laterais.

Estes fixadores permitem, na montagem do sistema, melhor balanceamento das linhas, em função das carga de água a ser distribuída, já que podem se ajustar, entre os aspersores e em todo o comprimento da linha mestra de arame galvanizado, montada na parte superior da estufa ou casa de sombra.

Este sistema de fixação poderá, também, ser totalmente produzido com matéria-prima de polipropileno, em que a montagem de seus componentes é feita de forma roscável da haste e anel de segurança da linha lateral, eliminando o grampo galvanizado. Sendo um suporte produzido todo de polipropileno, o tratamento a exposição dos raios ultravioleta garantirá uma durabilidade maior quando comparado aos outros materiais empregados, que sofrem o ataque de corrosão face a utilização do sistema nas atividades permanentes de adubação.

Na sequência das fotos são apresentados os materiais utilizados, forma de montagem e emprego como suporte nas linhas laterais da casa de sombra do Viveiro Florestal "FERNANDO LUIZ OLIVEIRA CAPELÃO", do Departamento de Silvicultura, do Instituto de Florestas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FOTO n° 1 e 2
Materials utilizados (tubo de PVC rígido, barra de alumínio e grampo galvanizado) e montagem.

FOTO n° 3
Forma de montagem.

FOTO n° 4 e 5
Forma de montagem na linha lateral

FOTO n° 6
Sistema de irrigação por aspersão em funcionamento na casa de sombra.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2024
  • Data do Fascículo
    1996
Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Rodovia BR 465 Km 7, CEP 23897-000, Tel.: (21) 2682 0558 | (21) 3787-4033 - Seropédica - RJ - Brazil
E-mail: floram@ufrrj.br