Acessibilidade / Reportar erro

BERÇÁRIO DE MUDAS

RESUMO

Um novo sistema de produção de mudas, a partir da substituição de sementeiras tradicionais é apresentado como "BERÇÁRIO DE MUDAS", propiciando o melhor vigor das plântulas para repicagem e ganhos de produtividade operacional.

Palavras-chave
Berçário de mudas; sementeiras; viveiro florestal.

ABSTRACT

A new method of seedlings production is done from the substitution of traditioner nursery bed "CLADLE OF SEEDLINGS", in order to promote, during transplantation, a high health plant and gain operational productivity.

Key words:
Seedlings; nursery.

Os viveiros florestais, ao longo das últimas décadas, tem passado por diversos processos de desenvolvimento objetivando o ganho de qualidade das mudas produzidas e o incremento significativo de produtividade nas operações de rotina afetas ao processo produtivo.

Com o pensamento firme nestes objetivos, o Viveiro Florestal "Fernando Luiz Oliveira Capellão", do Departamento de Silvicultura, passou por total modificação, em suas sementeiras do tipo tradicional, que requeriam constantes cuidados fitossanitários, na preparação dos canteiros, de sorte ao estabelecimento de condições favoráveis ao arejamento, iluminação, fonte de calor e umidade.

A partir do segundo semestre, do ano em curso, a área de sementeira, que também possuía um sistema de irrigação precário, conforme se apresenta no foto n° 1, passou por total modelação.

Foto nº 01
Sementeira do tipo tradicional, em canteiros de 1,0 m de largura e 6,0 metros de comprimento, com areia.

Com um novo sistema de drenagem, novo sistema de irrigação por microaspersão e uso de contentores em carreadores suspensos, propiciamos aos nossos funcionários e estagiários melhores condições hergométricas às operações de semeadura e repicagem.

A seqüência de fotos que ilustram a montagem do novo sistema, batizamos de "Berçário de Mudas".

O sistema de cansadores suspensos com montagem em hastes de madeira, cantorreiras de ferro e espaçadores de alumínio são visíveis na foto n° 2.

Foto n° 02
Carreadores suspensos de suporte para os berços de mudas.

O sistema de irrigação, por microaspersão setorizado por carreador pode ser observado na foto de n° 3.

Foto n° 03
Sistema de irrigação por microaspersão, (modelo MA - 20, vazão de 169l/h), setorizado por carreador.

As fotos de n° 4 e 5 mostram o uso dos contentores plásticos para germinação de espécies florestais, produzidas em nosso viveiro com a finalidade de atendimento à arborização urbana e recuperação de áreas degradadas.

Foto n° 04
Berço de mudas utilizando-se contentores de pescado, de plástico, nas dimensões: ( 61 x 41 x 18) cm.

Foto n° 05
Berços de mudas com plântulas de Acácia mangnium para repicagem

Uma visão lateral do berçário de mudas, parcialmente utilizado é apresentado na foto de n° 6, onde temos possibilidade de ver o sistema de drenagem com brita, o sistema de irrigação e ao fundo os contentores (berços de mudas).

Foto n° 06
Visão lateral do berçário de mudas , seu sistema de irrigação, e produção.

As fotos de n° 7, 8 e 9 apresentam as condições de trabalho para a operação de repicagem onde são retiradas as plántulas dos contentores e feito o transplante nos tubetes em canteiros suspensos, bem como em sacos plásticos na casa de sombra.

Para melhor controle das condições de umidade, luminosidade, calor e aeração indispensáveis ao processo de germinação e desenvolvimento das plântulas, serão construídas três capelas cobrindo todos os carreadores, concluindo assim as instalações do berçário de mudas.

Foto n° 07
Preparação das plântulas para início da operação de repicagem em canteiros suspensos na casa de sombra

Foto n° 08
Operação de repicagem, feita por estagiárias do curso de Engenharia Florestal, em casa de sombra e em canteiros suspensos de tubetes.

Foto n° 09
Operação de repicagem, feita por estagiária do curso de Engenhana Florestal, em casa de sombra, em canteiros sacos plásticos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jan 2024
  • Data do Fascículo
    1997
Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Rodovia BR 465 Km 7, CEP 23897-000, Tel.: (21) 2682 0558 | (21) 3787-4033 - Seropédica - RJ - Brazil
E-mail: floram@ufrrj.br