SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Angiographic and 5-Year Clinical Follow-Up After Implantation of Drug-Eluting Stents with Biodegradable Coating in Patients at High Risk of Restenosis: The PAINT Randomized Trial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva

On-line version ISSN 2179-8397

Rev. Bras. Cardiol. Invasiva vol.22 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2014

http://dx.doi.org/10.1590/0104-1843000000051 

EDITORIAIS

2015: Ano Novo, RBCI Nova!

Áurea J. Chaves, Editora

Ano Novo geralmente traz um grande número de expectativas. Entre elas, sempre estão a esperança de dias melhores e a realização dos nossos sonhos. Com a Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva (RBCI) não será diferente e, de fato, esses desejos se concretizarão a partir do primeiro fascículo de 2015, com uma completa renovação do layout, sistemas operacionais e dinâmica de publicação.

A Revista passará a ser inteiramente produzida pela Elsevier, editora internacional responsável pela publicação de inúmeras revistas científicas de grande impacto no cenário mundial. A primeira alteração visível será no layout da capa e do miolo, que são os mesmos desde meados de 2003. A RBCI terá um design produzido por profissionais dedicados da editora, conforme padrões internacionais de publicação científica.

Disponibilizaremos um sistema de submissão de manuscritos, o Elsevier Editorial System (EES), utilizado em mais de 1.500 revistas publicadas pela editora, e que certamente não apresentará os inúmeros problemas técnicos que vínhamos enfrentando ultimamente. Esse sistema on-line gerenciará a submissão, a revisão pelos pares e a escolha de manuscritos, facilitando o processo de avaliação, que deve se tornar mais eficiente. O EES permitirá ainda que os autores acompanhem todo o processo de avaliação, até o momento da decisão do comitê editorial. O EES incluirá também um software para detecção de plagiarismo.

As edições em português e inglês serão publicadas simultaneamente, e a Revista será hospedada no Open Access do ScienceDirect. Dessa maneira, a RBCI terá uma ampla exposição internacional, pois qualquer usuário do ScienceDirect, cujo número estimado de usuários é de 16 milhões, terá livre acesso às versões integrais dos artigos, sem a necessidade de assinaturas.

Links para os artigos no ScienceDirect citados nos artigos da Revista também serão disponibilizados. Da mesma maneira, os artigos da RBCI estarão relacionados por links a outros artigos que tenham citado a Revista ou por meio da ferramenta Recommended Articles. Os autores também poderão se inscrever para receber alertas de citação, que os notificarão quando seu trabalho for citado. Além da presença no ScienceDirect, a RBCI terá uma página própria no site Elsevier.com, que é otimizado para ferramentas de busca na internet.

Finalmente, a cada nova edição, será enviada uma newsletter aos cadastrados no site da RBCI, com o sumário e links para leitura do artigo na Revista.

Enquanto tratamos da trabalhosa transição de sistemas e da inédita produção de três edições simultâneas, oferecemos aos leitores os excelentes artigos publicados nessa edição, que caracteristicamente abordam desde o tratamento da doença coronariana até os procedimentos endovasculares, passando pelas intervenções nas doenças estruturais.

Feliz 2015!

Áurea J. Chaves
Editora

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.