Acessibilidade / Reportar erro

Ensino obrigatório: "prudente é esperar-se do tempo o preciso remédio"

Enseñanza obligatoria: "prudente es esperar del tiempo el preciso remedio"

Compulsory education: "it is prudente to expect the precise remedy from the time"

Enseignement obligatoire: "prudente est attendez du temps le precise remède"

Resumos

Neste trabalho procuramos debater o tema da obrigatoriedade do ensino em Minas Gerais e Mato Grosso, províncias que procuraram normatizar essa medida desde a primeira metade do século 19. Com isso, ancoramos o estudo nas contribuições dos estudos comparados e na análise dos discursos dos relatórios dos presidentes de uma província do sudeste e uma do oeste do Brasil. Por se tratar do exame de uma medida de alcance global, voltada para as multiplicidades, a pesquisa buscou dialogar com a concepção de governamentalidade, considerando o tema da escola obrigatória como necessidade e urgência voltada para gestão e homogeneização da população.

obrigatoriedade do ensino; Minas Gerais; Mato Grosso


En este trabajo buscamos debatir el tema de la obligatoriedad de la enseñanza en Minas Gerais e Mato Grosso, Provincias que buscaron normar esa medida desde la primera mitad del siglo 19. Con eso, basamos el estudio en las contribuciones de los estudios comparados y en el análisis del discurso de informes de los presidentes de una provincia del sudeste y una del oeste del Brasil. Por tratarse del examen de una medida de alcance global, dirigida para las multiplicidades, la investigación buscó dialogar con la concepción de gubernamentalidad, considerando el tema de la escuela obligatoria como necesidad y urgencia dirigida para la gestión y homogeneización de la población.

obligatoriedad de la enseñanza; Minas Gerais; Mato Grosso


In this current work, we sought to discuss the issue of compulsory education in Minas Gerais and Mato Grosso, Provinces that sought to standardize this step since the first half of the nineteenth century. With this, we will anchor the current study of contributions from comparative studies and discourse analysis of the chairmen's reports of a southeastern province and one in western Brazil. Because this fact is taking a measure of global reach, so, the current work is focused on the multiplicities. The research sought dialogue with the conception of governmentality, considering the subject of compulsory education as a necessity and urgency facing management and homogenization of the population.

compulsory education; Minas Gerais; Mato Grosso


Dans ce étude, nous examinons la question de la scolarité obligatoire dans les Provinces de Minas Gerais et de Mato Grosso, provinces qui cherchaient à uniformiser cette mesure depuis la première moitié du 19e siècle. Avec cela, nous ancrons l'étude basés sur les contributions des études comparatives et l'analyse du discours des rapports des présidents de deux provinces; une du sud-est et une autre d’ouest du Brésil. Parce qu'elle est une mesure de portée mondiale, centrée sur les multiplicités, l'investigation a cherché le dialogue avec le concept de la gouvernementalité, considérant l'objet de l'enseignement obligatoire comme une nécessité et urgence face à gestion et l'homogénéisation de la population.

l'enseignement obligatoire; Minas Gerais; Mato Grosso


  • ALMEIDA, Cintia Borges. Entre a tyramnya cruel e a pedra fundamental: a obrigatoriedade do ensino primário como uma técnica de governo em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Uerj, 2012. 284f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
  • ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do estado e civilização.  Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
  • ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de; SALES, Zeli Efigênia Santos de. Escolarização da infância brasileira: a contribuição do Bacharel Bernardo Pereira de Vasconcelos. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Políticos, literatos, professoras, intelectuais: o debate público sobre educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza, 2009, p. 21-44.
  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de; GONÇALVES, Irlen Antônio. Processo de escolarização e obrigatoriedade escolar: o caso de Minas Gerais (1835-1911). In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
  • FERREIRA, Antonio Gomes. O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, 2008, p. 124-138.
  • FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • FOUCAULT, Michel. Governamentalidade. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2007, p. 278-293.
  • FOUCAULT, Michel. O poder psiquiátrico. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
  • FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce que lês lumières? In: Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994, p. 679-688.
  • FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • GONDRA. José Gonçalves. A sementeira do porvir: higiene e infância no século 19. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 1, 2000, p. 99-117.
  • GONDRA. José Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. In the name of civilization: compulsory education and cultural politics in Brazil in the 19th century. In: Imported modernity in post-colonial state formation: the apropriation of political, educational and cultural models in nineteenth-century Latin America. Frankfurt: Peter Lang, 2007, p. 307-337.
  • GONDRA, José Gonçalves. ¿Gobierno de los otros? Expansión del tiempo escolar y obligatoriedad de la enseñanza en Brasil. Revista Educación y Pedagogía, v. 22, 2010, p. 37-50.
  • LEÃO, Andreza Marques de Castro. A influência do Iluminismo nas políticas educacionais atuais: em pauta a cidadania. Diversa, ano 1, n. 2, 2008, p. 64-89.
  • NEVES, Dimas Santana Souza. Razões de Estado: as reformas da instrução pública em Mato Grosso, Minas Gerais e na Corte Imperial (1851-1859). Rio de Janeiro: Uerj, 2009. 658f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • NÓVOA, Antônio. História da educação. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1994.
  • Microfilme rolo 1876 -1880, 1880.
  • University of Chicago. Center for Research Libraries. Brazilian Government Document Digitization Project. Ministerial Reports. Disponível em: <http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/hartness/predpub.html>. Acesso em: 11 dez. 2010.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    10 Mar 2012
  • Aceito
    03 Ago 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com