Acessibilidade / Reportar erro

Entre o altar e o trono: iniciativas de escolarização na capital imperial

Entre el altar y el trono: iniciativas instrucción en imperial capital

Between the altar and throne: initiatives of schooling in imperial capital

Entre l'autel et le trône: initiatives de scolarisation dans la capitale de l'empire brésilien

Resumos

Ao reconhecer que a produção da forma escolar moderna se efetivou por intermediações de forças distintas, investigamos iniciativas particulares de educação promovidas pela Igreja Católica. A partir das propagandas do Almanak Laemmert e de diversas informações do jornal O Apóstolo, foi possível localizar vestígios acerca da estrutura física, planos de estudos e valores propostos por alguns colégios particulares na Corte Imperial. O recorte cronológico abrange as décadas de 1870 e 1880, que compreendem a época da reforma Leôncio de Carvalho (1879). Também procuramos refletir acerca das relações estabelecidas entre o Estado Imperial e a Igreja Católica, e observar imbricações entre poderes públicos e privados, fenômeno que ultrapassa a sociedade oitocentista.

ensino primário; colégios religiosos; corte imperial


Reconociendo que la construcción de forma de la escuela moderna fue dado por el área de fuerzas distintas, investigar iniciativas privadas de educación promovidos por la Iglesia Católica en la Corte Imperial. Desde anuncios Almanak Laemmert y diversa información del diario Las huellas Apóstol se puede encontrar acerca de la estructura física, los programas y las cantidades cobradas por los colegios. El establecimiento de la cronología de la saturación de la década de 1870 y 1880, que comprenden la Reforma era de Leoncio de Carvalho (1879), también tratamos de reflexionar sobre las relaciones que se establecen entre el Estado Imperial y la Iglesia Católica, teniendo en cuenta la interacción entre público y privado, un fenómeno que va más allá de sociedad del siglo 19.

escuelas primarias; escuelas religiosas; la corte imperial


Recognizing that adherence to the way modern school was made by different forces, we investigate private education initiatives promoted by the Catholic Church in the Imperial Court. From the advertisements that circulated Almanak Laemmert and O Apóstolo the newspaper was unable to locate information about the physical structure, curricula and amounts charged for those colleges. Establishing the chronological cut the 1870s and 1880s, which comprise the time of Reformation Leôncio de Carvalho (1879), we also reflect on the relationships established between the Imperial State and the Catholic Church an expression of the imbrications of public and private, a brand society in the nineteenth century.

primary education; religious colleges; the imperial court


Reconnaissant que la construction de la forme scolaire moderne s'est produite par différentes entreprises des forces diverses, on avons cherché sur les initiatives de l'enseignement privé promus par l'Église catholique dans la Cour impériale. A partir des annonces de Almanak Laemmert et diverses informations du journal O Apóstolo on a pu trouver des traces sur la structure physique, les plans d'études et les valeurs recueillies par ces collèges. Instituant comme découpage chronologique les années 1870 et 1880, qui comprennent le temps de la réforme Leôncio de Carvalho (1879), visent également à réfléchir sur les relations établis entre l'État l'impériale et de l'Église catholique, notant des articulations entre public et privé, phénomène qui va au-delà de la société du 19e siècle.

enseignement primaire; collèges religieuses; cour imperial


  • CARVALHO, Carlos Henrique de; NETO, Wenceslau Gonçalves (orgs.). Estado, igreja e educação: o mundo ibero-americano nos séculos 19 e 20. Campinas, São Paulo: Alínea, 2010.
  • FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Revista Educação & Pesquisa São Paulo, v. 30, n. 1, 2004, p. 139-159.
  • FILHO, Geraldo Inácio; RIBEIRO, Viviane. Escola pública versus escola confessional: as escolas presbiterianas rurais na região do Alto Parnaíba, MG. Cadernos de História da Educação, Uberlândia: UFU, n. 3, 2004, p. 167-175.
  • GOMES, Daniela Gonçalves. As ordens terceiras em Minas Gerais: suas interações e solidariedades no período ultramontano (1844-1875). Revista Brasileira de História das Religiões Maringá: Anpuh, v. 1, n. 3. Maringá, 2009.
  • GÓMEZ, Antonio Castillo. Historia de la cultura escrita: ideas para el debate. Revista Brasileira de História da Educação São Paulo: SBHE, n. 5, 2003, p. 93-124.
  • GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra Frota. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
  • GONDRA, José Gonçalves; TAVARES, Pedro Paulo Hausmann. A Instrução reformada: ações de Couto Ferraz nas províncias do Espírito Santo, Rio de Janeiro e na Corte Imperial (1848-1854). CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3, 2004, Curitiba. Anais ... Curitiba: SBHE, 2004.
  • GOULEMONT, Jean Marie. As práticas literárias ou a publicidade do privado. In: ARIÈS, Philippe e CHARTIER, Roger (org.). História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991, p. 359-397.
  • LE GOFF, Jacques. Memória. História. Lisboa: Imprensa Nacional, 1984.
  • LIMEIRA, Aline de Morais. O comércio da instrução no século 19: colégios particulares, propagandas e subvenções públicas. Rio de Janeiro: Uerj, 2010. 282f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo saquarema  São Paulo: Hucitec, 2004.
  • TAVARES, Mauro Dillmann. Progresso e civilização à luz ultramontana: jornais católicos no Sul do Brasil - Porto Alegre, século 19. Revista História. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, n. 12, 2006.
  • TAVARES, Kelly Chaves. Solidariedades, contendas e mediações: pactos entre a Igreja Católica e o Estado em torno da Lei do Ventre Livre no Pará (1871-1880). In: Revista Brasileira de História das Religiões Maringá: Anpuh, v. 3, n. 9, 2011, p. 29-44.
  • TORRES, João Camilo de Oliveira. Historia das idéias religiosas no Brasil e a sociedade brasileira. São Paulo: Grijalbo, 1968.
  • SANTOS, Hércules Pimenta dos. Católicos e protestantes: escolas confessionais fundadas por missionários estrangeiros em Belo Horizonte (1900-1950). Belo Horizonte: UFMG, 2010. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais.
  • SCHUELER, Alessandra; LIMEIRA, Aline de Morais. Ensino particular e controle estatal: a reforma Couto Ferraz (1854) e a regulação das escolas privadas na Corte imperial. Revista HISTEDBR on-line, Campinas: Unicamp, v. 32, 2008, p. 48-64.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    10 Mar 2012
  • Aceito
    11 Jul 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com