Acessibilidade / Reportar erro

Cultura pedagógica e formação de professores: a biblioteca da escola normal de Piracicaba (1911-1920)

Cultura pedagógica y formación de profesores: la biblioteca de la escuela normal de Piracicaba (1911-1920)

Educational culture and teachers training: the library of normal school of Piracicaba (1911-1920)

Culture pédagogique et formation d'enseignants: la bibliothèque de l'école normale de Piracicaba (1911-1920)

Resumos

Pensando a biblioteca da escola de formação de professores como espaço de organização de cultura pedagógica, este artigo tem como objeto a biblioteca da Escola Normal de Piracicaba, interior de São Paulo, entre os anos de 1911 e 1920. Constituída ao longo do ciclo de vida da Escola Complementar de Piracicaba (1896-1911), e oficializada a partir de 1911, a biblioteca, além de espaço de formação do professor da Escola Normal e do aluno-leitor, teve o papel de organizar e disseminar uma determinada cultura pedagógica ao selecionar, ordenar e disponibilizar um conjunto de saberes, próprios da profissão docente. Sobre o estudo da cultura pedagógica incide a análise desta biblioteca.

cultura pedagógica; biblioteca escolar; escola normal


Pensando en la biblioteca de la escuela de formación de profesores como espacio de organización de cultura pedagógica, este artículo tiene como objeto la biblioteca de la Escuela Normal de Piracicaba, interior de São Paulo, entre los años de 1911 y 1920. Constituida a lo largo del ciclo de vida de la Escuela Complementar de Piracicaba (1896-1911) y oficializada a partir de 1911, la biblioteca, además de espacio de formación del profesor de la Escuela Normal y del alumno-lector, tendrá el papel de organizar y diseminar una determinada cultura pedagógica al seleccionar, ordenar y disponer un conjunto de saberes, propios de la profesión docente. Sobre el estudio de la cultura pedagógica incide el análisis de esta biblioteca.

cultura pedagógica; biblioteca escolar; escuela normal


Thinking the library at training school for teachers as a space that organizes the educational culture, this paper has as its object the library of Normal School of Piracicaba, interior of São Paulo, between the years 1911 and 1920. Constituted along the life cycle of Complementary School of Piracicaba (1896-1911) and officialized starting from 1911, the library, besides being a place for teaching education at Normal School and for the student-reader, plays the role of organizing and disseminating a particular educational culture when select, order and deliver a group of knowledge proper to the teaching profession. About the study of educational culture focuses the analysis of this library.

educational culture; school library; normal school


Cet article a pour objet la Bibliothèque de l'École Normale de Piracicaba, à l'intérieur de São Paulo, entre les années 1911 et 1920, parce qu'elle représente un lieu de formation d'enseignants et organisation de culture pédagogique. Cette Bibliothèque qui a été constituée au long du cycle de vie de l'École Complémentaire de Piracicaba (1896-1911) et officialisée à partir de 1911 aura le rôle d'organiser et disséminer une certaine culture pédagogique en raison de sélectionner, trier et distribuer un ensemble de connaissances propres à la profession enseignante. Elle symbolise un espace de formation de l'enseignant de l'École Normale et de l'élève-lecteur. L'étude de la culture pédagogique se concentre sur l'analyse de cette bibliothèque.

culture pédagogique; bibliothèque scolaire; école normale


  • BOTO, Carlota. A arte de tornar ciência o ofício de ensinar: compêndios pedagógicos de Augusto Coelho. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30, 2007, Caxambu. Anais ... Caxambu: Anped, 2007.
  • CALKINS, Norman Alisson. Primeiras lições de coisas: manual de ensino elementar para uso de paes e professores. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1886.
  • CAMPOS, Agostinho de. Casa de pais, escola de filhos Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1917.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A caixa de utensílios e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura. In: VIDAL, Diana Gonçalves; HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. Tópicas em história da educação São Paulo: Edusp, 2001, p. 137-168.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de; FREITAS, Marcos Cesar; MOGARRO, Maria João; PINTASSILGO, Joaquim (org.). História da Escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais. Lisboa: Colibri/Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2006.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de e TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Os sentidos da forma: análise material das coleções de Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. In: OLIVEIRA, Marcus A. T. Cinco estudos em história e historiografia da educação Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 89-110.
  • CAVALCANTI, Adolfo. Curso de zootechnia geral e especial São Paulo: Typographia do Diário Oficial de São Paulo, 1902.
  • CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos 14 e 18. Brasília: UnB, 1994.
  • DEAECTO, Marisa Midori. A livraria Francisco Alves em São Paulo. SEMINÁRIO DE LIVRO E DA HISTÓRIA EDITORIAL, 1, 2004, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa/UFF, 2004. Disponível em: <http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br/pdf/marisamidori.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2009.
  • ELIAS NETTO, Cecílio. Memorial de Piracicaba. Século 20. Piracicaba: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba/Jornal de Piracicaba/Unimep, 2000.
  • FAUSTINO, Honorato. O ensino activo nas escolas normaes e complementares. Revista de Educação, v. 1, n. 2, 1921, p. 71.
  • GONDRA, José Gonçalves. Olhos na América: uma leitura dos relatórios de C. Hippeau. Educar Curitiba: UFPR, n. 19, 2002, p. 161-185.
  • HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. Lourenço Filho em Piracicaba. In: SOUSA, Cynthia Pereira de (org.). História da educação: processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras, 1998, p. 95-112.
  • JACOB, Christian; BARATIN, Marc (orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
  • LOURENÇO Filho, Rui (org.). Lourenço Filho, Manoel Bergstrom: a formação de professores - da escola normal à escola de educação. Brasília: Inep, 2001.
  • NERY, Ana Clara Bortoleto. Divulgando práticas e saberes: a produção de impressos pelos docentes das Escolas Normais do Brasil (1911-1950). Marília: M3T, 2007.
  • NERY, Ana Clara Bortoleto; SILVA, Emerson Correia da. O periódico Excelsior! (1911-1916) como ponto de observação do campo de formação de professores Série Estudos, Campo Grande: UCDB, v. 26, 2008, p. 175-186.
  • NÓVOA, António (coord.) Dicionário de educadores portugueses Porto: ASA, 2003.
  • RAZZINI, Marcia de Paula Gregório. A produção didática da Tipografia Siqueira: caminhos de pesquisa. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 19, 2006, Brasília. Anais ... São Paulo: Intercom, 2006.
  • RODRIGUES, João Lourenço. Annuario do Ensino São Paulo: Diretoria Geral da Instrução Pública, 1909.
  • SOUZA, Luciene Soares de. Bibliotecas e grupos escolares: práticas educativas na cultura escolar de São Paulo (1890-1920). CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 5, 2008, Aracaju. Anais ... Aracaju: SBHE, 2008.
  • TANURI, Leonor Maria. O ensino normal do estado de São Paulo 1890-1930 São Paulo: USP, 1979.
  • TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleção atualidades pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial (1931-1981). São Paulo: PUCSP, 2001. 295f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • VALDEMARIN, Vera Teresa. O conhecimento do mundo: um estudo sobre concepções epistemológicas e sua aplicação escolar. Perspectiva Florianópolis: UFSC, v. 16, n. 29, 1998, p. 75-109.
  • VASCONCELOS, Faria de. Lições de pedologia e de pedagogia Lisboa: Antiga Casa Bertrand, s/d.
  • VIDAL, Diana Gonçalves. Bibliotecas escolares: experiências escolanovistas nos anos de 1920-1930. In: MENESES, Maria Cristina. Educação, memória, história Campinas: Mercados das Letras, 2004, p. 187-212.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    19 Jun 2012
  • Aceito
    08 Dez 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com