Acessibilidade / Reportar erro

Cultura escolar e cultura política: projeto de nacionalização e o jornal escolar A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945)

The culture of school and political culture: the nationalization project and the school newspaper A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945)

Culture scolaire et culture politique: le projet de nationalisationet le journal scolaire A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945)

Cultura escolar y cultura política: proyecto de nacionalizacióny el periódico escolar A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945)

Resumos

O presente artigo problematiza as relações estabelecidas entre o projeto político de nacionali-zação em Santa Catarina e as práticas escolares a partir da análise do jornal escolar A Criança Brasileira. Esse periódico foi publicado por 27 anos, de 1942 a 1968, assinado sempre por alunos do Primário e do Curso Complementar do Grupo Escolar Lauro Müller, inaugurado em 1912, em Florianópolis. Para essa discussão foram selecionados os números publicados entre 1942 e 1945. Tal escolha foi feita em razão dos temas privilegiados: biografias, datas comemorativas, notícias do cotidiano da escola, principalmente aquelas referentes às associações auxiliares, que evidenciam as práticas nacionalistas do período. Essas questões serão interpretadas a partir das noções de cultura política e de cultura escolar. Postula-se que o entrecruzamento dessas noções permitirá melhor compreender a permeabilidade entre as práticas políticas e as práticas escolares cotidianas, bem como quais normas e valores contribuíram para determinar as representações que os sujeitos e coletividades do passado fizeram de si mesmos e intentaram legar ao futuro.

cultura escolar; cultura política; nacionalização


This article presents the issue of relations established between the political nationalization project in the state of Santa Catarina and school practices, departing from the analysis of A Criança Brasileira, a school newspaper. Such newspaper was published for 27 years (from 1942 to 1968), being always signed by Elementary and Complementary school students of a state school, Grupo Escolar Lauro Müller, established in 1912 in the city of Florianópolis. For the present discussion, issues published between 1942 and 1945 have been selected. Such choice has been done based on the privileged topics of the period: Biographies, celebratory dates, school life news - particularly those related to aid institutions that bring to light nationalist practices. Such issues will be interpreted based on notions of political culture, and the culture of school environments. The intertwining of such notions is postulated to avail a better understanding of how political practices permeate quotidian school practices, as well as which norms and values have contributed to determining a representation that past subjects and collectivities have made of themselves, and have attempted to leave as future legacy.

culture of school; political culture; nationalization


Cet article questionne les relations établies entre le projet politique de nationalisation en Santa Catarina et les pratiques scolaires à partir de l'analyse du journal scolaire A Criança Brasileira. Ce périodique a été publié pendant 27 ans, de 1942 à 1968. Il a toujours été rédigé par des élèves de l'enseignement primaire et par des élèves du cours complémentaire du groupe scolaire Lauro Müller, qui existe depuis 1912 à Florianópolis. Dans le cadre de cette discussion, des publications entre 1942 et 1945 ont été sélectionnées. Ce choix se justifie par des thèmes qui ont été abordés durant cette période comme des biographies, dates commémoratives et nouvelles du quotidien de l'école, à savoir les nouvelles des associations auxiliaires qui mettaient en relief les pratiques nationales. Ces questions seront interprétées à partir de la notion de la culture politique et de la culture scolaire. On suppose que l'entrecroisement de ces notions permettra de mieux comprendre la perméabilité qui existe entre les pratiques politiques et les pratiques scolaires quotidiennes. Aussi, il permettra de mieux saisir quelles normes et valeurs ont contribué à déterminer la représentation que les sujets et les collectivités ont eu d'eux-mêmes auparavant. Il sera également possible de voir quelles normes et valeurs qu'ils ont essayé de transmettre à l'avenir.

culture scolaire; culture politique; nationalisation


A partir del análisis de periódico escolar A Criança Brasileira, este artículo problematiza las relaciones establecidas entre el proyecto político de nacionalización en Santa Catarina y las prácticas escolares. Dicho periódico fue publicado a lo largo de 27 años, de 1942 a 1968, firmado siempre por alumnos de enseñanza básica y del Curso Complementario del Grupo Escolar Lauro Müller, inaugurado en 1912 en Florianópolis. Para la presente discusión, se han seleccionado los números publicados entre 1942 y 1945. Esta elección se dio en función de los temas privilegiados: biografías, fechas conmemorativas, noticias del cotidiano escolar, principalmente las que se refieren a las asociaciones auxiliares, que evidencian prácticas nacionalistas en ese periodo. Estas cuestiones se interpretarán partiendo de las nociones de cultura política y cultura escolar. Se postula que el entrecruce de estas nociones permitirá comprender mejor la permeabilidad entre las prácticas políticas y las prácticas escolares cotidianas, así como cuáles las normas y valores que contribuyeron para determinar las representaciones que los sujetos y colectividades del pasado han hecho de si mismos y trataron de dejar para el futuro.

cultura escolar; cultura política; nacionalización


  • ABREU, Martha; SOIHET, Raquel e GONTIJO, Raquel (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
  • BASTOS, Maria Helena Câmara. As revistas pedagógicas e a atualização do professor: a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: CATANI, Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 2002, p. 47-75.
  • BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (orgs.). Para uma história cultural Lisboa: Estampa, 1998, p. 349-363.
  • CAMPOS, Cynthia Machado. As intervenções do Estado nas escolas estrangeiras de Santa Catarina na era Vargas. In: BRANCHER, Ana (org.). História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004, p. 149-151.
  • CERTEAU, Michel de. A escrita da história Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
  • CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 24, 2011, p. 15-29.
  • CUNHA, Maria Teresa Santos. Mensageiro de sociabilidades: estudo sobre um jornal escolar infantil (Florianópolis, 1946-1952). In: MORGA, Antônio Emílio (org.). História, cidade e sociabilidade Itajaí: Casa Aberta, 2011, p. 235-250.
  • FALCÃO, Luiz Felipe. A guerra interna (integralismo, nazismo e nacionalização). In: BRANCHER, Ana (org.). História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004, p. 167-198.
  • FÁVERI, Marlene de. Memórias de uma (outra) guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina. Itajaí: Univali; Florianópolis: UFSC, 2004.
  • FERNANDES, Rogério. Cultura de escola: entre as coisas e as memórias. Pro-posições, v. 16, n. 1, 2005, p. 19-39.
  • GOMES, Ângela de Castro. Cultura política e cultura histórica no Estado Novo. In: ABREU, Martha; SOIHET, Raquel; GONTIJO, Raquel (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 43-63.
  • JORNAL A CRIANÇA BRASILEIRA Órgão mensal do grupo Escolar Lauro Müller, 1942 a 1945. Acervo Museu da Escola Catarinense - Udesc.
  • JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação São Paulo: SBHE, n. 1, 2001, p. 9-43.
  • LE GOFF, Jacques. História e memória Campinas: Unicamp, 2003.
  • LINS, Isabel da Silva. O valor da experiência: o relato de uma vida dedicada à educação. Florianópolis: do Autor, 2002.
  • LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas São Paulo: Contexto, 2006, p. 111-153.
  • OTTO, Franciele. As associações auxiliares da escola e a forma de transmissão das dimensões valorativa e moral da sociedade catarinense: o caso das Ligas da Bondade (1935-1950). São Paulo: USP, 2012. 213f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.
  • PINHEIRO, Ana Regina. Escola Caetano de Campos: escola paulista, escola vanguardeira. Campinas: Unicamp, 2008. 219f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Campinas.
  • RELATÓRIO DE INSPEÇÃO ESCOLAR. In: Livro de visitas de autoridades escolares do Grupo Escolar Lauro Müller, 18 de agosto de 1942. Acervo Museu da Escola Catarinense - Udesc.
  • RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
  • SILVA, Cristiani Beretada; FLORES, Bernardete Ramos. Gênero e nação: a Série Fontes e a virilização da raça. História da Educação, Pelotas: Asphe, v.14, n. 32, 2010, p. 77-108.
  • TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Uma vez normalista, sempre normalista: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (1911-1935). Florianópolis: Insular, 2008.
  • TEIVE, Gladys Mary Ghizoni; DALLABRIDA, Norberto. A escola da república: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas: Mercado de Letras, 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    07 Ago 2012
  • Aceito
    29 Nov 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com