Acessibilidade / Reportar erro

O jornal escolar O Estudante Orleanense: não podemos tornar as crianças felizes, mas podemos fazê-las felizes tornando-as boas (Santa Catarina, 1949-1973)

Periódico escolar O Estudante Orleanense: no podemos hacerlos niños feliz, pero pueden hacer los feliz niños buenos (Santa Catarina, 1949-1973)

School newspaper O Estudante Orleanense: we can not making children happy, but can do them happy becoming the good (Santa Catarina,1949-1973)

Journal de l'école O Estudante Orleanense: nous ne pouvons faire pour enfants heureux, mais peut faire les heureux devenir le bon (Santa Catarina,1949-1973)

Resumos

A idéia de pesquisar sobre o jornal O Estudante Orleanense surgiu no momento em que encontramos vários números do impresso no acervo da EEB Costa Carneiro, localizada no município de Orleans/SC, em uma das etapas de implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. À época (2010), deparamo-nos com 57 exemplares, além de um livro de atas da Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. Este artigo se propõe a dar visibilidade às práticas e saberes estudantis, mas, principalmente, compreender a contribuição destes instrumentos informais de educação, jornal e associação, à cultura escolar constituída neste educandário entre os anos de 1949 e 1973, no que concerne ao processo civilizador em curso com a instalação do grupo escolar em nível nacional, estadual e local.

jornal escolar; cultura escolar; processo civilizador


La idea de investigar el diario O Estudante Orleanense fue cuando nos encontramos con varios números impresos de la colección de la EEB Costa Carneiro, ubicado en la ciudad de Orleans/SC en una de las etapas de la implementación del Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. En el momento (2010), nos encontramos con 57 copias, además de un libro de actas de la Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. En este artículo se pretende dar visibilidad a las prácticas de los estudiantes y el conocimiento, pero sobre todo para entender la contribución de estos instrumentos de educación informal - diario y asociación - y la cultura de la escuela hizo esta raza entre los años 1949 y 1973, en relación con el proceso de civilización en marcha con la instalación de la escuela primaria a nivel nacional, estatal y local.

periódico escuelar; cultura escolar; proceso civilizador


The idea of researching the newspaper O Estudante Orleanense emerged when we found several numbers printed in the collection of EEB Costa Carneiro, located in the city of Orleans/SC in one of the stages of implementation of the Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. At the time (2010), found 57 copies, plus a minute book of the Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. This article proposes to give visibility to student practices and knowledge, but mainly to understand the contribution of these instruments informal education - newspaper and association - the school culture made this educational institution between the years 1949 and 1973, regarding the civilizing process underway with the installation of the primary school at the national, state and local.

school journal; culture school; civilizing process


L'idée de rechercher le journal O Estudante Orleanense est venue quand nous avons trouvé plusieurs numéros imprimés de la collection EEB Costa Carneiro, situé dans la ville d'Orléans/SC dans l'une des étapes de la mise en œuvre du Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina. A l'époque (2010), nous sommes confrontés à 57 exemplaires, plus un livre des minutes de Associação Jornal Escolar O Estudante Orleanense. Cet article vise à donner une visibilité aux pratiques des étudiants et des connaissances, mais surtout de comprendre la contribution de ces instruments éducation informelle, journal et association, et de la culture scolaire fait cette race entre les années 1949 et 1973, en ce qui concerne le processus de civilisation en cours avec l'installation de l'école primaire à l'échelon national, étatique et local.

école journal; école de la culture; processus civilisatrice


  • ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine: testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1995.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 10 de abril de 1949.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia Reunião realizada em 25 de abril de 1950.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 25 de maio de 1950.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 10 de julho de 1950.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 30 de agosto de 1950.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 30 de setembro de 1950.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 25 de abril de 1951.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 19 de março de 1955.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 10 de junho de 1956.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 14 de novembro de 1956.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 10 de novembro de 1958.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 20 de agosto de 1959.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 3 de junho de 1960.
  • ASSOCIAÇÃO AUXILIAR JORNAL ESCOLAR "O ESTUDANTE ORLEANENSE". Grupo Escolar Costa Carneiro. Ata da reunião realizada no dia 15 de dezembro de 1966.
  • ELIAS, Norbert. O processo civilizador Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
  • GASPAR da SILVA, Vera Lucia. Vitrines da República: Os Grupos Escolares em Santa Catarina (1889-1930). CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6, 2006, Uberlândia, Anais ... Uberlândia: SBHE/UFU, 2006.
  • JULIA, Dominique. Documenti della scrittura infantile in Francia. In: ANTONELLI, Quinto e BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine: testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1995, p. 5-24.
  • MIGNOT,Ana Chrystina Venancio. Vitrine de guardados: exposições de escritas ordinárias como estratégia de preservação da memória escolar. Resgate, São Paulo, n. 14, 2005. Disponível em <http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/195/196>. Acesso em: 8 ago., 2001.
  • NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo, n.10, 1993, p. 7-28.
  • NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. In: Teoria e Educação Porto Alegre, n. 6, 1992, p. 151-182.
  • SANTA CATARINA, Circular n. 32, Florianópolis, 2 de abril de 1943. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.
  • SANTA CATARINA. Decreto n. 2.991, 28 de abril de 1944. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.
  • SANTA CATARINA. Decreto n. 3735, de 17 de dezembro de 1946. Acervo do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.
  • SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do longo século XX brasileiro. In: SAVIANI, Dermeval; ALMEIDA,Jane de; VALDEMARIN, Vera Teresa; SOUZA, Rosa de. O legado educacional do século XX no Brasil Campinas: Autores Associados, 2006, p. 9-57.
  • SOUZA, R. F. Lições da escola primária: um estudo sobre a cultura escolar paulista ao longo do século 20. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3, 2004, Curitiba, Anais Curitiba: SBHE, 2004.
  • VIÑAO FRAGO, Antônio. El espacio y el tiempo escolares como objeto histórico. Contemporaneidade e Educação Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada, n. 7, 2000, p. 93-110.
  • VIDAL, Diana Gonçalves. Da caligrafia à escrita: experiências escolanovistas com caligrafia muscular nos anos 30. Rev. Fac. Educ, São Paulo, v. 24, n. 1, 1998. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100009& lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 5 ago., 2012.
  • VIDAL, Diana Gonçalves. Apresentação. In: O acervo escolar: organização e cuidados básicos. São Paulo: Centro de Memória da Educação, 2004.
  • ZEN, Mariane Werner. Brasileiros pelas letras: atividades de associações auxiliares da escola no grupo escolar Alberto Torres (1941-1959) - Brusque/Santa Catarina.
  • CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6, 2006, Uberlândia, Anais ... Uberlândia: SBHE, 2006.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    14 Ago 2012
  • Aceito
    28 Mar 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com