Acessibilidade / Reportar erro

Folhas voláteis, papéis manuscritos: o pelotão de saúde no jornal infantil Pétalas (Colégio Coração de Jesus - Florianópolis/SC, 1945-1952)

Feuilles de volatiles, papier manuscrits: le journal sante pour enfants Petalas (Colégio Coração de Jesus - Florianópolis/SC, 1945-1952)

Volatile sheets, manuscript papers: the platoon of health in Petals childish journal (Colégio Coração de Jesus - Florianópolis/SC, 1945-1952)

Hojas volátiles, papeles manuscritos: el pelotón de salud en periódico Pétalas (Colégio Coração de Jesus - Florianópolis/SC, 1945-1952)

Resumos

O jornal Pétalas Infantil era uma produção manuscrita, feita em folhas avulsas, realizada pelas alunas do curso primário do Colégio Coração de Jesus, uma instituição religiosa e feminina de Florianópolis/SC, e cujos exemplares, entre 1945 e 1952, foram conservados em um acervo pessoal. O texto deste estudo centra-se na análise dos artigos e comentários que expressavam preceitos veiculados pelo pelotão de saúde, uma associação complementar da escola, legitimada por lei e cujo propósito era auxiliar na criação e manutenção de princípios higiênicos como integrantes da cultura escolar do período. O artigo vincula-se ao campo de pesquisa da História da Educação e da cultura escrita entendidas, ambas, como produções discursivas e escolares de um determinado tempo e lugar que, tanto pelos suportes em que se apresentam à leitura, como pelos preceitos higienistas e cívicos que punham em circulação, permitem pensar a importância desse material na construção de uma memória para o reconhecimento de diferentes práticas, costumes, rituais, ações que integravam o ambiente escolar do período em pauta.

jornal infantil; pelotão de saúde; higiene e cultura escolar


El periódico Pétalas era un manuscrito producido por los niños, realizada en una sola hoja, celebrada por los alumnos de la escuela primaria del Sagrado Coração de Jesus, una institución religiosa y la hembra de Florianópolis/SC y cuyo ejemplar, entre 1946 y 1952, se mantuvieron en una colección personal. Este estudio se centró en el análisis de los artículos y comentarios que expresó preceptos transmitidos por el pelotón de salud, una asociación de escuela, legitimada por la ley, y cuyo propósito era ayudar en la creación y mantenimiento de los principios higiénicos como parte de la cultura escolar del período. El artículo se vincula con el campo de búsqueda de la historia de la educación y la cultura escrita, tanto como escritura entendían discursiva y producciones de la escuela de una determinada hora y lugar que tanto por los soportes en se presentan en la lectura, por cívicos y preceptos higienistas que puso en movimiento, permiten pensar en la importancia de este material en la construcción de una memoria de reconocimiento de las diferentes prácticas, costumbres, rituales, actos que fueron parte del ambiente escolar del período.

diario infantil; pelotón de la salud; la higiene y la escuela


Petals Childish journal was a handwritten production, made in single sheets of paper, held by the students of the primary school Coração de Jesus, a religious institution for girls in Florianópolis/SC and who's exemplary, between 1946 and 1952, were kept in a personal collection. This study focused on the analysis of the articles and comments that expressed precepts conveyed by the platoon of health, a complementary association of the school, legitimized by law, and whose purpose was to assist in the creation and maintenance of hygienic principles as part of the school culture of the period. The article connects to the search field of the history of education and education's history, both understood as writing discursive and school productions of a determined time and place that, as much by the stand in with it is presented to reading, as much as by the hygienist and civic precepts it laid in circulation, allow you to think of the importance of this material in the construction of a memory for the recognition of different practices, customs, rituals, actions that were part of the school ambient of the period.

childish journal; platoon of health; hygiene and school culture


Le jounal Pétalas pour enfants était un manuscrit faite dans une feuille unique, tenu par les élèves de l'école primaire du Sagrado Coração de Jeses, une institution religieuse et femalle de Florianópolis/SC; leurs exemplaires, pendant les annés de 1946 et 1952, étaient conservés dans une collection personnelle. Cette étude a porté sur l'analyse des articles et des commentaires qui expriment les préceptes transmis par le peloton de la santé, une association de l'école, légitimé par la loi, et dont le fonction est d'aider à la création et au maintien des principes de l'hygiène dans le cadre de la culture de l'école de la période. L'article est situé vers le champ de recherche de l'histoire de l'éducation et la culture écrit, et enténd les deux comme écriture discursive et productions de l'école d'un particulier temps et lieu qui, pour les prend en charge que se présentent à la lecture, pour civique et préceptes hygiénistes mis en mouvement, nous permettent de penser que l'importance de ce materiél dans la construction d'une mémoire pour la reconnaissance des différentes pratiques, les rituels, les actions qui faisaient partie du milieu de la période scolaire.

journal des enfants; peloton de la santé; l'hygiène et l'école


  • BASTOS, Maria Helena Camara. As revistas pedagógicas e a atualização do professor: a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In. Catani, Denice Barbara e BASTOS, Maria Helena Camara. Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997, p. 47-75.
  • BASTOS, Maria Helena Camara; STEPHANOU, Maria. Da sensibilidade das mãos à harmonia da escrita: memórias, artefatos e gestos da caligrafia na história da educação. In: TRINCHÃO, Gláucia Maria da (org.). A caligrafia e a escrita: do desenho das belas letras à livre expressão do desenho da escrita. Feira de Santana: UFS, 2012.
  • CARVALHO, Marta. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação. (1924-1931). Bragança Paulista: USF, 1998.
  • CASTILLO GÓMES, António (coord.). Historia de la cultura escrita: del Próximo Oriente Antiguo a la sociedad informatizada. Madrid: Trea, 2002.
  • CASTILLO GÓMES, António; SIERRA BLAS, Verónia. Mis primeros passos: alfabetización, escuela y usos cotidianos de la escritura (siglos XIX y XX). Madrid: Trea, 2008.
  • CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1989.
  • COSTA, Jurandir Freire. Ordem médica e norma familiar Rio de Janeiro: Graal, 1999.
  • CUNHA, Maria Teresa Santos. Mensageiro de sociabilidades: estudo sobre um jornal escolar infantil (Florianópolis, 1946-1952). In: MORGA, Antônio. História, cidade e sociabilidade Itajaí: Casa Aberta, 2011, p. 235-250.
  • DECRETO n. 3735, de 17 de dezembro de 1946. Regulamento para os estabelecimentos de ensino primário no Estado de Santa Catarina. Florianópolis, Imprensa Oficial, 1946.
  • FIORI, Neide Almeida. Aspectos da evolução do ensino público: ensino público e política de assimilação cultural no Estado de Santa Catarina nos períodos Imperial e Republicano. Florianópolis: UFSC/Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, 1991.
  • GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (org.). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
  • HEINZ, Flávio M. (org.). Por uma outra história das elites Rio de Janeiro: FGV, 2006.
  • JORNAL INFANTIL PÉTALAS. (Manuscrito). Colégio Coração de Jesus. Exemplares de 1945,1946, 1947, 1948, 1950, 1951 e 1952.
  • MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Uerj, 2008.
  • PERES, Eliane; TAMBARA, Elomar (orgs.). Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX e XX). Pelotas: Seiva, 2003.
  • RAMOS, Francisco Régis Lopes. As utilidades do passado na biografia dos objetos. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; RAMOS, Francisco Régis Lopes (org.). Futuro do pretérito: escrita da história e história do museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito Alencar, 2010.
  • REVISTA DO ENSINO/RS. Maio, 1952, n. 6.
  • REVISTA PÉTALAS. Colégio Coração de Jesus. Florianópolis: Tipografia dos Artífices. 1933.
  • ROCHA, Heloisa Helena Pimenta. Prescrevendo regras de bem viver: cultura escolar e racionalidade científica. Cadernos Cedes, Campinas: Unicamp, n. 52, 2000, p. 55-73.
  • SOUZA, Rosa Fátima. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Unesp, 1998.
  • SOUZA, Rosa Fátima. História da cultura material escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários Históricos. São Paulo: Cortez, 2008, p. 163-191.
  • VIDAL, Diana Gonçalves; GVIRTZ, Silvina. O ensino da escrita e a conformação da modernidade escolar: Brasil e Argentina, 1880-1940. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: Anped, n. 8, 1998, p. 13-30.
  • VINÃO FRAGO, Antonio. Leer y escribir: historia de dos practicas culturales. México: Voces y Vuelos, 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    10 Ago 2012
  • Aceito
    19 Dez 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com