Acessibilidade / Reportar erro

Antropologia católica e história da Itália

Resumos

A presença da essência católica na sociedade italiana é tão penetrante, a ponto de ela se ter tornado quase invisível, natural, como o ar que se respira. Não é por acaso que parcela significativa da historiografia do Estado moderno tenha dedicado a sua atenção a períodos anteriores, principalmente aos séculos XV e XVI, quando o Estado moderno nascia nas grandes monarquias europeias, deixando a Itália para trás. A historiografia da Igreja, muitas vezes, também concentrou suas atenções sobre a heresia e o debate anterior ao Concílio de Trento, e não sobre a Igreja que veio a se consolidar no período posterior. Seria positivo, portanto, indagar não tanto sobre o que foi dito ou pensado sobre as relações entre leigos e católicos, ou entre instituições do Estado e autoridades eclesiásticas. Quero propor algumas indagações sobre os efeitos sobre o senso comum relativo à política e à justiça que a presença paralela do Estado e da Igreja produziu na mentalidade dos cidadãos, convencido de que existe uma antropologia católica que torna o senso comum um terceiro personagem importante na história das relações entre Estado e Igreja.

catolicismo; sociedade italiana; sistema político; sistema jurídico.


The essence of the Catholic presence in Italian society is so pervasive to the point it has become almost invisible, natural, as the air we can breathe. It is no coincidence that a significant portion of the historiography of the modern state has devoted its attention to earlier periods, especially the XV and XVI centuries, when the modern state was born in the major European monarchies, leaving Italy behind. The historiography of the Catholic Church, many times, also focused its attention on the heresy and the debate before the Trent Council, and not the Church that came to be consolidated in the later period. It would be good, to ask not so much about what was said or thought about the relationship between laics and Catholics, or between institutions of state and church authorities. I propose some questions about the effects on the common sense on the politicy and justice that the parallel presence of the State and the Church produced in the mentality of people, convinced that there is a Catholic anthropology. It makes common sense the third main character in the relation´s story between state and church.

Catholicism; Italian society; political system; legal system.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1
    C. DIONISOTTI, Chierici e laici. In: Geografia e storia della letteratura italiana. Turim: Einaudi, 1967, p. 88.
  • 2
    P.GINSBORG, L'Italia del tempo presente. Famiglia, società civile, Stato 1980-1996. Turim: Einaudi, 1998, p.187.
  • 3
    E. BANFIELD, The Moral Basis of a Backward Society. Glencoe, Ill., 1958 (tr. it.Le basi morali di una società arretrata. Bolonha: Il Mulino, 1976). Paradoxalmente, um conceito bastante genérico podia ser aplicado, ao contrário, mesmo a uma sociedade não católica: "Posso entender perfeitamente o que um protestante anglo-saxão experimenta diante da 'máquina papista', toda a antipatia que lhe é possível reunir, quando se dá conta da existência de um monstruoso aparato hierárquico administrativo que quer controlar a vida religiosa, dirigido por homens que recusam, por princípio, ter uma família. Uma burocracia de celibatários, pois. E isso não pode deixar de aterrorizá-lo, dado o seu senso de família e a sua aversão a qualquer controle burocrático". C. SCHMITT, Romischer Katholizismus und politische Form (1923), trad. it. Catollecesimo romano e forma politica. Milão: Giuffré, 1986, p. 32.
  • 4
    Refiro-me, a guisa de exemplo, a dois importantes livros de G. FILORAMO (org.), Teologie politiche. Modelli a confronto. Brescia: Morcelliana, 2005, e P. BETTIOLO-G.FILORAMO (org.), Il Dio mortale.Teologie politiche tra antico e contemporaneo. Brescia: Morcelliana, 2002.
  • 5
    Cf. Q. SKINNER, The Foundations of Modern Polítical Thought. vol. 2. The Age of Reformation. Cambridge: Cambridge University Press, 1978 (trad. it. Le origini del pensiero politico moderno.vol.2 L'età della Riforma. Bolonha: Il Mulino,1989). 6 F. SUAREZ, Tractatus de legibus ac Deo Legislatore 1. De natura legis. Madri: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas, 1971.
  • 6
    ID., I, III, 3, p. 38.
  • 7
    Sancti THOMAE de AQUINO, Summa Theologiae. Cinisello Balsamo: Edizioni Paoline, 1988, p. 1046.
  • 8
    SUAREZ, op. cit., I, III, 20, p. 61.
  • 9
    SUAREZ, op. cit. I, I, 3, p. 13.
  • 10
    SUAREZ, op. cit., I, VII, 14, p. 142.
  • 11
    SUAREZ, op. cit., ivi.
  • 12
    SUAREZ, op. cit., I, III, 20, p. 60.
  • 13
    Memory and Reconciliation: the Church and the Faults of the Past, dezembro 1999. Ver em http://www.vatican.va/roman_ curia/congregations/cfaith/documents/.
  • 14
    C. Schmitt, op. cit. passim.
  • 15
    P. PRODI, Il Concilio di Trento e il diritto canonico, in G. ALBERIGO-I.ROGGER (org.), Il concilio di Trento nella prospettiva del terzo millennio. Brescia: Morcelliana, pp. 267-285, citado em P. Prodi,Christianisme et monde moderne.Cinquante ans de recherches. Paris: Gallimard Seuil, 2006, pp. 283-4. As citações poderiam, porém, ser multiplicadas, sendo esta uma tese central no trabalho de Prodi.
  • 16
    P. PRODI, op. cit., ivi.
  • 17
    J. RATZINGER, Kirche, "Okumene und Politik. Neue Versuche zur Ekklesiologie, Einsielden, Johannes,1987 (trad. it. Chiesa, ecumenismo e política. Milão: Edizioni Paoline, 1987, p. 201, cit. In P. PRODI, op. cit., pp. 219-21).
  • 18
    N. GINZBURG, Serena Cruz o la vera giustizia. Turim: Einaudi,1990. Trata-se do caso de uma menina adotada ilegalmente e retirada, pelos juízes, da família que a havia adotado. Ginzburg citava polemicamente A. Galante Garrone, que escrevera: "Aplicar as leis existentes: ou que outra coisa hão de fazer os juízes de todo o mundo? É um princípio universal, presente na Idade Moderna, que triunfou com o Iluminismo e a Revolução Francesa... Me vem em mente aquilo que Salvemini gostava de lembrar: a afiada resposta de um grande juiz americano da Corte Suprema ao advogado que invocava justiça: 'Eu não estou aqui para fazer justiça, mas sim para aplicar a lei"' (La Stampa, 6 de maio de 1989).
  • 19
    Referência ao episódio que marcou o término do processo de unificação da Itália, em setembro de 1870. Nessa ocasião, as tropas do reino da Itália entraram em Roma exatamente pela Porta Pia, colocando um ponto final no poder temporal do papa (N. do T.).
  • 20
    A. MOLHO, Lo Stato e la finanza pubblica. Un'ipotesi basata sulla storia tardimedievale di Firenze, pp. 225-280, in G. CHITTOLINI, A. MOLHO, P. SCHIERA, Origini dello Stato. Processi di formazione statale in Itália fra medioevo ed età moderna. Bolonha: Il Mulino, 1994, p. 231. Molho remete, a esse respeito, a J. GIVEN, State and Society in Medieval Europe.
  • 21
    Gwynned and Languedoc Under Outside Rule. Ithaca, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2009
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org