Acessibilidade / Reportar erro

Unidade, coerção e desvio na literatura patrística pós-nicena: a ontologia moral e a condição judaica no pensamento de Agostinho de Hipona

Resumos

Este artigo analisa as práticas discursivas referentes às relações entre mito e filosofia no pensamento agostiniano sobre a condição judaica nos primeiros séculos medievais. Serão discutidos semânticas e alcances do pensamento mítico sobre o chamado "comportamento filosófico" pós-niceno, demonstrando fortes aproximações entre os dois campos da existência humana. A partir das ressignificações operadas nas práticas literárias dos séculos IV e V, os escritos agostinianos revelam que o mito e a filosofia passam a compor, conjuntamente, o universo identitário construído pela patrística clássica, ora identificado a partir de concepções em torno da divindade, da história e do ser.

patrística pós-nicena; Igreja Católica; neoplatonismo; judaísmo; heresia.


This paper analyzes the discursive procedures concerning the relationship between myth and philosophy in Augustinian thought on the Judaic condition in Early Middle Ages. Some semantic issues and the reach of mythical thought on the so-called post-nicene "philosophical behavior" will be debated, showing the considerable proximities between the two areas of human existence. Throughout the new meanings of literary practices established during the fourth and the fifth centuries, the Augustinian writings reveal that from then on myth and philosophy make up, together, the identitary universe built by classical patristics, which can be defined through concepts regarding divinity, History or the being.

post-nicene patristics; Catholic Church; Neoplatonism; Judaism; heresy.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1
    STOW, Keneth R. The augustinian equilibrium. In: _____. Alienated minority: the Jews of medieval latin Europe. Harvard University Press, 1992. p. 17-18.
  • 2
    COHEN, Jeremy. Living letters of the law: ideas of the Jew in medieval Christianity. S. Mark Taper Foundation Imprint in Jewish Studies; University of California Press, 1999. Ver também STOW, Keneth R. The augustinian equilibrium, op. cit.
  • 3
    STOW, K. The doctrine of Jewish witness. In: _____. Alienated minority, op. cit. p. 23-65.
  • 4
    Ibidem, p. 18.
  • 5
    AGOSTINHO DE HIPONA. A Cidade de Deus contra os pagãos. 3. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Federação Agostiniana Brasileira, 1990. v. 2, Livro 18, Capítulo XLVI, p. 365-366. (Coleção Pensamento Humano); AUGUSTINI HIPPONENSIS. De Civitate Dei adversus paganus. In: PATROLOGIA LATINA database. Paris: Garnier, 1844/1864. Patrologia de Jacques-Paul Migne. v. 42, Liber XVIII, Caput XLVI. (Série Latina).
  • 6
    Cf. GOFFMAN, Erving. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. p. 12-13.
  • 7
    CARNEIRO, M. L. T. O discurso das elites: versões sobre os excluídos. Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, 2003. Mimeografado.
  • 8
    Considera-se então que o pensamento agostiniano "(...) contribuiría de forma extraordinaria a una visión de la realidad del judaísmo que iba más allá del simple insulto y que, por ello, daría lugar a una posición antijudía cuyas consecuencias determinaron una mayor degradación del judío como elemento extraño, pero al mismo tiempo servil, dentro de la sociedad cristiana. En este sentido, la influencia de Agustín a través de su teoría del pueblo testigo sería decisiva primero en otros escritores cristianos y después en el fundamento ideológico del antijudaísmo medieval". GONZÁLEZ SALINERO, Raúl. El antijudaísmo cristiano occidental (siglos IV y V). Prólogo de Gonzalo Puente Ojea. Madri: Editorial Trotta, 2000. p. 204-205.
  • 9
    KIRSCHBAUM, Saul. Santo Agostinho: Confissões. Vértices, São Paulo, n. 3, p. 160-161, 2003.
  • 10
    Termo análogo a Dei na literatura agostiniana, neste artigo apresentamos o termo latino Verbum com sua inicial maiúscula.
  • 11
    AUGUSTINI HIPPONENSIS. De vera religione. In: PATROLOGIA LATINA database, op. cit. v. 42. AGOSTINHO DE HIPONA. A verdadeira religião. 3. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Federação Agostiniana Brasileira, 1990. (Coleção Pensamento Humano).
  • 12
    CANDAU, J. M.; GASCÓ, F.; RAMÍREZ de VERGER, A. (Ed.). La conversión de Roma. Cristianismo y paganismo.
  • 13
    Madri: Ediciones Clásicas, 2000. p. 100.
  • 14
    CASSIRER, Ernst. O mito do Estado. São Paulo: Códex, 2003. p. 110-112.
  • 15
    AUGUSTINI HIPPONENSIS. Confessiones, op. cit. v. 42, Liber VII, Caput 18. 15 Ibidem, Liber I, Caput 2.
  • 16
    Ibidem, Liber I, Caput 20.
  • 17
    Ibidem, Liber I, Caput 1.
  • 18
    Ibidem, Liber VII, Caput 19.
  • 19
    CHARTIER, R. Au bord de la falaise. L'Histoire entre certitudes et inquiétudes. Albin Michel, 1990. p. 89-90.
  • 20
    AGOSTINHO DE HIPONA. Cartas. In: OBRAS de San Agustín. Edición bilingüe. Madri: BAC, 1951. Carta 93, "A Vicente Rogatista (año 408)". Capítulo II, 6,8. AUGUSTINI HIPPONENSIS. EPISTOLA XCIII. In: PATROLOGIA LATINA database, op. cit. v. 33, Caput II, 6; Caput II, 8.
  • 21
    Cf. BOYARIN, Daniel. Israel carnal: lendo o sexo na cultura talmúdica. Rio de Janeiro: Imago, 1994. p. 13.
  • 22
    Ibidem.
  • 23
    AUGUSTINI HIPPONENSIS. Tractatus Adversus Iudaeos. In: PATROLOGIA LATINA database, op. cit. v. 42, Caput VII, 10.
  • 24
    Para esta questão ver a obra de SIMON, Marcel. Verus Israel: étude sur les relations entre chrétiens et juifs dans L'Empire Romain. Paris: Boccard, 1964.
  • 25
    AUGUSTINI HIPPONENSIS. Tractatus Adversus Iudaeos, op. cit. v. 42, Caput V, 6.
  • 26
    La polémique anti-juive. Caractères et méthodes. SIMON, Marcel. Verus Israel, op. cit. p. 165.
  • 27
    AUGUSTINI HIPPONENSIS. De correctione donasticorum liber. Epistola CLXXXV. In: PATROLOGIA LATINA database, op. cit. v. 33, Caput Primum, 11.
  • 28
    AGOSTINHO DE HIPONA. Cartas. In: OBRAS de San Agustín, op. cit. Carta 93, "A Vicente Rogatista (año 408)", Caput II, 10.
  • 29
    AUGUSTINI HIPPONENSIS. Confessiones, op. cit. v. 42, Liber VII, Caput 16.
  • 30
    AGOSTINHO DE HIPONA. Cartas, op. cit. Carta 93, "A Vicente Rogatista (año 408)", Caput V, 17.
  • 31
    AGOSTINHO DE HIPONA. Cartas, op. cit. Carta 93, "A Vicente Rogatista (año 408)", Caput IX, 28; Caput IX, 31.
  • 32
    EUSEBIO PANFILIO, O Bispo de Cesaréia. Historia eclesiastica. Edición bilingüe. Traducción, introducción y notas de Argemiro Velasco Delgado. Madri: BAC, 2001; EUSEBIUS. Ecclesiastical history. Cambridge: Harvard University Press, 1992. (Loeb Classical Library).
  • 33
    AUGUSTINI HIPPONENSIS. Confessiones, op. cit. Liber XIII, Caput V.
  • 34
    AGOSTINHO DE HIPONA. A cidade de Deus contra os pagãos, op. cit. Liber IV, Caput XXXIV.
  • 35
    AGOSTINHO DE HIPONA. Cartas, op. cit. Carta 93, "A Vicente Rogatista (año 408)", Caput V, 16; Caput V, 17.
  • 36
    CHARTIER, Roger. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: _____. História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1992. p. 13-28.
  • 37
    AGOSTINHO DE HIPONA. Cartas, op. cit. Carta 93, "A Vicente Rogatista (año 408)", Caput IX, 26.
  • 38
    GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 180.
  • 39
    Ibidem, p. 201.
  • 40
    AGOSTINHO DE HIPONA. Cartas, op. cit. Carta 89. "A Festo", Parágrafo 6.
  • 41
    Ibidem.
  • 42
    Idem, Cartas, op. cit. Carta 93, "A Vicente Rogatista (año 408)", Caput II, 5.
  • 43
    Cf. GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas, op. cit. p. 17.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    05 Abr 2012
  • Aceito
    14 Abr 2012
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org