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Reflexões sobre o Programa de Pós-Graduação em História Social - trinta anos

Resumos

Em julho de 2012, em celebração dos trinta anos de criação do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Comitê Editorial de Topoi solicitou a Francisco Falcon que escrevesse uma narrativa acerca das origens e do desenvolvimento do programa. Esse texto foi, a seguir, enviado a José Murilo de Carvalho e Marieta de Moraes Ferreira, que por sua vez desenvolveram suas próprias reflexões a partir das questões propostas por Francisco Falcon. Publicamos aqui este diálogo entre três professores que não só participaram da construção do PPGHIS, mas que ajudaram a desenvolver os estudos de pós-graduação em história no Brasil.

história da educação; universidades; historiografia; memória.


In July 2012, in celebration of the 30th anniversary of the Graduate Program in Social History of the Federal University of Rio de Janeiro, Topoi's Editorial Committee asked Francisco Falcon to write a short narrative about the origins and development of the program. This text was then sent to José Murilo de Carvalho and Marieta de Moraes Ferreira, who wrote their own reflexive memories drawing from the themes proposed by Francisco Falcon. We publish here this conversation among three scholars who not only took part in the building of PPGHIS, but who also helped to develop History graduate studies throughout Brazil.

history of education; university; historiography; memory.


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  • 1
    FERREIRA, Marieta de Moraes. Notas sobre a institucionalização dos cursos universitários de história no Rio de Janeiro. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado (Org.). Estudos sobre a escrita da história. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. p. 139-161. Este artigo é parte de um importante projeto de pesquisa da autora acerca das origens dos cursos das faculdades de filosofia, inclusive do papel de mestres franceses e da influência das circunstâncias políticas e ideológicas.
  • 2
    FALCON, Francisco José Calazans. A cadeira de História Moderna e Contemporânea e o ensino e a pesquisa históricas na FNFi-UB. In: MATTOS, Ilmar Rohloff de (Org.). Histórias do ensino da História no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. p. 111-134; MATTOS, Ilmar Rohloff de. História e historiografia nos anos 50 e 60 do ponto de vista da cadeira de História Moderna e Contemporânea da FNFilosofia. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da et al. Escritos sobre história e educação. Homenagem à Maria Yedda Leite Linhares. Rio de Janeiro: Mauad; Faperj, 2001. p. 599-612. Esses estudos, bem como aqueles das coletâneas em que estão inseridos, constituem fontes preciosas para o conhecimento das características teórico-metodológicas, em termos de ensino, pesquisa e definições temáticas de um setor dos mais representativos do ensino de graduação e pós-graduação na antiga FNFi e no atual IFCS.
  • 3
    FALCON, Francisco J. Calazans. Historiografia e ensino de história em tempos de crise - 1959/1960 - 1968/1969. In: MUNTEAL FILHO, Oswaldo et al. (Org.). Tempo negro, temperatura sufocante: Estado e sociedade no Brasil do AI- 5. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Contraponto, 2008. p. 37-62; MUNTEAL FILHO, Oswaldo. L'historiographie brésilienne contemporaine (1958-1969). In: CROUZET, F.; ROLLAND, Denis. Pour l'histoire du Brésil. Mélanges offerts à K. de Queirós Mattoso. Paris: L'Harmatan, 2000. p. 93-108.
  • 4
    Em meio a uma enorme quantidade de jornais da época por nós colecionados, publicações do antigo Conselho Federal de Educação, diversos livros e artigos, demos preferência à tese de concurso ao cargo de professor titular do Departamento de Teoria e Prática de Administração Escolar apresentada pelo professor Jésus de Alvarenga Bastos à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1980, intitulada Pós-Graduação no Brasil: institucionalização e situação atual. Entendemos que o texto dessa tese está muito bem organizado, com bastante clareza e abrangência, e oferece ao leitor um panorama preciso do tema em pauta.
  • 5
    Nas páginas 8 e 9, aqui referidas, o autor traça uma síntese dos antecedentes históricos da pós-graduação entre nós, em estreita associação com os marcos principais da criação do nosso sistema universitário.
  • 6
    BASTOS, Jésus de Alvarenga, Pós-Graduação no Brasil, op. cit. p. 9. Breve referência à estada da chamada missão francesa na USP, nos anos 1930, um dos temas mais interessantes da história da história no Brasil e que vem sendo retomado de novas perspectivas nos últimos anos.
  • 7
    PAIM, Antônio. A UDF e a ideia de universidade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981. À página 31 o autor pôs em relevo o fato de que o ano letivo de 1936, na UDF, foi aberto com diversas conferências de membros da Missão Universitária Francesa; CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: o ensino superior da colônia à Era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; UFC, 1980. p. 245-247.
  • 8
    O art. 9o da Lei no 3.998, de 15 de dezembro de 1961, que criou a Universidade de Brasília, fixou a pós-graduação entre as atribuições dos Institutos Centrais e das Faculdades profissionais.
  • 9
    "A ideia da pós-graduação como tarefa normal e permanente da universidade, constituindo sistema de cursos regulares que visam o aprofundamento da formação recebida na graduação e conduzem a graus acadêmicos, foi objetivada, pela primeira vez no Brasil, no projeto da Universidade de Brasília. Esse tipo de pós-graduação corresponde à própria concepção da nova universidade, projetada nas mesmas bases dos centros de ensino e de pesquisa que estão revolucionando o mundo moderno". SUCUPIRA, Newton. Antecedentes e primórdios da pós-graduação. s.n.t. 19 p. Mimeografado, apud BASTOS, Jésus de Alvarenga. Pós-graduação no Brasil, op. cit. p. 9-10.
  • 10
    "A pós-graduação analisada sob os aspectos legais mereceu da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 4.024, de 20-12-1961) novas formulação conforme consta de seu artigo 69." BASTOS, Jésus de Alvarenga. Pós-graduação no Brasil, op. cit. p. 11.
  • 11
    COUTINHO, Afrânio. Universidade, instituição crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977; FÁVERO, Maria de Lourdes de A. A universidade brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis: Vozes, 1977; FÁVERO, Maria de Lourdes de A. A UNE em tempos de autoritarismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995; FORACCHI, Marialice M. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1977; FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Ômega, 1975; SCHWARTZMAN, Simon. Formação da comunidade científica no Brasil. São Paulo: Editora Nacional; Finep, 1979; GRUPO DE TRABALHO PARA A REFORMA UNIVERSITÁRIA. Relatório final. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 50, n. 111, p. 119-175, 1968.
  • 12
    FALCON, Francisco J. Calazans. Depoimento: a pós-graduação como objeto histórico. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, ano I, n. 1, p. 118- 133, 1999-2000. Trata-se de um texto no qual desenvolvemos uma análise dos chamados vícios de origem do atual sistema de pós-graduação bem como suas implicações específicas para os programas da área de história, problemas que só fizeram se agravar nestes últimos doze anos.
  • 13
    Convém ainda salientar, como afirma Schwartzman (Formação da comunidade científica no Brasil, op. cit.), que: "os novos programas de pós-graduação foram também prejudicados pelo clima político depois de 1968. Entre 1969 e 1970 várias dezenas dentre os mais talentosos cientistas brasileiros foram afastados compulsoriamente de suas posições de ensino e pesquisa, sendo levados, em muitos casos, a deixar o país... A ocorrência destas punições políticas no momento em que os novos programas de pós-graduação se criavam colocou-os sob justificável suspeita para grande parte da comunidade científica e universitária do país e fez com que muitos deles se vissem despojados de suas lideranças intelectuais quando elas seriam, supostamente, mais necessárias" (p. 298), apud BASTOS, Jésus de Alvarenga, Pós-Graduação no Brasil, op. cit. p. 34.
  • 14
    FAVERO, Maria de Lourdes de A. Da universidade modernizada à universidade disciplinada: Atcon e Meira Mattos. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991. Da mesma autora foram publicados na Série Estudos do Proedes/UFRJ cerca de cinco trabalhos sobre diversos aspectos da universidade brasileira a partir de uma perspectiva crítica e atual.
  • 15
    ARMONY, Miguel. A Faculdade Nacional de Filosofia nos anos 1962-1964. Rio de Janeiro: Revan, 2002.
  • 16
    PEREIRA, Daniel Mesquita. Boletim de História. Uma experiência de vanguarda na Faculdade Nacional de Filosofia - 1958/1963. Dissertação (mestrado) - Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998.
  • 17
    FALCON, Francisco J. Calazans. A historiografia fluminense a partir dos anos 1950/1960: algumas direções de pesquisa. In: GLEZER, Raquel (Org.). Do passado para o futuro. Edição comemorativa dos 50 anos da Anpuh. São Paulo: Contexto, 2011. p. 13-68; GLEZER, Raquel. Memória e história. A Fundação da Anpuh. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, XXVI, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Anpuh, 2011. Anais Eletrônicos. Conferências.
  • 18
    SANTOS, Joel Rufino et al. História nova do Brasil. 1963-1993. São Paulo: Loyola, 1993.
  • 19
    O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes), da UFRJ, possui uma documentação muito importante sobre a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, quer sob a forma de documentos arquivados, quer em termos de publicações. São várias "Séries" e seu estudo e análise acrescentariam certamente muitos dados a esta nossa exposição.
  • 20
    WERNECK DA SILVA, J. L. A deformação da história, ou Para não esquecer. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. Este livro faz parte de uma coleção intitulada "Brasil: os anos de autoritarismo. Análise, balanço, perspectivas". Em A deformação da história o professor José Luiz Werneck da Silva baseou-se em numerosos depoimentos de intelectuais fluminenses, em sua maioria professores e historiadores. Também: MOURA CASTRO, Cláudio. Ciência e universidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
  • 21
    FERREIRA, Marieta de Moraes; MOREIRA, Regina da Luz (Org.). Capes, 50 anos. Brasília: Capes, 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2012
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