Acessibilidade / Reportar erro

Para Ciro Flamarion Cardoso (1942-2013): uma homenagem de pesquisadores da América lusa escravista

Resumo

Ciro Flamarion Cardoso, falecido no último dia 29 de junho, foi membro do Conselho Editorial da Topoi. Revista de História desde sua fundação. Nos últimos tempos, Cardoso se dedicava cada vez mais à história antiga, porém é sempre bom lembrar seu papel na virada da historiografia brasileira com a sua maior profissionalização, segundo os critérios dos ­Annales: elaboração da história - problema através da combinação de teorias, métodos e fontes primárias. Esta ação ocorreu especialmente nos seus estudos e na sua docência em escravidão e em história agrária, entre fins da década de 1960 e princípios dos anos de 1990. A seguir, as repercussões de tal ação são ilustradas por meio dos depoimentos - em especial, das reincidências de testemunhos - de docentes de três gerações diferentes, no caso João Fragoso (doutor em 1990), Carla Almeida (doutora em 2001) e Luís Augusto Farinatti (doutor em 2007).


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 4
    Ciro Cardoso iniciou seu doutorado na Universidade de Paris X em 1967 sob a orientação de Frédéric Mauro. Sua ida a Paris teve a intermediação de Maria Yedda Leite Linhares (professora catedrática da UFRJ, cassada pelo AI-5) que o conheceu, se não me engano, enquanto professor temporário no Departamento de História da UFRJ.
  • 5
    CARDOSO, Ciro Flamarion S. Observações sobre o "Dossier" preparatório da discussão sobre o modo de produção feudal. In: CENTRE D'ÉTUDES ET RECHERCHES MARXISTES. Sobre o feudalismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1973. p. 71-73.
  • 6
    CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. Escravo ou camponês? O proto-campesinato negro nas Américas. São Paulo: Brasiliense, 1987. Um debate interessante sobre a obra está em: SLENES, Robert. Na senzala uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • 7
    CARDOSO, Ciro Flamarion. Agricultura, escravidão e capitalismo. Petrópolis: Vozes, 1979.
  • 8
    Especialmente os textos: CARDOSO, Ciro Flamarion. Agricultura, escravidão e capitalismo. Petrópolis: Vozes, 1979. CARDOSO, Ciro Flamarion. As concepções acerca do "sistema econômico mundial" e do "antigo sistema colonial": a preocupação obsessiva com a "extração do excedente". In: LAPA, José (Org.). Modos de produção e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 1980.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Dec 2013
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org