Acessibilidade / Reportar erro

Pausa, Presença, Público: da Dança- Teatro à Performance-Oficina

Pause, Presence, Public: from Dance Theater to Workshop Performance

La Puase, La Présence, Le Public: de la Danse- Théâtre à la Performance-Atelier

RESUMO

O texto discute a tendência à paragem ou pausa dinâmica na cena contemporânea como uma busca por sintonia somática, numa atitude de contracultura e transformação. Em meio ao império do signo e do simulacro, a paragem ativa o fluxo interno e as conexões coletivas rumo à presença e inte(g)ração criativa com o meio. A partir de uma revisão histórica, de um debate teórico (Foster, Lacan, Ferál, Da Costa) e exemplos das artes cênicas, visuais, música e eventos da vida contemporânea - como catástrofes naturais e seu desdobramento midiático -, buscamos trazer uma reflexão acerca das prioridades e do papel do artista-pesquisador na contemporaneidade.

Palavras-chave:
Pausa Dinâmica; Presença; Relação Artista- Espectador; Performance; Sintonia Somática

ABSTRACT

The text discusses the tendency to stillness or dynamic pause in the contemporary scene, as a search for somatic attunement, in an attitude of counter-culture and transformation. In the middle of an empire of signs and simulacra, stillness activates inner flow and collective connections towards presence and creative interaction/integration with the environment. From a historical review, through a theoretical debate (Foster, Lacan, Ferál, Da Costa), till examples of performing arts, visual arts, music, and contemporary life events - such as natural catastrophes and their media repercussions -, we intend to bring up an afterthought about the priorities and the role of the artist- researcher in contemporary times.

Keywords:
Dynamic Pause; Presence; Artist-Spectator Relationship; Performance; Somatic Attunement

RÉSUMÉ

Le texte débat la tendence à l'arrêt ou à la pause dynamique dans la scène contemporaine comme une recherche pour la syntonie somatique, dans une attitude de contre-culture et transformation. Au milieu de l'empire du signe et du simulacre, l'arrêt active le flux interne et les connexions collectives vers la présence et l'integration créative avec l'environnement. A partir d'un examen historique, d'un débat théorique (Foster, Lacan, Ferál, Da Costa) et des exemples des arts du spectacle, visuels, de la musique et des évennements de la vie contemporaine - comme des catastrophes naturelles et leur déploiement médiatique - nous cherchons à apporter une réflexion sur les priorités et le rôle de l'artiste-chercheur à l'époque contemporaine.

Mots-clés:
Pause Dynamique; Présence; Rapport Artiste- Spectateur; Performance; Syntonie Somatique

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • AUSLANDER, Philip. The Performativity of Performance Documentation. Performing Arts Journal, Massachusetts, n. 84, p. 1-10, 2006.
  • BARROW, John D. The Book of Nothing. Londres: Vintage, 2001.
  • BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan. Roger Bastide: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
  • BERGHAUS, Günter. O Expressionismo no Teatro: interpretação, cenografia e dança. O Percevejo, Rio de Janeiro, UNI-RIO, Ano 5, n. 5, p. 89-96, 1997.
  • BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo horizonte: Editora UFMG, 2005.
  • BOLSANELLO, Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. Curitiba: Juruá, 2010.
  • BROWN, Ismene. Marvellous Hybrid Kicks Like a Mule. Londres, 2005. Disponível em: <Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/culture/theatre/dance/3645095/Marvellous-hybrid- kicks-like-a-mule.html >. Acesso em: 12 jul. 2009.
    » http://www.telegraph.co.uk/culture/theatre/dance/3645095/Marvellous-hybrid- kicks-like-a-mule.html
  • DA COSTA, José. Desconstrução e Retorno do Real. Memória ABRACE X. In: IV CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UNIRIO, Viveiros de Castro, 2006. P. 276-277.
  • DESPEUX, Catherine. Tai-Chi Chuan: arte marcial, técnica da longa vida. São Paulo: Pensamento, 1981.
  • DING, Li. O Qigong Meridiano: transporte de energia pelo meridiano. São Paulo: Ícone, 1996.
  • FÉRAL, Josette. O Real na Arte: a estética do choque. 2010. Conferência realizada no VI Congresso da ABRACE, São Paulo, EDUSP, 10 nov. 2010.
  • FERNANDES, Ciane. Entre Impulso e Estrutura: análise em movimento e videodocumentário no processo criativo em dança-teatro. In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Sílvia (Org.). Ensaios em Cena. São Paulo: Cetera, 2010. P. 82-93.
  • FERNANDES, Ciane. Paisagens Internas: corpo, performance e meio ambiente. 2010. Trabalho apresentado no VI Congresso da ABRACE,, São Paulo: EDUSP 2010.
  • FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.
  • FERNANDES, Ciane. Transmutação Estética: a criação cênica a partir do sistema Laban/Bartenieff, do movimento genuíno e da vivência somática. 2010. Palestra realizada no 2º Seminário Internacional de Educação Estética: entrelugares do corpo e da arte, UNICAMP, 26 ago. 2010.
  • FOSTER, Hal. The Return of the Real. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1996.
  • GOLDBERG, RoseLee. Performance Art from Futurism to the Present. New York: Harry N. Abrams, 1988.
  • GORDON, Mel (Org.). Dada Performance. New York: PAJ Publications, 1987.
  • JODELET, Denise. Diversidade e Alteridade. 2009. Conferência realizada no IX Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação (CINFORM), Salvador, junho de 2009.
  • KOURLAS, Gia. Humiliation and Death on a Fatefull Jorney. New York: 2008. Disponível em: <Disponível em: http://www.nytimes.com/2008/04/28/arts/dance/28khan.html >. Acesso em: 12 jul. 2009.
    » http://www.nytimes.com/2008/04/28/arts/dance/28khan.html
  • KUNIFAS, Cinthia. Corpo Desconhecido: um contínuo processo de criação em dança. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
  • LABAN, Rudolf. A Vision of Dynamic Space. Londres: Laban Archives & The Falmer Press, 1984.
  • LEPECKI, André. Desfazendo a Fantasia do Sujeito (dançante): "Still acts" em The Last Performance de Jérome Bel. Lições de Dança, Rio de Janeiro, UniverCidade, n. 5, p. 11-26, 2005.
  • LEPECKI, André. Of The Presence of The Body: essays on dance and performance theory. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2004.
  • LEPECKI, André. Stress. In: BRANDSTETTER, Gabriele Brandstetter; VÖLCKERS, Hortensia (Org.). ReMembering the Body. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz Verlag, 2000.
  • LEVINE, Peter. O Despertar do Tigre: curando o trauma. São Paulo: Summus, 1993.
  • MAHABHARATA, Bhagavad Gita. Bhagavad Gita: canção do divino mestre. Tradução do sânscrito, introdução e notas de Rogério Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
  • MELZER, Annabelle H. Dada and Surrealist Performance. Baltimore: Johns Hopkins University, 1994.
  • NAGAMOTO, Shigenori. Attunement Through the Body. New York: State University of New York, 1992.
  • NISHINO, Koso. The Breath of Life. Japan: Kodansha International, 1997.
  • PAIVA, Luciana. A Fragilidade como Potência: precariedade e imagem. VIS, Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, v. 9, n. 1, p. 69-75, jan./jun. 2010.
  • PEIXOTO, José Mário. Release da Mostra CorpoAbertoCorpoFechado Salvador: Galeria Cañizares, 2011.
  • QUILICI, Cassiano S. O "Contemporâneo" e as Experiências do Tempo. In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Sílvia (Org.). Ensaios em Cena. São Paulo: Cetera , 2010. P. 24-33.
  • SIEBENS, Tobin (Org.). The Body Aesthetic: from fine art to body modification. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2000.
  • SOLOMON, Ruth; SOLOMON, John. What is Dance? An interview with Park Myung- sook. East Meets West in Dance: voices in the cross-cultural dialogue. Amsterdam: Harwood Academic Publishers, 1997. P. 233-237.
  • WARR, Tracey; JONES, Amelia. The Artist's Body. Londres: Phaidon, 2000.
  • WATTS, Graham. Akram Khan and Sidi Larbi Cherkaoui 'Zero Degrees'. Londres: 2005. Disponível em: <Disponível em: http://www.ballet.co.uk/magazines/yr_05/aug05/gw_rev_akram_khan_and_sidi_larbi_cherkaoui_0705.htm >. Acesso em: 12 jul. 2009.
    » http://www.ballet.co.uk/magazines/yr_05/aug05/gw_rev_akram_khan_and_sidi_larbi_cherkaoui_0705.htm
  • WHITEHOUSE, Mary S. Reflections on a Metamorphosis. In: PALLARO, Patricia (Org.). Authentic Movement: essays by Mary Starks Whitehouse, Janet Adler and Joan Chodorow. Londres: Jessica Kingsley Publishers, 2000.

ANEXO I

Corpo Aberto Corpo Fechado

Mostra de Performance na Galeria Cañizares

Rua Araújo Pinho, 16-202. Canela. Salvador, Bahia, Brasil

Escola de Belas Artes - UFBA De 16 a 20 de maio de 2011

Das 19h às 21h www.corpoabertofechado.blogspot.com

http://www.youtube.com/watch?v=oniJoVwlCPY

Direção da Escola de Belas Artes: Roaleno R. A. Costa.

Coordenação da Galeria Cañizares: Edgard Oliva. Curadoria: José Mário Peixoto.

Registros: Edgard Oliva e Arthur Scovino.

Designer: Bruna Velame.

Artistas e Coletivos:

Andres Murillo (Ex-artista), Ayrson Heráclito (CAHL-UFRB), Carol Érika (PPGAC- UFBA), Ciane Fernandes e Grupo A-FETO (PPGAC-UFBA), Grupo Mi_Zera (EBA- UFBA), Laís Guedes (EBA-UFBA), Maicyra Leão (PPGAC-UFBA), MANDU Performance-Art (CAHL-UFRB), OSSO Coletivo de Performances Urbanas, Rosangela Sousa (EBA-UFBA), Thiago Enoque, Wagner Lacerda (EBA-UFBA), Zmário.

Release:

O título da Mostra "Corpo Aberto Corpo Fechado" faz alusão às ações e performances apresentadas nos espaços públicos em contraposição às exibições nos espaços institucionais. O Corpo Aberto (vulnerável, instável, imprevisível) na rua, o Corpo Fechado (protegido, adestrado, previsível) na galeria. O objetivo do evento é reunir artistas performáticos e coletivos de performances urbanas em atuação na cidade de

Salvador-Bahia e no Recôncavo Baiano para uma série de apresentações e debates sobre a transposição de propostas pensadas para o espaço urbano, as ruas, em direção ao espaço institucional, o museu, a galeria. Como os impedimentos e as regras inerentes à exposição no cubo branco modificam o formato de uma performance ou ação pensada originalmente para o espaço urbano?

José Mário Peixoto.

Programação:

Dia 16.05

Abrindo o Corpo

19h > Grupo Mi_Zera (Arthur Scovino, Gabriel Guerra e Carol Santana EBA-UFBA). "Qui_zera".

19:30h > Andres Murillo (Ex-artista).

20h > Abertura de portfólio: Maicyra Leão (PPGAC-UFBA).

Dia 17.05

19h > Laís Guedes (EBA-UFBA).

19:30h > OSSO Coletivo de Performances Urbanas (Dani Félix, João Matos, Rose Boaretto e Tuti Minervino). "Corpos Ausentes".

20h > Abertura de portfólio: OSSO Coletivo de Performances Urbanas.

Dia 18.05

19h > Thiago Enoque. "Glutão".

19:30h > Wagner Lacerda e Rosangela Sousa (EBA-UFBA). "Qual é o seu preço?".

20h > Abertura de portfólio: Grupo Mi_Zera (EBA-UFBA).

Dia 19.05

19h > Ciane Fernandes e Grupo A-FETO (PPGAC-UFBA)

"GEBO (Runa da Parceria)" obra de Dança-teatro-ritual de/com Ciane Fernandes. "GEBO π (Paisagens Internas)" Performance-Oficina de/com o A-FETO Grupo de Dança-Teatro da UFBA: Ana de São José, Ciane Fernandes, Daiane Leal, Felipe Florentino, Frank Haendeler, Lenine Guevara, Morgana Gomes, Sol Tapia. Imagens de Ciane Fernandes, Daniel Sobreira, João Rafael Neto e Uirá Menezes.

19:30h > MANDU Performance-Art (Flávia Pedroso, Julio César, Tiago Sant'Ana e Violeta Martinez CAHL-UFRB). "Proposições para o Recôncavo nº 2".

20h > Ayrson Heráclito (CAHL-UFRB). "Batendo Amalá".

20:30h > Abertura de portfólio: MANDU Performance-Art (CAHL-UFRB).

Dia 20.05

Fechando o Corpo

19h > Bate-Papo de encerramento com a participação de Carol Érika (PPGAC-UFBA) sobre a ação "Na aba do meu chapéu".

20h > Bate-Corpo-Bate-Copo (traga seu instrumento!).

De 16 a 20.05 > Zmário. "Cura dor: tarja pink" (Incorporação #2).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    Jun 2011
  • Aceito
    Jun 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com