Acessibilidade / Reportar erro

"Cantem, pode acontecer alguma coisa": em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards

"Sing, something might happen": about the songs and the act of singing in the research of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards

"Chantez, il peut se passer quelque chose": autour des chansons et du chant dans les recherches du Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards

RESUMO

Este texto propõe explorar, no trabalho do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, as práticas baseadas nos cantos de tradição, a partir de uma relação estreita entre artesanias (modos de fazer) e modos de existência (ou de subjetivação). Problematiza-se ainda a relação entre tradição e investigação. A partir dessas relações, pergunta-se sobre que experiências e que competências - no dizer de Grotowski, Richards e Biagini - estão relacionadas a esses cantos e ao ato de cantá-los. O texto indaga, por fim, sobre a função dos cantos e o lugar do cantante.

Palavras-chave:
Grotowski; Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; Subjetividade; Trabalho sobre Si; Cantos de Tradição

ABSTRACT

This text explores, in the work of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, traditional songs-based practices, on he basis ot the powerful relationship between crafts (ways of doing) and modes of existence (or subjectivation). It also discusses the relationship between tradition and research. A question arises from these relationships about what experiences and skills - in the words of Grotowski, Richards and Biagini - are related to these songs and to the act of singing them. Finally, the text discusses the function of the songs and the place of the singer.

Keywords:
Grotowski; Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; Subjectivity; Work on the Self; Traditional Songs

RÉSUMÉ

Dans ce texte, l'auteur propose d'explorer, dans le travail du Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, les pratiques fondées sur des chants traditionnels, à partir d'une relation étroite entre l'artisanal (manières de faire) et les modes d'existence (ou de subjectivation). Il problématise aussi la relation entre la tradition et la recherche. À partir de ces relations, il cherche à identifier quelles expériences et quelles compétences - dans le discours de Grotowski, Richards et Biagni - sont liées à ces chants et à l'action de les chanter. Enfin, l'auteur s'interroge sur la fonction des chants et sur la place du chanteur.

Mots-clés:
Grotowski; Workcenter of Jerzy Grtowski and Thomas Richards; Subjec-tivité; Travail sur Soi; Chants Traditionnels

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • ATTISANI, Antonio. Un Teatro Apocrifo. Il Potenziale dell'Arte Teatrale nel Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Milão: Edizioni Medusa, 2006.
  • BIAGINI, Mario. Desiderio Senza Oggetto. In: BIAGINI, Mario; ATTISANI, Antonio (Org.). Opere e Sentieri - Il Workcenter of Jerzy Grotowksi and Thomas Richards. Roma: Bulzoni Editore, 2007a {2003-2006}. P. 401-420.
  • BIAGINI, Mario. Conversazioni Informali. In: BIAGINI, Mario; ATTISANI, Antonio (Org.). Opere e Sentieri - Il Workcenter of Jerzy Grotowksi and Thomas Richards. Roma: Bulzoni Editore , 2007b. P. 255-300.
  • BIAGINI, Mario. Seminario a 'La Sapienza', ovvero della coltivazione delle cipolle In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario. Opere e SentieriIl Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Roma: Bulzoni Editore , 2007c. P. 21-62.
  • BROOK, Peter. Para ir Além do Teatro. In: Avec Grotowski. Brasília: Teatro caleidoscópio e Editora Dulcina, 2011 {1999}. P. 55-63.
  • DE MARINIS, Marco. La Parábola de Grotowski: el secreto del 'novecento' teatral. Buenos Aires: Galerna, 2004.
  • FOUCAULT, Michel. La Hermenéutica del Sujeto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2009.
  • FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • GROS, Frédéric. Situation del Curso. In: FOUCAULT, Michel. La Hermenéutica del Sujeto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009. P. 479-516.
  • GROS, Frédéric. Situação do Curso In: Foucault, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes , 2010. P. 455-494.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Da Companhia Teatral à Arte como Veículo. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/Perspectiva, 2007 {1989/1990}. P. 226-243.
  • GROTOWSKI, Jerzy. "Entrevista a Jerzy Grotowski par Margo Glantz". In: GROTOWSKI, Jerzy. Hacia un Teatro Pobre. México/Argentina/Espanha: Siglo veintiuno editores sa, 1970 {1968}. P. 223-233.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Projet d'Enseigment et de RecherchesAntropologie Théâtrale. Projeto apresentado para candidatura de Grotowski ao Collège de France, 1995. Arquivo de Mario Biagini cedido à pesquisadora.
  • GROTOWSKI, Jerzy. "O Que Restará depois de mim". In: Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Brochura do simpósio realizado em set./out. 1996 em São Paulo. Transcrição da entrevista realizada por Jean-Pierre Thibaudat para o jornal Libération. Publicada em 26 jul. 1995.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Theatre of Sources. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa. The Grotowski Sourcebook. Londres e Nova York: Routledge, 1997 {1980/1981/1982}. P. 252-270.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Era como un Volcán. In: Georges Ivanovitch Gurdjieff. Venezuela: Editorial Ganesha, 1997 {1991}. P. 117-137.
  • GROTOWSKI, Jerzy. L'Art du Débutant. International Theatre Information, printemps-été. Paris: ITI, 1978. P. 2-11.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Le Performer. In: Workcenter of Jerzy Grotowski. Brochura em inglês, italiano e francês do Workcenter, 1988 {1987}. P. 53-57.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Tú eres Hijo de Alguien. Máscara - Cuaderno Iberoamericano de Reflexion sobre Escenologia, México, ano 3, n. 11-12, p. 69-75, 1993 {1985}.
  • MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski (1959-1974). São Paulo: Routledge, 2012.
  • RICHARDS, Thomas. Heart of Practice - within the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Londres e Nova York: Routledge , 2008.
  • RICHARDS, Thomas. Maestro di Nessuna Scusa. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Org.). Opere e Sentieri - Il Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Roma: Bulzoni Editore , 2007. P. 109-129.
  • SALATA, Kris. Prossimità con The Twin: appunti critici su An Action in creation. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Org.). Opere e Sentieri - Il Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Roma: Bulzoni Editore , 2007. P. 223-254.
  • VELOSO, Caetano. Genipapo Absoluto. Intérprete: VELOSO, Caetano. Estrangeiro, Polygram/Philips, 1989. 1 CD.
  • 1
    Citação retirada do filme "A Postcard from Opole", de 1963. Se não houver nota específica, todas as traduções de textos em língua estrangeira foram feitas pela autora.
  • 2
    Como estudiosa, tenho me esforçado por fazer esse caminho ao estudar as noções forjadas por Grotowski em seus escritos: vê-las na sua relação com o contexto material e com as experiências práticas desenvolvidas por Grotowski. O livro "Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski (1959-1974), recentemente lançado pela Perspectiva, faz parte desse esforço.
  • 3
    No sentido de contextualizar os textos de Grotowski, tenho optado por, ao citá-los, colocar a data da publicação de onde retirei a citação seguida, entre parênteses, da primeira data relativa ao texto de que disponha, seja uma primeira publicação ou mesmo a data da palestra ou encontro que tenha dado origem ao texto. Fiz isso também com os textos de Biagini e Richards.
  • 4
    Para irmos um pouco mais longe, lembro-me de uma resposta de Thomas Richards à plateia no ECUM 2011. Perguntado se os atuantes das Actions conheciam o sentido das palavras dos cantos que cantavam, já que os cantos eram, em sua maioria, afro-caribenhos, e os artistas eram europeus e americanos, Richards afirmou que o conteúdo, o sentido que cada canto trazia era performativo. O conhecimento do canto só poderia ser obtido ao cantá-lo. Era necessário captar e desenvolver o núcleo vibratório de cada canto (que é diferente do que entendemos como melodia). Mais do que isso, o sentido ou o conhecimento do canto estaria ligado ao impacto e à transformação que ele operaria nos atuantes enquanto cantassem. Apareceria na transformação da própria noção de si daquele que canta e enquanto canta.
  • 5
    Sempre que apareçam, nas citações, colchetes { } significa uma intervenção da autora.
  • 6
    Grotowski utilizou inúmeras vezes a expressão mind structure no curso "Tecnique Originaire dell'Attore" que ministrou em 1982 na Universidade de Roma, La Sapienza. A transcrição e tradução do curso foi feita por Luisa Tinti, mas os textos não foram nem revistos pelo autor e nem publicados. Retiro as citações da brochura que me foi gentilmente cedida por Tinti.
  • 7
    A tradução do texto de Grotowski "Projet d'Enseigment et de Recherches - Antropologie Théâtrale, projeto apresentado para candidatura de Grotowski ao Collège de France (1995) é de Laila Garin.
  • 8
    Utilizou também a expressão 'técnicas ecológicas' para referir-se àquelas que técnicas eram "ligadas às forças da vida, ao que chamamos de mundo vivente, cuja orientação podemos descrever, do modo mais simplificado possível, como não estar cortado (não estar cego ou surdo) face àquilo que está fora de você" (Grotowski, 1997 {1980/1981/1982}, p. 259).
  • 9
    Verso da música "Genipapo Absoluto" de Caetano Veloso.
  • 10
    Místico e mestre espiritual Greco-armênio, nascido em 1866.
  • 11
    A entrevista, de 1999, foi publicada posteriormente no livro de Thomas Richards, Heart of Practice: within the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, Routledge, 2008, sob o título de "As an Unbroken Stream".
  • 12
    Hai kai de Matsuo Bashô.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    29 Set 2012
  • Aceito
    07 Nov 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com