Acessibilidade / Reportar erro

Sobre Refuse The Hour, Kentridge e seus Espaços-Tempos de Criação

Around Refuse The Hour, Kentridge and his Space-Time of Creation

Autour de Refuse The Hour, Kentridge et ses Espaces-Temps de Creation

RESUMO

Este texto discute, no cruzamento entre teatro, cinema e artes plásticas, a obra que o sul-africano William Kentridge desenvolveu desde o final dos anos 1980 de forma densa, polimórfica e multidisciplinar, circulando entre diversas formas de expressão o status de processo de criação. Propõe-se pensar sobre a preparação de seus espetáculos, que é acompanhada por múltiplos vídeo-instalações, gravuras, colagens e objetos. Este artigo mostra como esses vestígios de um trabalho de artista plástico, associados a um tempo de trabalho coletivo (os workshops), além dos ensaios, deslocam a análise genética dos seus espetáculos para outros espaços-tempos e outras modalidades de trabalho, que são diferentes do trabalho de cena.

Palavras-chave:
Kentridge; Interdisciplinaridade; Processo; Ensaios; Atelier

ABSTRACT

This article deals with a creative process born in the intersection of stage, cinema and visual arts: the one of William Kentridge. In the polymorphic work of the South African artist, his movement between different forms of expression holds a key-role in his way of working. Taken between an installation and an exhibition, the progress around his show Refuse The Hour (2012) gives a relevant ground for the analysis of the stakes in a process of creation in movement between various artistic fields. From the studio to rehearsals, and through a rhythm of collective work, this text investigates the genetics of the show crossed by different space-times of creation.

Keywords:
Kentridge; Interdisciplinarity; Process; Rehearsals; Workshop

RÉSUMÉ

Cet article porte sur un processus de création né au croisement de la scène, du cinéma et des arts plastiques: celui de William Kentridge. Dans l'œuvre polymorphe de cet artiste sud-africain, la circulation entre diverses formes d'expression tient un rôle clef dans sa manière de travailler. Pris entre une installation et une exposition, le cheminement autour de son spectacle Refuse The Hour (2012) offre un terrain pertinent pour l'analyse des enjeux d'un processus de création en mouvement entre différents pôles artistiques. De l'atelier aux répétitions, en passant par un temps de travail collectif, ce texte explore une génétique du spectacle traversée par différents espaces-temps de création.

Mots-clés:
Kentridge; Interdisciplinarité; Processus; Répétitions; Atelier

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • GALISON Peter. L'Empire du Temps, les Horloges d'Einstein, les Cartes de Poincaré. Tradução francesa de Bella Arman. Paris: Edições Robert Laffont, 2005.
  • GALISON, Peter. Entrevista com David Edwards. Folder de apresentação da exposição "La Négation du temps - Prologue", no Laboratoire, mar. 2011.
  • GALISON, Peter; KENTRIDGE, William; MEYBURGH, Catherine; MILLER, Philip. William Kentridge: The Refusal of Time. Paris: Edições Xavier Barral, 2012.
  • KENTRIDGE, William. Conferência sobre Le Nez, no Hotel Maynier d'Oppède, Aix-en-Provence, 1 jul. 2011 (a).
  • KENTRIDGE, William. Entrevista com Denise Wendel-Poray. Accepter la migration de la pensée et des images. In: FOCCROULE, Bernard (Org.). Le Nez de Dmitri Chostakovitch (programa do espetáculo), Festival de Aix en Provence, 2011(b).
  • KENTRIDGE, William. A Negociation between Ourself and what Which is Outside. Drawing Lesson three, Vertical thinking. Conferências Norton, Harvard, 3 abr. 2012(a),
  • KENTRIDGE, William. Drawing Lesson Two. A brief history of colonial revolts. Conferências Norton, Harvard, 27 mar. 2012(b).
  • KENTRIDGE, William. Encontro com o Público sobre Refuse The Hour, na Ecole d'art, Avignon, 9 jul. 2012(c).
  • KENTRIDGE, William. Conversation avec le Public Autour du Spectacle Refuse The Hour. Festival d'Avignon. Avignon: École d'art d'Avignon, 9 jul. 2012(d).
  • KENTRIDGE, William. Interview. In: LAW-VILJOEN, Bronwyn (Org.). William Kentridge Flute. Parkwood: David Krut Publishing, 2007. P. 23-37.
  • LAW-VILJOEN, Bronwyn (Org.). William Kentridge Flute. Parkwood: David Krut Publishing , 2007.
  • NAPHEGYI, Caroline Naphegyi. Expérience 12: La Négation du temps - prologue, de William Kentridge. Reportagem de Anne-Sophie Vergne, publicada em 13 abr. 2011. Disponível em: <Disponível em: http://www.youtube.com/watch?NR=1& feature=endscreen&v=FSAUchwbgBK >. Acesso em: 20 maio 2012.
    » http://www.youtube.com/watch?NR=1& feature=endscreen&v=FSAUchwbgBK
  • NAPHEGYI, Caroline. Expérience 12: La Négation du temps - Prologue de William Kentridge. Reportagem de Anne-Sophie Vergne. Disponível em: <Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FSAUchwbgBk&feature=youtu.be >. Acesso em: 13 abr. 2011.
    » http://www.youtube.com/watch?v=FSAUchwbgBk&feature=youtu.be
  • THEUNISSEN, Sabine. Conversation avec l'Auteur pendant les Répétitions du Nez. Aix-en-Provence, Grand Théâtre de Provence, jul. 2011.
  • 1
    A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, direção e vídeos de William Kentridge, estreia no Théâtre de la Monnaie, Bruxelas, 2005.
  • 2
    O Nariz, de Dmitri Shostakovich, direção e vídeos de William Kentridge, estreia no Metropolitan Opera, Nova York, março de 2010.
  • 3
    Refuse The Hour, direção, texto e vídeo de William Kentridge, estreia no Frascati, Amsterdã, junho de 2012.
  • 4
    Ensaios assistidos durante a retomada de La Flûte Enchantée no Théâtre des Champs-Elysées, em dezembro de 2011.
  • 5
    Ensaios assistidos durante a retomada de Le Nez no Grand Théâtre de Provence (Festival de Aix), em junho e julho de 2011.
  • 6
    Um dia de ensaio para a retomada de Refuse The Hour (traduzido La Négation du Temps em Francês) no Opéra-théâtre, durante o Festival de Avignon, em julho de 2012.
  • 7
    Documenta é uma grande mostra de obras de artistas plásticos e de performers contemporâneas que acontece em Cassel (na Alemanha), sob a forma de uma exposição internacional que ocupa toda a cidade. Criada em 1955, ela ocorre uma vez a cada cinco anos com duração de cem dias, entre junho e setembro. No verão de 2012 ocorreu a décima terceira edição, sob a responsabilidade da comissária da exposição Carolyn Christov-Bakargiev.
  • 8
    The Refusal of Time, vídeo-instalação e máquina mecânica "elefante", de William Kentridge. Edição de vídeo: Catherine Meyburgh; design da máquina: Jonas Lundquist e Sabine Theunissen; música: Philip Miller. Documenta 13, Kassel, de junho a setembro de 2012.
  • 9
    Peter Galison em entrevista com David Edwards, plaquette de présentation de l'exposition "La Négation du temps - Prologue", le Laboratoire, mar. 2011.
  • 10
    Peter Galison em entrevista com David Edwards, mar. 2011.
  • 11
    Catherine Meyburgh (edição de vídeo), Philip Miller (compositor), Sabine Theunissen (cenografia) e Luc Dewit (direção de atores).
  • 12
    La Négation du temps - Prologue (exposição), no Le Laboratoire, em Paris, de março a junho de 2011.
  • 13
    A subdivisão do projeto em dois eixos de criação, ao invés de uma única instalação, aconteceu somente em julho de 2011, depois da exposição no Laboratoire, durante o workshop em Aix-en-Provence.
  • 14
    "In the studio this is much easier. There are different fragments {...}, all around the walls of the studio. You can see them together in a glance, you can put them, juxtapose them, in different ways".
  • 15
    "a negociation between ourself and what which is outside".
  • 16
    "Rather than read his way towards a conceptualisation of a project like The Magic Flute, Kentridge sets to work drawing, making prints, tearing scraps of paper, constructing mechanical figures, building mini-theatres, moving ordinary objects around a table, setting up a camera and testing projections against different backdrops".
  • 17
    "Thought may follow one particular path, but there are all the other paths not taken, and all the other paths still being thought through, or not yet thought of, that language can latch on to at different stages as it goes. Which is why I have not talked of a 'stream of consciousness' that is solitary but diffuse, rather a 'highway of consciousness' where you have a channel but many different lanes and different things moving in different lanes, overtaking, stooping, leaving the highway".

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    01 Fev 2013
  • Aceito
    10 Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com