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Infecção pelo HTLV e suspensão do aleitamento materno: contexto e desafios na implementação das políticas de prevenção de forma universal no Brasil

Os benefícios do aleitamento materno são extensos e bem conhecidos. Contudo, em algumas situações médicas ele é contraindicado, como na infecção pelo vírus linfotrópico de células T humano do tipo 1 (HTLV-1).11. Meek JY, Noble L. Policy statement: breastfeeding and the use of human milk. Pediatrics. 2022;150(1):e2022057988. doi: 10.1542/peds.2022-057988
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O HTLV-1 foi descoberto na década de 1980, embora, por muitos anos, seu impacto tenha sido subestimado e negligenciado.22. Martin F, Tagaya Y, Gallo R. Time to eradicate HTLV-1: an open letter to WHO. Lancet. 2018;391(10133):1893-4. doi: 10.1016/S0140-6736(18)30974-7
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É comum encontrar na literatura científica que apenas 5% a 10% das pessoas infectadas apesentem sintomas da infecção pelo vírus; porém, é unanimidade que seus efeitos deletérios sejam mais amplos e mais frequentes do que reconhecidos de fato, até o presente.22. Martin F, Tagaya Y, Gallo R. Time to eradicate HTLV-1: an open letter to WHO. Lancet. 2018;391(10133):1893-4. doi: 10.1016/S0140-6736(18)30974-7
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O HTLV-1 é o agente etiológico da leucemia linfoma de células T do adulto (ATLL), uma neoplasia de prognóstico desfavorável, e da mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM), doença neurológica progressiva. O vírus também pode causar doenças inflamatórias, a exemplo de uveíte, dermatite infectiva, encefalite, e alterações pulmonares, intestinais, urinárias, ademais de disfunção erétil, distúrbios psicológicos e impacto negativo em coinfecções.33. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Guia de manejo clínico da infecção pelo HTLV [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado 2023 Julho 08]. 103 p. Disponível em: Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/2022/guia_htlv_internet_24-11-21-2_3.pdf/view
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Um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o risco de morte entre pessoas que vivem com HTLV-1 aumenta em 57%.44. Schierhout G, McGregor S, Gessain A, Einsiedel L, Martinello M, Kaldor J. Association between HTLV-1 infection and adverse health outcomes: a systematic review and meta-analysis of epidemiological studies. Lancet Infect Dis. 2020;20(1):133-43. doi: 10.1016/S1473-3099(19)30402-5
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Apesar disso, o vírus, que afeta entre 800 mil e 2,5 milhões de brasileiros, permanece negligenciado no país.

O HTLV-1 é contraído por relação sexual sem preservativo, no contato com sangue infectado (transfusão sanguínea, transplante de órgãos ou contato com material perfurocortante) e na transmissão vertical, de mãe para filho, principalmente pelo aleitamento materno. Não há vacinas ou tratamentos curativos para o HTLV-1.33. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Guia de manejo clínico da infecção pelo HTLV [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado 2023 Julho 08]. 103 p. Disponível em: Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/2022/guia_htlv_internet_24-11-21-2_3.pdf/view
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),(55. World Health Organization. Human T-lymphotropic virus type 1: technical report [Internet]. Genva: World Health Organization; 2021 [cited 2023 Julho 08]. 78 p. Available from: Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240020221
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No Brasil, o risco de transmissão parenteral é reduzido, devido à triagem universal de doadores de sangue e órgãos.66. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.600, de 21 de outubro de 2009. Aprova o Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2009 Out 30 [citado 2020 Jun 14], Seção 1:77. Disponível em: Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=30/10/2009&jornal=1&pagina=77&totalArquivos=264
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),(77. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 371, de 7 de maio de 2014. Institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (RN) no Sistema Único de Saúde(SUS) [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2014 Abr 8 [citado 2020 Jun 14], Seção 1:50. Disponível em: Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=50&data=08/05/2014
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Para prevenir a transmissão vertical, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda a suspensão do aleitamento materno para mães vivendo com esse vírus.88. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para atenção integral às pessoas com infeções sexualmente transmissíveis (IST) [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 2020 Jun 14]. 248 p. Disponível em: Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/08/pcdt_ist_final_revisado_020420.pdf
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),(99. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites virais [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2019 [citado 2023 Julho 08]. 267 p. Disponível em Disponível em https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-prevencao-da-transmissao-vertical-do-hiv/
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Os medicamentos antirretrovirais não são capazes de reduzir a carga proviral do HTLV-1 e, portanto, não são indicados para pessoas vivendo com HTLV-1.1010. Rosadas C, Menezes MLB, Galvão-Castro B, Assone T, Miranda AE, Aragón MG et al. Blocking HTLV-1/2 silent transmission in Brazil: current public health policies and proposal for additional strategies. PLoS Negl Trop Dis. 2021;15(9):e0009717. doi: 10.1371/journal.pntd.0009717
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A inibição do aleitamento materno, por sua vez, previne cerca de 85% das infecções infantis, razão por que é considerada a intervenção mais efetiva disponível no momento.1111. Rosadas C, Taylor GP. Current Interventions to prevent HTLV-1 mother-to-child transmission and their effectiveness: a systematic review and meta-analysis. Microorganisms. 2022;10(11):2227. doi: 10.3390/microorganisms10112227
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)

A política pública preconizada pelo Ministério da Saúde (inibição da lactação) está de acordo com a recomendação de diversos países, como Japão, Chile, Colômbia, Uruguai, Santa Lúcia e Canadá, e organizações, como o National Institute of Health dos Estados Unidos1111. Rosadas C, Taylor GP. Current Interventions to prevent HTLV-1 mother-to-child transmission and their effectiveness: a systematic review and meta-analysis. Microorganisms. 2022;10(11):2227. doi: 10.3390/microorganisms10112227
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e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A contraindicação ao aleitamento materno está incluída no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Transmissão Vertical e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).88. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para atenção integral às pessoas com infeções sexualmente transmissíveis (IST) [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 2020 Jun 14]. 248 p. Disponível em: Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/08/pcdt_ist_final_revisado_020420.pdf
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),(99. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites virais [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2019 [citado 2023 Julho 08]. 267 p. Disponível em Disponível em https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-prevencao-da-transmissao-vertical-do-hiv/
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Entretanto, ainda existe desconhecimento dos profissionais de saúde e formuladores de políticas públicas sobre o HTLV-1 e medidas preventivas da infecção.1010. Rosadas C, Menezes MLB, Galvão-Castro B, Assone T, Miranda AE, Aragón MG et al. Blocking HTLV-1/2 silent transmission in Brazil: current public health policies and proposal for additional strategies. PLoS Negl Trop Dis. 2021;15(9):e0009717. doi: 10.1371/journal.pntd.0009717
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),(1212. Miranda AE, Rosadas C, Assone T, Pereira GFM, Vallinoto ACR, Ishak R. Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) analysis of the implementation of public health policies on HTLV-1 in Brazil. Front Med. 2022;9:859115. doi: 10.3389/fmed.2022.859115
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Um ponto a destacar no cenário brasileiro é o direito à fórmula láctea gratuita, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Nota Informativa nº 4/2021-CGIST/DCCI/SVS/MS dispõe sobre a recomendação do medicamento cabergolina para inibição da lactação e da fórmula láctea infantil na prevenção da transmissão vertical do HIV e do HTLV.1313. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nota Informativa Nº 4/2021 - CGIST/DCCI/SVS/MS. Dispõe sobre a recomendação do medicamento cabergolina 0,5mg e da fórmula láctea infantil na prevenção da transmissão verti cal do HIV e do HTLV[Internet]. Brasília: Ministério da Saúde ; 2021 [citado 2023 Julho 08]. Disponível em: Disponível em: http://antigo.aids.gov.br/pt-br/legislacao/nota-informativa-no-42021-cgistdccisvsms
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Muitos desconhecem o direito à fórmula láctea, apesar de este constar na Caderneta da Gestante desde sua terceira edição, de 2016 (Figura 1).1414. Ministério da Saúde (BR). Caderneta da Gestante 2022 [Internet]. 6. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2022 [citado 2023 Julho 08]. 47 p. Disponível em: Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_gestante_versao_eletronica_2022.pdf
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Assim, muitas barreiras persistem no acesso às políticas públicas preconizadas.

Figura 1
Caderneta da Gestante, publicada pelo Ministério da Saúde do Brasil, indicando o direito à fórmula láctea para mães vivendo com HTLV-1

Recentemente, a OMS reconheceu o HTLV-1 como um problema de saúde pública.55. World Health Organization. Human T-lymphotropic virus type 1: technical report [Internet]. Genva: World Health Organization; 2021 [cited 2023 Julho 08]. 78 p. Available from: Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240020221
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) Paralelamente, o HTLV-1 tem recebido atenção da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que reconhece a importância dessa infecção na região das Américas; a prevenção da transmissão vertical é considerada ação prioritária na resposta ao vírus, tanto pela OPAS como pela OMS, tendo sida abordada no planejamento estratégico para ISTs da OMS.1515. World Health Organization. Global health sector strategies on, respectively, HIV, viral hepatitis and sexually transmitted infections for the period 2022-2030 [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2022 [cited 2023 Julho 08]. 134 p. https://www.who.int/publications/i/item/9789240053779
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)-(1717. Pan American Health Organization. The response to HTLV in the framework of maternal and child health [Internet]. Washington: Pan American Health Organization ; 2022 [cited AAAA Mmm DD]. 21 p. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/56888
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A inclusão do HTLV-1 na iniciativa de eliminação da transmissão vertical do HIV, sífilis, hepatites e doença de Chagas vem sendo discutida pelas agências internacionais.1717. Pan American Health Organization. The response to HTLV in the framework of maternal and child health [Internet]. Washington: Pan American Health Organization ; 2022 [cited AAAA Mmm DD]. 21 p. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/56888
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O Brasil tem papel de destaque na resposta ao HTLV-1, mas, apesar desse reconhecimento internacional,1616. Pan American Health Organization. International Health Policy Forum for the Elimination of HTLV: advancing HTLV health policies around the world. Meeting Report, 10 November 2021 [Internet]. Washington: Pan American Health Organization; 2022 [cited 2023 Julho 08]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/56052
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ainda dispõe de políticas incipientes, que carecem de ampliação e fortalecimento.

Entre as ações prioritárias para o fortalecimento da resposta ao HTLV-1, no contexto da saúde materno-infantil no país, destacam-se: (i) a intensificação de capacitação de profissionais de saúde e formuladores de políticas públicas; (ii) a ampliação da cobertura da testagem para HTLV-1 no acompanhamento pré-natal; (iii) a garantia de acesso à fórmula láctea; (iv) o estabelecimento e fortalecimento de redes de cuidado multidisciplinar, no sentido do acolhimento e seguimento clínico de gestantes vivendo com HTLV-1 e crianças expostas; e (v) a implementação de sistema de vigilância da infecção pelo HTLV-1 em gestantes e crianças expostas (Figura 2).

Figura 2
Aspectos prioritários para expansão e fortalecimento da resposta ao HTLV-1 no contexto da saúde materno-infantil

A sensibilização de gestores é de fundamental importância para que o HTLV-1 seja incluído na agenda da saúde pública. A capacitação de profissionais, principalmente na atenção primária à saúde, é uma ação primordial para que as mães tenham acesso a informação adequada sobre o HTLV-1, formas de transmissão, doenças associadas e métodos de redução dos riscos de transmissão. O Ministério da Saúde incluiu o HTLV-1 em um curso de capacitação sobre ISTs e realiza, regularmente, campanhas de divulgação.1212. Miranda AE, Rosadas C, Assone T, Pereira GFM, Vallinoto ACR, Ishak R. Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) analysis of the implementation of public health policies on HTLV-1 in Brazil. Front Med. 2022;9:859115. doi: 10.3389/fmed.2022.859115
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É essencial o trabalho continuado nesse sentido, e maior articulação com atores importantes, como conselhos de classe de medicina, de enfermagem, e associações profissionais, como a Febrasgo e a Sociedade Brasileira de Pediatria. A articulação com o Ministério da Educação, para inclusão do HTLV-1 no currículo de cursos profissionalizantes, é outra estratégia a ser considerada. Além disso, a articulação entre o Ministério da Saúde e o Ministério das Mulheres é valiosa, por ser uma temática de interesse partilhado.

A identificação de mães vivendo com HTLV-1 é imprescindível para o sucesso de qualquer estratégia que objetive reduzir a transmissão vertical do vírus. Entretanto, a testagem para HTLV-1 no pré-natal, a despeito de custo-efetiva,1818. Rosadas C, Senna K, Costa M, Assone T, Casseb J, Nukui Y, et al. Economic analysis of antenatal screening for human T-cell lymphotropic virus type 1 in Brazil: an open access cost-utility model. Lancet Glob Health. 2023;11(5):e781-90 . doi: 10.1016/S2214-109X(23)00065-7
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não é oferecida de forma universal no Brasil, fato que, no momento da conclusão deste artigo, encontra-se em processo de avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Ressalta-se que a testagem no pré-natal havia sido incluída na Portaria GM/MS no 715, de 4 de abril de 2022, quando se estabeleceu a extinta rede de atenção materno-infantil (RAMI),1919. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 715, de 4 de abril de 2022. Altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 3, de 28 de setembro de 2017, para instituir a Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília (DF) , 2022 Abr 6 [citado 2023 Julho 08], Seção 1:591. Disponível em: Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-715-de-4-de-abril-de-2022-391070559
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revogada pela Portaria GM/MS no 13, de 13 de janeiro de 2023.2020. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 13, de 13 de janeiro de 2023. Revoga Portarias que específica e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União, Brasília (DF) , 2023 Jan 16 [citado 2023 Julho 08], Seção 1:37. Disponível em: Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-13-de-13-de-janeiro-de-2023-457959944
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O diagnóstico do HTLV-1 prevê testes de triagem e confirmatórios, todos incluídos no SUS.33. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Guia de manejo clínico da infecção pelo HTLV [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado 2023 Julho 08]. 103 p. Disponível em: Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/2022/guia_htlv_internet_24-11-21-2_3.pdf/view
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Algumas Unidades da Federação, como Bahia,2121. Governo do Estado (BA). Portaria Nº 460, de 19 de novembro de 2020. Institui a Linha de Cuidado às Pessoas Convivendo com HTLV e dá outras Providências [Internet]. Diário Oficial do Estado da Bahia, Salvador, 2020 Nov 21 [citado 2023 Julho 08], Seção Executiva:34. Disponível em: Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/Portaria-no-460-de-19-de-novembro-de-2020-Linha-do-Cuidado-HTLV.pdf
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Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e municípios como Belo Horizonte (Minas Gerais) e Rio Verde (Goiás), já publicaram portarias garantindo a implementação da testagem universal de gestantes. Recentemente, outras secretarias de estado da saúde estabeleceram cooperação técnica na implementação da rede de cuidado do HTLV-1. A capacitação técnica [com destaque para os profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen)], a promoção de debates interestaduais, a construção de notas informativas, manuais e guias técnicos, a que se soma o aporte de recursos financeiros, são medidas importantes para a ampliação de cobertura de testagem do HTLV-1. O apoio do governo federal pode ser catalisador nesse sentido.

Importante destacar a necessidade de uma intervenção aceitável, factível, acessível, sustentável e segura (Afass). Apesar de poucos dados, a literatura demonstra que a testagem no acompanhamento pré-natal e a intervenção contam com alta aceitação: mais de 90% das mães optam por seguir a recomendação médica, dado confirmado por representantes de pessoas vivendo com HTLV-1, tanto no Brasil como em outros países.1111. Rosadas C, Taylor GP. Current Interventions to prevent HTLV-1 mother-to-child transmission and their effectiveness: a systematic review and meta-analysis. Microorganisms. 2022;10(11):2227. doi: 10.3390/microorganisms10112227
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),(1616. Pan American Health Organization. International Health Policy Forum for the Elimination of HTLV: advancing HTLV health policies around the world. Meeting Report, 10 November 2021 [Internet]. Washington: Pan American Health Organization; 2022 [cited 2023 Julho 08]. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/56052
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),(2222. Pan American Health Organization. EMTCT PLUS framework for elimination of mother-to-child transmission of HIV, syphilis, hepatitis B, and Chagas [Internet]. Washington: Pan American Health Organization; 2017 [cited 2023 Julho 08] Available from: Available from: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/34306/PAHOCHA17009-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y .
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Para que a intervenção seja Afass no Brasil, o acesso à fórmula láctea gratuita é essencial. Pessoas vivendo em situações de vulnerabilidade, com baixo poder aquisitivo e baixa escolaridade, são as mais comumente afetadas pelo HTLV-1. Assim, é muito importante que as mulheres vivendo com esse vírus tenham acolhimento, acesso a informação adequada e compreensível sobre o HTLV-1, medidas de prevenção e assistência, e seus direitos garantidos (incluída a oferta da fórmula láctea). O acesso à fórmula deve ser imediato. É mister que a maternidade disponibilize um quantitativo suficiente até que a criança exposta esteja devidamente matriculada nos serviços de acompanhamento.1313. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nota Informativa Nº 4/2021 - CGIST/DCCI/SVS/MS. Dispõe sobre a recomendação do medicamento cabergolina 0,5mg e da fórmula láctea infantil na prevenção da transmissão verti cal do HIV e do HTLV[Internet]. Brasília: Ministério da Saúde ; 2021 [citado 2023 Julho 08]. Disponível em: Disponível em: http://antigo.aids.gov.br/pt-br/legislacao/nota-informativa-no-42021-cgistdccisvsms
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Uma orientação compreensível sobre a alimentação com os substitutos do leite materno, bem como sobre sua preparação e armazenamento, de forma higiênica e segura, precisa ser fornecida. É importante garantir que a família tenha acesso a água potável e utensílios, como mamadeiras e material de higienização. Profissionais de saúde devem considerar que o estigma pode ser uma barreira para a adesão e, portanto, devem trabalhar no acolhimento.2323. Carroll C, Booth A, Campbell F, Relton C. Qualitative evidence synthesis of values and preferences to inform infant feeding in the context of non-HIV transmission risk. PLoS One. 2020;15(12):e0242669. doi: 10.1371/journal.pone.0242669
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Em um contexto de estímulo ao aleitamento materno, aquelas mães que não amamentam podem se sentir excluídas e pressionadas. Várias iniciativas observadas na Bahia, estado com uma rede de cuidado integral para o HTLV-1, visam apoiar as mães vivendo com HTLV-1.2121. Governo do Estado (BA). Portaria Nº 460, de 19 de novembro de 2020. Institui a Linha de Cuidado às Pessoas Convivendo com HTLV e dá outras Providências [Internet]. Diário Oficial do Estado da Bahia, Salvador, 2020 Nov 21 [citado 2023 Julho 08], Seção Executiva:34. Disponível em: Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/Portaria-no-460-de-19-de-novembro-de-2020-Linha-do-Cuidado-HTLV.pdf
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),(2424. Galvão-Castro B, Grassi MFR, Galvão-Castro AV, Nunes A, Galvão-Barroso AK, Araújo THA, et al. Integrative and multidisciplinary care for people living with human T-cell lymphotropic virus in Bahia, Brazil: 20 years of experience. Front Med . 2022; 9:884127. doi: 10.3389/fmed.2022.884127
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O estabelecimento de redes de cuidado multiprofissional ao HTLV-1 é outra prioridade. Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que os centros de tratamento são escassos e de distribuição desigual no país. Muitos estão associados a grupos de pesquisa, sem apoio financeiro governamental.1212. Miranda AE, Rosadas C, Assone T, Pereira GFM, Vallinoto ACR, Ishak R. Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) analysis of the implementation of public health policies on HTLV-1 in Brazil. Front Med. 2022;9:859115. doi: 10.3389/fmed.2022.859115
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Cumpre reverter esse cenário, no sentido de garantir acesso universal e equalitário aos serviços de saúde.

A implementação de um sistema de notificação e vigilância da infecção em gestantes e crianças expostas é importante para a identificação de áreas prioritárias, delineamento de intervenções mais efetivas e acompanhamento do impacto das políticas existentes.1010. Rosadas C, Menezes MLB, Galvão-Castro B, Assone T, Miranda AE, Aragón MG et al. Blocking HTLV-1/2 silent transmission in Brazil: current public health policies and proposal for additional strategies. PLoS Negl Trop Dis. 2021;15(9):e0009717. doi: 10.1371/journal.pntd.0009717
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),(1212. Miranda AE, Rosadas C, Assone T, Pereira GFM, Vallinoto ACR, Ishak R. Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) analysis of the implementation of public health policies on HTLV-1 in Brazil. Front Med. 2022;9:859115. doi: 10.3389/fmed.2022.859115
https://doi.org/10.3389/fmed.2022.859115...
O interfaceamento laboratorial e a maior articulação com a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde serão bem-vindos, assim como a implementação do diálogo com as secretarias de saúde de estados e municípios, para que as três esferas de governo se envolvam nesse processo.

A suspensão do aleitamento materno, medida efetiva na prevenção da transmissão do HTLV-1 de mãe para filho, é recomendada pelo Ministério da Saúde. É importante garantir (i) a testagem para HTLV-1 no pré-natal e (ii) uma intervenção Afass. O acesso à fórmula láctea gratuita é um passo importante para a adesão; entretanto, muitos desconhecem esse direito das mães vivendo com o vírus linfotrópico de células T humano do tipo 1 - HTLV-1. Apesar dos avanços alcançados, é necessário expandir e fortalecer as políticas públicas, com vistas ao controle desse importante agravo, todavia negligenciado.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Set 2023
  • Data do Fascículo
    2023
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