Acessibilidade / Reportar erro

Uso de automóveis e o caos urbano: considerações sobre o planejamento de transportes das grandes cidades

Private car use and urban chaos: considerations on the transportation planning of big cities

Resumos

A redução do uso de automóveis em grandes cidades envolve mudanças de caráter comportamental individual e coletivo, além de transformações na infraestrutura urbana existente. Para se operarem estas mudanças, é necessário o envolvimento das esferas municipal e federal do governo, além da participação da população. Na esfera federal, o governo deve desacelerar os incentivos financeiros às compras de veículos novos. Dentro das municipalidades, o governo precisa melhorar as condições de acessibilidade nos centros urbanos, para que o transporte coletivo atenda às necessidades de mobilidade de modo eficiente e eficaz. Por fim, a população deve buscar alternativas ao modo escolhido para seus deslocamentos diários. A análise de estudos internacionais que sobre a redução do uso carro apontou que a oferta de transporte coletivo de boa qualidade aliada a políticas públicas para atração de novos usuários deve ser um trabalho contínuo e constante. Tais mudanças podem trazer vantagens como melhores condições de translado, economia de combustível, diminuição das emissões de gases na atmosfera, menos congestionamentos nas ruas, diminuição do ruído urbano e, não menos importante, a apropriação efetiva do espaço público pelo pedestre.

redução de uso do carro; planejamento do transporte público; transporte público; mudanças de hábito


Private car use reduction involves changes in individual and group behavior, together with transformation in existing urban infrastructure. These changes involve the government in Municipal and Federal levels, besides the urban population. Federal government should decrease existing incentives to vehicle acquisitions. Municipality should provide and improve accessibility to public transportation. At last, population should look for efficient mobility in daily transportation. High quality public transportation provided along with policies for attract new passengers should be a constant and continuous task. As an outcome, such changes can bring better driving conditions, reduce fuel expenses, lower noise levels in crowded urban areas, diminish gas emission on the atmosphere, and improve pedestrian use of the public space.

car use; public transport management; public transport; habit changes


  • Alves, V. F. B., Silva, A. N. R. and Waerden, P. (2012) Técnicas exploratórias para localizar potenciais usuários de transporte público urbano. Journal of Transport Literature, Vol. 6, n.3.
  • Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos do Brasil - ANFAVEA, Anuário 2011. Disponível em: http://www.anfavea.com.br/cartas/Carta306.pdf data de acesso: 4 de janeiro de 2012.
  • Bamberg, S. (2006) Is a residential relocation a good opportunity to change people's travel behavior? Results from a theory-driven intervention-study. Environment and behavior, vol. 36, no. 6 november, pp. 820-840.
  • Departamento de Trânsito - DTRAN. (2012) Disponível em: http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/sa-conteudo acessado em: 3 de janeiro de 2012.
    » link
  • Eriksson, L., Garvill, J., Nordlund, A. M. (2008) Interrupting habitual car use: The importance of car habit strength and moral motivation for personal car use reduction. Transportation research part F, vol. 11, pp. 10-23.
  • GaffRon, P., Schubert, U., Skala, F., Wagner, T. (2007) Planning urban structures for sustainable transport. In: Marshall, S., Banister D. (Org.) Land use and transport. Elsevier, pp.71-103.
  • Graham-Rowe E., Sfippon, S., Gardner, B., Abraham, C. (2011) Can we reduce car use and, if so, how? A review of available evidence. Transportation research part A, vol. 45, pp. 401-418.
  • International Energy Agency, CO2 Emissions from fuel combustion: Highlights. IEA Statistics 2011 ed. Disponível em: http://www.iea.org/stats/index.asp data de acesso: 1 de novembro de 2011.
  • Jakobsson, C., Fuji, S., Gärling, T. (2002) Effects of economic disincentives on private car use. Transportation, vol. 29, pp. 349-370.
  • Ramis, J. E. (2012) A expansão das vendas de automóveis tem algum impacto na demanda por ônibus no Brasil? Estudo econométrico da demanda por viagens intermunicipais. Journal of Transport Literature, Vol. 6, n.1.
  • Ueda, T. V. A. (2013) A entrada dos veículos comerciais leves chineses: uma ameaça à hegemonia das grandes marcas? Journal of Transport Literature, Vol. 7, n.1.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    20 Set 2011
  • Aceito
    09 Fev 2012
  • Revisado
    30 Jan 2012
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com