Acessibilidade / Reportar erro

Fusões no transporte aéreo: estudos e tendências

Mergers in air transportation: studies and trends

Resumos

O presente artigo apresenta recentes estudos da literatura acerca dos efeitos das fusões para o bem-estar social dos usuários do transporte aéreo, mais especificamente, como o processo impacta no preço das passagens e nas frequências de voos. Os resultados sugerem que fusões entre companhias aéreas "legacy" nos EUA tem causado significante aumento nos preços das passagens e redução nas frequências de voo. Além disso, fusões parecem resultar em redução de preços quando companhias low-cost estão envolvidas, salvo bilhetes adquiridos com poucos dias de antecedência. Por fim, fusões entre companhias network e low-cost mostram-se prejudiciais para os consumidores, mas a magnitude do impacto varia de acordo com a competição entre as companhias anteriormente em rotas específicas.

fusões; transporte aéreo; preço; frequência; bem-estar social


This article presents new studies of the literature about the effects of mergers to the social welfare of the users of air transport, more specifically, as the process impacts the price of the tickets and on the frequency of flights. The results suggest that mergers between legacy carriers in the USA has caused significant increases in the prices of the tickets and reduction in the flight frequency. In addition, mergers seem to result in reduction of prices when low-cost companies are involved, except for tickets purchased with few days in advance. Finally, mergers between network carriers and low-cost carriers are non-benefit to consumers, however the impact depends on the competition between the carriers previously in specific routes.

mergers; air transportation; ticket prices; flight frequencies; social welfare


  • Costa, W. C. (2010) Alianças Domésticas entre Companhias Aéreas e o Impacto no Comportamento dos Passageiros. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 1, pp. 96-113.
  • Dobson, P., and Piga, C. (2009) Mergers and business model assimilation: Evidence from low-cost airline takeovers. REPEC Discussion Paper Series, No.2009-2.
  • Fageda, X., and Perdiguero, J. (2011) An empirical analysis of a merger between a network and low-cost airlines, Working Paper
  • Hamlin, G. W, (2007) Merger Mania, disponível em http://www.aca-assoc.com
  • Lovadine, D. (2007) Investigação Antitruste de uma Aliança entre Operadoras de Transporte. Journal of Transport Literature, vol. 1, n. 2, pp. 7-21.
  • Lovadine, D. (2009) Análise Econométrica Estrutural da Conduta Competitiva: Estudo de Caso do Transporte Aéreo Pós-Liberalização Journal of Transport Literature, vol. 3, n. 1, pp. 7-39.
  • Vassallo, M. D. (2010) Simulação de Fusão com Variações de Qualidade no Produto das Firmas: Aplicação para o Caso do Code-Share Varig-TAM. Journal of Transport Literature, vol. 4, n. 2, pp. 50-100.
  • Wood, T. J.,Vasconcelos F. C., Caldas M. P. Fusões e aquisições no Brasil. Revista de Administração de empresas RAE, vol. 43, pp. 41-45.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    20 Set 2011
  • Aceito
    26 Jan 2012
  • Revisado
    18 Dez 2011
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com