Acessibilidade / Reportar erro

Principais indicadores que afetam a percepção da qualidade de serviço em áreas críticas do embarque de passageiros aeroportuários

Key indicators that affect the perception of service quality in critical airport areas of passenger boarding

Resumos

O presente trabalho selecionou três importantes aeroportos brasileiros para pesquisas de campo, observação e entrevista com passageiros nas áreas de check-in e inspeção de segurança. O objetivo do trabalho foi obter a importância de indicadores, qualitativos ou quantitativos, que afetam a percepção da qualidade de serviço no Aeroporto Internacional de São Paulo (SBGR), Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) e Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR). A metodologia adotada foi: (i) seleção dos indicadores, (ii) método de coleta, (iii) dimensionamento da amostra e, (iv) método de regressão linear. Os resultados finais revelaram que os modelos obtidos indicaram que há uma relação forte entre a percepção, ou seja, a visão que o passageiro tem sobre o componente e/ou serviço oferecido no terminal de passageiros e o tempo decorrido, seja este de espera na fila ou de atendimento. Os resultados mostraram ainda, que cada aeroporto apresentou variáveis independentes diferentes atuando fortemente sobre as mesmas variáveis dependentes dos modelos analisadas. Adicionalmente, alguns indicadores avaliados neste trabalho não foram relatados na literatura, trazendo uma contribuição importante para os resultados, além de subsídios para a melhoria destes serviços.

aeroportos brasileiros; indicadores de qualidade; check-in; inspeção de segurança; regressão linear


This paper selected three major Brazilian airports for field research, observation and interviews with passengers in the areas of check-in and security screening. The objective was to obtain the importance of indicators, qualitative or quantitative, that affect the perception of service quality at the International Airport of São Paulo (SBGR), Airport of São Paulo/Congonhas (SBSP) and Brasilia International Airport (SBBR). The procedures used for the research were:: (i) selection of indicators, (ii) collection method, (iii) scaling the sample and, (iv) regression method. The final results show that the models obtained indicated that there is a strong relationship between perception, that is, the view that the passenger is about the component and /or service offered in the passenger terminal and the time -wait time in queue or time of attendance The results also showed that each airport presented different independent variables, acting in the same heavily dependent variables of the models considered. Additionally, some indicators evaluated in this study were not reported in the literature, obtaining an important contribution to the results, and subsidies to improve these services.

Brazilian airports; quality indicators; check-in; security screening; linear regression


  • Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (2009) Movimento operacional dos principais aeroportos do Brasil. Relatório Anual (2005-2007). Disponível em <www.anac.gov.br>
  • Airports Council International - ACI (2000) Quality of service at airports: standards & measurements ACI World Headquarters, Geneva, Switzerland.
  • Alves, C. J. P. (1981) Uma metodologia para dimensionamento e avaliação de terminais de passageiros em aeroportos brasileiros. Tese de Mestrado em Engenharia Civil, EPUSP, São Paulo.
  • Alves, C. J. P. e Fraga, R. (2012) Capacidade do lado aéreo dos aeroportos brasileiros. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 4, pp. 178-189.
  • Bandeira, M. C. G. da S. P. (2008) Análise do nível de serviço em terminais de passageiros aeroportuários. Dissertação de Mestrado. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 134f. São José dos Campos.
  • Bandeira, M. C. G. da S. P., Duarte, M. C., Correia, A. R. e Alves, C. J. P. (2008) Desenvolvimento de uma medida de nível de serviço para o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, Fortaleza. Anais da XXII ANPET vol. 1. pp. 1-2.
  • Bandeira, M., Correia, A. R. e Wirasinghe, S. C. (2007) Degree of importance of airport passenger terminal components and their attributes. In: 11th Annual World Conference -Air Transport Research Society (ATRS), Berkeley, CA. June.
  • Carvalho, B. G. (2006) Uma metodologia para obtenção de um diagnóstico dos principais aeroportos no Brasil através da avaliação da relação demanda e capacidade. Tese de Mestrado. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.
  • Correia, A. R. (2005) Evaluation of level of service at airport passenger terminals: individual components and overall perspectives. Thesis (PhD) -University of Calgary, Canada.
  • Correia, A. R., Wirasinghe, S. C. e de Barros, A. G. (2006) A global index for level of service evaluation at airport passenger terminals. In: Proceedings of the 10th ATRS Annual World Conference Nagoya: ATRS, pp. 1-15. Nagoya.
  • Correia, A. R., Wirasinghe, S. C. e de Barros, A. G. (2007) A global index for level of service evaluation at airport passenger terminals. Transportation Research Part E, Logistics and Transportation Review, vol. 44, pp. 607-620.
  • Cravo, B. M. (2014) A alocação de slots e a concorrência no setor de transporte aéreo. Journal of Transport Literature, vol. 8, n. 1, pp. 159-177.
  • De Barros, A. G. e Tomber, D. D. (2007) Quantitative analysis of passenger and baggage security screening at airports. Journal of Advanced Transportation, Vol. 41, No. 2, 23 pp.
  • De Neufville, R. e Odoni, A. R. (2003) Airport systems: planning design and management [S.l.]: McGraw-Hill Book.
  • Eller, R. A. G. e Moreira, M. (2014) The main cost-related factors in airlines management. Journal of Transport Literature, vol. 8, n. 1, pp. 8-23.
  • Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária -INFRAERO (1988) Dimensionamento básico com o momento de maior solicitação Brasília.
  • Federal Aviation Administration – FAA (1988) Planning and design guidelines for airport terminal facilities Advisory Circular.
  • International Air Transport Association -IATA (1995) Airport development reference manual. International Air Transport Association 8. ed. Montreal, Geneva, April.
  • International Civil Airports Association -ICAA (1979) Methodology for determining the capacity of an airport. First working session presented by Mrs. Barbara Bodien, 19th ICAA Annual Congress, Nice.
  • Lee, S. C. e Kim, B. J. (2003) Development of passenger service quality index for Inchon International Airport. In: Annual Meeting. Proceedings of 82nd Annual Meeting of the Transportation Research Board, TRB Washington D. C., USA.
  • Lipovich, G. (2012) La calidad de los hubs de América Latina. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 2, pp. 144-168.
  • Linhares, G. C. (2012) Planejamento aeroportuário no Brasil: discussão sobre contribuições da prospectiva estratégica. Journal of Transport Literature, vol. 6, n. 4, pp. 147-163.
  • Magri Junior, A. A. (2003) Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos. Dissertação de Mestrado - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.
  • Magri Junior, A. A. (2008) Impactos da aplicação do sistema check-in de autoatendimento em terminais de passageiros de aeroportos. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, USP, São Paulo.
  • Medeiros, A. G. M. (2004) Um método para dimensionamento de terminais de passageiros em aeroportos brasileiros. Dissertação de Mestrado - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.
  • Medeiros, A. G. M. (2004) Um método para dimensionamento de terminais de passageiros em aeroportos brasileiros. Tese de Mestrado. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.
  • Mumayiz, S. A. e Ashford, N. J. (1986) Methodology for planning and operations management of airport terminal facilities. Transportation Research Record 1094, TRB, National Research Council, Washington D. C., pp. 24-35.
  • Murça, M. C. R. e Correia, A. R. (2013) Análise da modelagem da escolha aeroportuária em regiões de múltiplos aeroportos. Journal of Transport Literature, vol. 7, n. 4, pp. 130-146.
  • Nascimento, M. V. (2013) Análise da competitividade do transporte aéreo com base no nível de serviço percebido pelo usuário. Journal of Transport Literature, vol. 7, n. 1, pp. 202-211.
  • Ndoh, N. N. e Ashford, N. J. (1994) Evaluation of transportation level of service using fuzzy sets. Transportation Research Record 1461, TRB, National Research Council, Washington, D.C., pp. 31-37.
  • Oliveira, A. V. M. e Turolla, F. A. (2013) Financiamento da infraestrutura de transportes. Journal of Transport Literature, vol. 7, n. 1, pp. 103-126.
  • Omer, K. F. e Khan, A. M. (1988) Airport landside level of service estimation: utility theoretic approach. Transportation Research Record 1199, TRB, National Research Council, Washington D. C., pp. 33-40.
  • Ramis, J. E. e Santos, E. A. (2013) The impact of thermal comfort in the perceived level of service and energy costs of three Brazilian airports. Journal of Transport Literature, vol. 7, n. 2, pp. 192-206.
  • Ronzani, G. M. e Correia, A. R. (2007) Evaluating orientation level of service at passenger terminals at major Brazilian airports. Journal of the Brazilian Air Transportation Research Society, vol. 3, pp. 19-34.
  • Seneviratne, P. N. e Martel, N.(1991) Variables influencing performance of air terminal buildings. Transportation Planning and Technology, vol. 16, n. 1, pp. 3-28.
  • Spoljaric, E. A. (1998) Qualidade dos serviços nos terminais de passageiros de aeroportos. Tese de Mestrado - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.
  • Transport Canada (1979) A discussion paper on level of service definition and methodology for calculating airport capacity. Report TP 2027.
  • Transportation Research Board -TRB (1987) Measuring airport landside capacity. Transportation Research Board -National Research Council, Special Report 215, Washington, D. C.
  • Wells, A. T. (1996) Airport planning and management, 3rd edition. London: McGraw-Hill.
  • Widmer, J. A. e Silva, I. (1989) An operational analysis of regional airport passenger terminal USP -São Carlos.
  • Yeh, C. H. e Kuo, Y. L. (2003) Evaluation passenger services of Asia-Pacific international airports. Transportation Research Part E, vol. 39, pp. 35-48.
  • Yen, J. R., Teng, C. R. e Chen, P. S. (2001) Measuring the level of service at airport passenger terminals: comparison of perceived and observed time. National Research Council, Transportation Research Record n. 1744, Washington D.C., pp. 17-23.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Out 2014

Histórico

  • Recebido
    10 Set 2012
  • Aceito
    18 Out 2013
  • Revisado
    14 Fev 2013
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com