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Um modelo heurístico baseado em localização-designação aplicado ao estacionamento rotativo

An heuristic model based on localization-designation applied to a rotating parking lot

Resumos

O presente trabalho propõe um modelo heurístico de resolução para a melhoria do Serviço de Estacionamento Rotativo Regulamentado na cidade de Rio Grande-RS, baseado na formação de agrupamentos (clusters). Tem como objetivo, obter de forma eficaz e eficiente os setores e áreas de fiscalização no estacionamento rotativo. A metodologia apresentada utiliza técnicas da pesquisa operacional e divide o trabalho em três fases: na primeira é feita uma pesquisa de campo; na segunda são formados os setores de fiscalização e na terceira são formadas as áreas do estacionamento rotativo. Para a formação dos setores, foi utilizado comparativamente a heurística clássica Teitz e Bart e Busca Tabu definindo assim, as p-medianas necessárias para o problema. Estas medianas servem como "sementes" para a formação dos setores de fiscalização, obtidos através do algoritmo de designação de Gillett e Johnson. Um aplicativo dinâmico processa os dados georreferenciados tornando possível a informatização do atual sistema, bem como permite analisar os diferentes mapas que podem ser obtidos a partir da construção de cenários, quando os trechos de quadra são adicionados ou removidos ou ainda da contratação ou redução de pessoal.

p-medianas; designação; estacionamento rotativo


The present work proposes a heuristic model of solution to improve the regulated Rotating Parking Lot Service situated in Rio Grande, Brazil, based on the formation of the clusters. It has as a goal to obtain an effective and efficient way the sectors and areas of inspection in the rotating parking lot. The methodology uses techniques of operational research and divides the work in three phases: first, a field research is performed; second, sectors of inspection are formed; and third, the areas of the rotating parking lot are formed. To the sectors formation, it was used comparatively the classic heuristic Teitz and Bart and Tabu Search defining that way the p-median needed to the problem. These medians are used as "seeds" to the formation of the inspection sector, obtained by the designation algorithm of Gillet and Johnson. A dynamic application processed the georeferenced data making possible the computerization of the current system, as well as allowing the analysis of the different maps that may be obtained from the building of scenarios, when the block stretches are added or removed or still from the recruitment or reduction of people.

p-medians; designation; rotating parking lot


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Out 2014

Histórico

  • Aceito
    06 Dez 2013
  • Recebido
    03 Jun 2013
  • Revisado
    09 Set 2013
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