Acessibilidade / Reportar erro

Realismo afetivo: evocar realismo além da representação

Affective Realism: evoke realism beyond representation

Resumos

O ensaio discute formas de expressão literária que procuram estabelecer vias de "realismo" sem propriamente dar continuidade às formas diversas de Realismo histórico e representativo que se desenvolvem nos séculos XIX e XX. Tratam-se de experiências literárias no limite da representação e que lançam mão de estratégias de performance e agenciamento à procura de efeitos e afetos no seu processo integral de realização. Aqui o Realismo representativo é questionado pelo compromisso com a realidade social do objeto, por um lado, e, por outro, pela necessidade de encontrar estratégias criativas que se relacionem com a realidade ao valorizar a atividade literária e artística. Assim, ambiciona-se desenvolver a discussão estética das estratégias de expressão de uma realidade que desafia a representação e problematiza a criatividade literária e sua possibilidade de criar impactos afetivos e assim acentuar sua potência transformativa na realidade brasileira contemporânea.

realismo afetivo; performance e performatividade literárias; rea-lismo não-representativo


This essay will discuss different kinds of literary expression in search for ways to "realism" without giving continuity of the historical realism that appears during the 19th and 20th century. The focus is on literary experiences on the edges of re-presentation aiming to develop strategies of performance and agency in search of effect and affects during its integral process of realization. Here the representative Realism is questioned by the commitment to the social reality of the object, on one hand, and, on the other, by the necessity to find creative strategies in relation to reality through literary and artistic activity. The ambition is to establish an aesthetic discussion of the strategic expressions of a reality that defies representation and questions the literary creativity and its possibility to create affective impacts and hereby accentuate its transforming potential in the contemporary Brazilian reality.

affective realism; literary performance and performativity; non–re-presentational realism


  • AUSTIN, John L. (1975) [1962]. How to do things with words Oxford: Clarandon Press.
  • BADIOU, Alain (2004). Le siècle Paris: Editions du Seuil.
  • BAL, Mieke (2002). Travelling concepts in the humanities Toronto: University of Toronto Press.
  • BARTHES, Roland (1972). Le degré zéro de l'écriture suivi de nouveaux essais critiques Paris: Editions du Seuil.
  • ______ (1980). La chambre claire – note sur la photographie. Paris: Gallimard.
  • ______ (2003). A câmera clara Lisboa: Edições 70.
  • ______ (2005a). Sade, Fourier, Loyola São Paulo: Martins Fontes.
  • ______ (2005b). "O efeito de real". In: _____. O rumor da língua São Paulo: Martins Fontes. p. 181-90.
  • ______ (2005c). A preparação do romance I São Paulo: Martins Fontes.
  • BAUGH, B. (2000). "How Deleuze can help us make literature work". In: BUCHANAN, Ian; MARKS, John. Deleuze and literature Edinburgh: Edinburgh University Press.
  • BAZIN, André (1991). O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense.
  • BUTLER, Judith (1990). Gender trouble: feminism and the subversion of identity. Nova York: Routledge.
  • ______ (1993). Bodies that matter Nova York: Routledge
  • DELEUZE, Gilles (1964). Marcel Proust et les signes Paris: Presses Universitaires de France.
  • ______ (1970). Spinoza. Paris: Presses Universitaires de France.
  • ______ (1997). Crítica e clínica Trad. Peter Pal Pelbart. São Paulo. Editora 34.
  • DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix (1977). Kafka: por uma literatura menor. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago.
  • ______ (1997). O que é a filosofia. São Paulo. Editora 34.
  • JAKOBSON, Roman (1971). "Do realismo artístico". In: EIKHENBAUM, B. et alii. Teoria da literatura; formalistas russos Porto Alegre: Globo. p. 119-27.
  • FOSTER, H. (1996). The return of the real Cambridge: MIT.
  • ______ (1999). Compulsive beauty Nova York: October Book.
  • GADE, Rune; JERSLEV, Anne (2005). Performative realism. Copenhagen: Museum Tusculanum Press.
  • GREGG, Melissa; SEIGWORTH, Gregory J. (Orgs.) (2010). The affect theory reader. Londres: Duke University Press.
  • GUMBRECHT, Hans Ulrich (2004). Production of presence – what meaning cannot convey. Stanford UP. Stanford Califórnia.
  • GUMBRECHT, H. U. e KITTLER, A. F. (1994). Materialities of comunication Stanford/Califórnia: Stanford University Press.
  • ISER, Wolfgang (1996). O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Trad. Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ.
  • LACAN, Jacques (1979). "Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1963-64)". In: O seminário – livro 11 Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
  • LOXLEY, James (2007). Performativity. Londres: Routledge.
  • LYOTARD, Jean-Francois (1998) [1979]. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympo.
  • MARKS, John (2006). "Percepts – literature". In: PARR, Adrian (Org.). The Deleuze dicitionary Nova York: Columbia University Press.
  • MASSUMI, Brian (2002a). "That thinking feeling". In: MASSUMI, Brian (Org.). A shock to thought Nova York: Routledge.
  • ______ (2002b). Parables for the virtual Movement, affecty, sensation. Londres: Duke University Press.
  • PARR, Adrian (Org.) (2005). The Deleuze dictionary Nova York: Columbia University Press.
  • PERNIOLA, Mário (2004). Art and its shadow. Nova York/Londres: Continuum.
  • RANCIÈRE, J. (2007). La politique des poètes Paris: Albin Michel.
  • LE PARTAGE du sensible (2000). Esthetique et politique. Paris: Le Fabrique-Éditions.
  • SCHØLLHAMMER, Karl Erik (2005). "Os novos realismos na arte e na cultura contemporânea". In: PEREIRS, Miguel; GOMES, Renato Cordeiro, FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Comunicação, representação e práticas sociais Rio de Janeiro: EdPuc.
  • ______ (2007). Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7Letras.
  • ______ (2009). Ficção brasileira contemporânea Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
  • ZUMTHOR, Poul (1994). "Body and performance". In: GUMBRECHT, Hans Ulrich e KITTLER, A. Friedrich Kittler. Materialities of comunication Stanford: Stanford University Press.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2012

Histórico

  • Recebido
    Ago 2011
  • Aceito
    Out 2011
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com