Resumos
Analisamos o conto "Sessão das quatro", do escritor Roberto Drummond, e o filme Janela indiscreta (Rear Window), de Alfred Hitchcock, investigando como a linguagem de cada uma das narrativas representa, na sua forma, certos limites e intersecções do estético com o político. A partir de tensões individuais, as personagens dessas narrativas se veem inseridas em situações cotidianas em meio às quais as noções de público e privado se apresentam de modo difuso, a liberdade individual se encontra sitiada, e a violência (simbólica e de fato) emerge como elemento constitutivo de sua realidade. Sob tal condição, a criação de lugares enunciativos alternativos possibilita às personagens encontrar possíveis modos de agir criticamente num universo em que as leis e seus princípios éticos estão comprometidos por contextos de exceção.
Alfred Hitchcock; Roberto Drummond; literatura e cinema; narrativa e política
We analyze the short-story "Sessão das quatro", by Brazilian writer Roberto Drummond, and the movie Rear Window, by Alfred Hitchcock. We discuss the language of narratives, focusing some points of borders and intersections between aesthetical and political elements in the construction and representation of forms of power. The characters of these narratives are inserted in the lands where the idea of public or private space is diffuse, the freedom is besieged, and the violence forms some structural elements of the reality. Then, the creation of alternative places for the enunciation gives to characters some possibilities for a critical action in that space where the concepts of law and ethic constitute the exception.
Alfred Hitchcock; Roberto Drummond; literature and movie; narrative and politic
- ADORNO, T. W. (2003). "Posição do narrador no romance contemporâneo". In: ______. Notas de literatura I Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades. p. 55-63.
- AGAMBEN, G. (2004). O estado de exceção Trad. Iraci D. Poleti. 2. ed. São Paulo: Boitempo.
- AGUIAR E SILVA, V. M. (1991). "O texto literário". In: ______. Teoria da literatura 8. ed. Coimbra: Livraria Almedina. p. 561-669.
- ARENDT, H. (1970). Sobre a violência Trad. Maria Cláudia Drummond. s. l.
- BAKHTIN, M. M. (1996). A cultura popular na Idade Média e no RenascimentoTrad. Yara Frateschi. São Paulo/Brasília: Hucitec/Editora da UnB.
- BARTHES, R. (1972). Mitologias Trad. Rita Buongermino e Pedro de Souza. São Paulo: Difusão Européia do Livro.
- BENJAMIN, W. (1986a). "Sobre o conceito de história". In: ______. Obras escolhidas 1: magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. p. 222-32.
- ______ (1986b). "Crítica da violência, crítica do poder". In: ______. Documentos de cultura, documentos de barbárie São Paulo: Edusp/Cultrix. p. 160-75.
- ______ (1985). "O narrador". In: ______. Obras escolhidas 1: magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. p. 197-221.
- DÉBORD, G. (1997). A sociedade do espetáculo Rio de Janeiro: Contraponto.
- DRUMMOND, R. (1996). A morte de D. J. em Paris 8. ed. São Paulo: Ática.
- ______ (1983). Quando fui morto em Cuba. 3. ed. São Paulo: Ática.
- ______ (1981). Sangue de Cocaûcola São Paulo: Círculo do livro.
- GUELFI, M. L. F. (2007). "O tempo do clichê e a estética do olhar na ficção contemporânea". Ipotesi Juiz de Fora. v. 1, p. 119-31.
- JANELA INDISCRETA (Rear Window) (1954). (Alfred Hitchcock, Estados Unidos).
- METZ, C. (1972). A significação no cinema São Paulo: Perspectiva.
- POUILLON, J. (1974). O tempo no romance São Paulo: Edusp.
- REISZ, K.; MILLAR, G. (1978). A técnica da montagem cinematográfica Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
- ROBBE-GRILLET, A. (1963). Por um novo romance Lisboa: Europa-América.
- SANTIAGO, S. (1989). "O narrador pós-moderno". In: ______. Nas malhas da letra São Paulo: Cia. das Letras. p. 38-52.
- TINIANOV, J. (2004). "La noción de construcción". In: TODOROV, T. Teoría de la literatura de los formalistas rusos Trad. Ana María Nethol. Buenos Aires: Siglo XXI. p. 85-8.
- TOMACHEVSKI, B. (2004). "Temática". In: TODOROV, T. Teoría de la literatura de los formalistas rusos Trad. Ana María Nethol. Buenos Aires: Siglo XXI. p. 199û232.
- XAVIER, I. (1988). "Cinema: revelação e engano". In: AGUIAR, A. (Org.). O olhar São Paulo: Cia das Letras. p. 367-384.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
07 Mar 2013 -
Data do Fascículo
Jun 2012
Histórico
-
Recebido
Ago 2011 -
Aceito
Out 2011