Acessibilidade / Reportar erro

Imagens precárias: inscrições tênues de violência ditatorial no Brasil

Poor images: faint markings of dictatorial violence in Brazil

Resumos

Este texto apresenta uma reflexão sobre a difícil inscrição na memória cultural dos fatos violentos ocorridos na ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). Ele desenvolve uma análise da precariedade dessas inscrições, que têm que enfrentar a ausência de ressonância na esfera pública. A privatização do trabalho da memória bloqueia a elaboração lutuosa e jurídica dos fatos terríveis ocorridos naquele período. O autor procura mostrar as estratégias de apresentação desse passado e a sua difícil inscrição a partir dos trabalhos de artistas como Rosângela Rennó, de fotógrafos e de escritores, como Renato Tapajós e Urariano Mota.

ditadura civil-militar brasileira; privatização da memória; arte da memória; skiagraphia


This text presents a reflexion on the difficulties of the inscription of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) and its violent stories. It develops an analysis of the precarious character of those inscriptions, which have to deal with an absence of eco in the public sphere. A privatization of the memory work blocs the mourning and the juridical elaboration of the terrible facts of that period. The author tries to show the strategies of presentation of this past and its tough inscription departing from the works of artists (as Rosângela Rennó), photographers and novelists (as Renato Tapajós and Urariano Mota).

civil-military Brazilian dictatorship; memory privatization; art of memory; skiagraphia


  • ASSMANN, Aleida (1999). Erinnerungsräume: Formen und Wandlungen des kulturellen Gedächtnisses. München: C. H. Beck.
  • BARBALHO, Marcelo (2006). O fotojornalismo político no contexto da ditadura militar. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 4., São Luís, 30 mai. a 2 jun. Disponível em: <http://goo.gl/2opkti>. Acesso em: 29 ago. 2008.
  • BENJAMIN, Walter (2012). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet, revisão técnica de Márcio Seligmann-Silva. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense.
  • BRODSKY, Marcelo (2001). Nexo: Un ensayo fotográfico. Buenos Aires: La marca.
  • FERNANDES Junior, Rubens (2003). Labirinto e identidades: panorama da fotografia no Brasil (1946-98). São Paulo: Cosac Naify.
  • KUCINSKI, Bernardo (2011). K. São Paulo: Expressão Popular.
  • LEIVA QUIJADA, Gonzalo (2004). Luis Navarro: La Potencia de la Memoria. Santiago de Chile: Imprenta.
  • ______ (2008). Multitudes en sombras, AFI Santiago: Ocho Libros.
  • MOTA, Urariano (2009). Soledad no Recife São Paulo: Boitempo.
  • PLINY (1999).  Natural History. Books 33-35. Tradução de H. Rackham. Cambridge, London: Harvard University Press.
  • QUE BOM  te ver viva (1989). Direção: Lúcia Murat. Produção: Kátia Cop e Maria Helena Nascimento. Distribuidora: Casablanca. DVD (98 min.
  • RENNÓ, Rosângela (2003). Rosângela Rennó: o arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify.
  • TAPAJÓS, Renato (1977). Em câmara lenta 2. ed. São Paulo: Alfa-Omega.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    Jan 2014
  • Recebido
    Dez 2013
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com