Acessibilidade / Reportar erro

Tendências atuais da pesquisa Nietzsche

Esta edição dos Cadernos Nietzsche reúne uma série de textos representativos da pesquisa Nietzsche, nos Estados Unidos. Com o dossiê “Leituras estadunidenses de Nietzsche”, organizado com o apoio de Anthony Jensen, o leitor e a leitora poderão entrar em contato com a tendência atual da pesquisa nietzschiana naquele país, ainda calcada no clássico de W. Kaufmann, Nietzsche: Philosopher, Psychologist, Antichrist (W. Kaufmann, 1950KAUFMANN, W. Nietzsche, Philosopher, Psychologist, Antichrist. Princeton: Princeton University Press, 1950. ), seu pináculo, embora, como nos lembra Riccardo Roni, em artigo deste volume, o filósofo alemão já havia chegado, em 1900, a um dos mais importantes Departamentos Americanos de Filosofia, o de Harvard, em Cambridge.

Esse dossiê foi proposto a partir de uma das diversas atividades do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), o evento Tendências da pesquisa Nietzsche, idealizado pelo professor Eduardo Nasser, que tem por principal propósito promover a interlocução científica de seus membros com grupos internacionais da pesquisa Nietzsche, tendo como ênfase os tópicos: desafios metodológicos, resultados recentes de pesquisa e novos projetos. Além deste último encontro, com o Nietzsche in the North East Group, que teve a participação de Rebecca Bamford, Robert Guay, Anthony Jensen, Paul Loeb e Matthew Meyer, já foram realizados outros com grupos de pesquisa da Alemanha (Forschungsstelle Nietzsche-Kommentar / Nietzsche Forschungszentrum), da Espanha (Seminario Nietzsche Complutense / Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos) e de Portugal (Grupo de Estudos sobre Nietzsche).

A seção “Resenhas” também conta com textos que analisam produções recentes do GEN. Destaca-se, em primeiro lugar, o último livro de Scarlett Marton, Nietzsche e as mulheres. Figuras, imagens e tipos femininos (Scarlett Marton, 2022MARTON, Scarlett. Nietzsche e as mulheres: figuras, imagens e tipos femininos. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.), uma dessas obras que já nascem clássicas, como pode atestar o intenso interesse que tem provocado não apenas no cenário filosófico nacional, mas também um público mais amplo interessado em filosofia, em Nietzsche e na discussão sobre o feminismo, em particular. E, em segundo lugar, Nietzsche e seus intérpretes, organizado por Vânia Dutra e Wilson Frezzatti (Vânia Azeredo & W. Frezzatti, 2020AZEREDO, Vânia Dutra de; FREZZATTI JR., Wilson Antonio (orgs.). Nietzsche e seus intérpretes. Curitiba: CRV, 2020.), que traz leituras críticas de comentários clássicos sobre a filosofia de Nietzsche.

Referências

  • KAUFMANN, W. Nietzsche, Philosopher, Psychologist, Antichrist Princeton: Princeton University Press, 1950.
  • MARTON, Scarlett. Nietzsche e as mulheres: figuras, imagens e tipos femininos. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
  • AZEREDO, Vânia Dutra de; FREZZATTI JR., Wilson Antonio (orgs.). Nietzsche e seus intérpretes Curitiba: CRV, 2020.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2022
  • Data do Fascículo
    May-Aug 2022
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br