Resumos
OBJETIVO: Investigar as habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho, bem como a sua influência no processo de alfabetização em um grupo de crianças intelectualmente normais. MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 40 crianças de 7 anos e 6 meses a 8 anos, intelectualmente normais, dos segundo e terceiro anos do ensino fundamental. Estas foram organizadas em dois grupos com 20 cada, sendo um com dificuldade na alfabetização, e outro sem alterações nesse processo. Esses participantes foram submetidos ao teste RAVEN do quociente de inteligência, à avaliação audiométrica, ao teste de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial, à prova escrita de ditado e ao teste de memória de trabalho. RESULTADOS: Os indivíduos que se encontram na fase alfabética apresentaram bom desenvolvimento da consciência fonológica e 85% deles, elevado desempenho da memória de trabalho. As crianças na fase silábico-alfabética apresentaram alterações na consciência fonológica e 91,6% delas mostraram um mediano desempenho da memória de trabalho. Os sujeitos que se encontram nas fases silábica e pré-silábica tiveram mais dificuldades na consciência fonológica do que aqueles na silábico-alfabética, e obtiveram um baixo desempenho da memória de trabalho. Houve diferença entre as médias dos grupos para os testes CONFIAS e memória de trabalho (p<0,0001). Houve uma correlação também significativa, r=0,78, com p=0,01, entre as habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho para o total de sujeitos da amostra. CONCLUSÕES: Verificou-se que, na medida em que os níveis de consciência fonológica e memória de trabalho se elevam, a fase de alfabetização da criança também avança, sendo, portanto, medidas diretamente proporcionais.
Linguagem infantil; Memória de curto prazo; Alfabetização em saúde; Aprendizagem; Cognição
PURPOSE: To investigate phonological awareness and working memory skills as well as their influence on the literacy process in a group of intellectually normal children. METHODS: Forty intellectually normal children (7.6-8.0 years) from the second and third grades of elementary school participated. Children were organized in two groups (20 children each): one with and another without literacy difficulties. These participants underwent RAVEN's intelligence quotient test, audiometric assessment, CONFIAS test of phonological awareness, written spelling task, and working memory test. RESULTS: Children in the alphabetic phase presented a good development of phonological awareness, and 85% of them showed a high-performance working memory. Children in the syllabic-alphabetic phase had changes in phonological awareness, and 91.6% of them showed an average working memory performance. The subjects at pre-syllabic and syllabic phases demonstrated more difficulties in phonological awareness than those at syllabic-alphabetic and had a poor working memory performance. Between-group differences were observed for CONFIAS and working memory tests (p<0.0001). There was also a significant correlation (r=0.78, p=0.01) between the skills of phonological awareness and working memory for the total sample of individuals. CONCLUSIONS: Based on these results, it was found that as phonological awareness and working memory levels increased, the literacy phase also advanced, therefore showing that these are directly proportional measures.
Child language; Memory, short-term; Health literacy; Learning; Cognition
-
1Curi N. Atenção, memória e dificuldades de aprendizagem [tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação; 2002.
-
2Rodrigues C. Contribuições da memória de trabalho para o processamento da linguagem. Evidências experimentais e clínicas [pós-doutorado]. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Letras e Artes; 2001.
-
3Segers E, Verhoeven L. Long-term effects of computer training of phonological awareness in kindergarten. J Comput Assist Learn. 2005;21(1):17-27.
-
4Gillam RB, Van Kleeck A. Phonological awareness training and short-term working memory: clinical implications. Topics Lang Disord. 1996;17(1):72-81.
-
5Jeronymo RR, Galera A. A relação entre a memória fonológica e a habilidade lingüística de crianças de 4 a 9 anos. Pro Fono. 2000;12(12):55-60.
-
6Maluf MR, Barrera SD. Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares. Psicol Reflex Crit. 1997;10(1):125-45.
-
7Moraes J, Kolinsky R, Alégria J, ScliarCabral L. Alphabetic literacy and psychological structure. Letras de Hoje. 1998;33(4):61-79.
-
8Capellini SA, Ciasca SM. Avaliação da consciência fonológica em crianças com distúrbio específico de leitura e escrita e distúrbio de aprendizagem. T Desenv. 2000;8(48):17-23.
-
9Marcuschi LA. Oralidade e letramento. In: Marcuschi LA. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez; 2001. p. 15-43.
-
10Gindri G, Kesk-Soares M, Mota HB. Memória de trabalho, consciência fonológica e hipótese de escrita. Pro Fono. 2007;19(3):313-22.
-
11Santos RM, Siqueira M. Consciência fonológica e memória. Fono Atual. 2002;5(20):48-53.
-
12Gathercole S, Baddeley A. Working memory and language. Hove: Lawrence Eribaum; 1993.
-
13Oakhill J, Kyler F. The relations between phonological: awareness and working memory. J Exp Child Psycol. 2000;75(2):152-64.
-
14Linassi LZ, Keske-Soares M, Mota HB. Habilidades de memória de trabalho e o grau de severidade do desvio fonológico. Pro Fono. 2005;17(3):383-92.
-
15Lobo FS, Acrani IO, Avila CR. Tipo de estímulo e memória de trabalho fonológica. Rev Cefac. 2008;10(4):461-70.
-
16Raven JC. Matrizes progressivas coloridas de raven. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1987.
-
17Moojen S, Lamprecht R, Santos RM, Freitas GM, Brodacz R, Siqueira M, et al. CONFIAS Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Seqüencial. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003.
-
18Pinheiro AMV. Leitura e Escrita: uma abordagem cognitiva. Campinas: Psy II; 1994.
-
19Santamaria VL, Leitão PB, Assencio-Ferreira VJ. A consciência fonológica no processo de alfabetização. Rev Cefac. 2004;6(3):237-41.
-
20Bride-Chang C, Ho C. Developmental issues in Chinese children character acquisition. J Educ Psychol. 2000;92(1):50-5.
-
21Cárnio MS, Santos D. Evolução da consciência fonológica em alunos de ensino fundamental. Pro Fono. 2005;17(2):195-200.
-
22Capovilla AGS, Capovilla FC. Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Psicol Reflex Crit. 2000;13(1):7-24.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
25 Jun 2015 -
Data do Fascículo
2013
Histórico
-
Recebido
26 Dez 2011 -
Aceito
29 Jan 2013