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Resultados da reabilitação auditiva em idosos usuários de próteses auditivas avaliados com teste dicótico

Results of auditory rehabilitation in elderly users of hearing aids evaluated by a dichotic test

Resumos

OBJETIVO: Verificar os efeitos da reabilitação auditiva, por meio da análise dos aspectos quantitativos e qualitativos do Teste Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW), em idosos novos usuários de próteses auditivas. MÉTODOS: O estudo foi realizado com 17 idosos, novos usuários de próteses auditivas, com idades entre 60 e 84 anos, distribuídos em G1, que somente fez uso das próteses auditivas, e G2, que foi submetido a um programa de reabilitação auditiva, que abrangeu o aconselhamento e treinamento auditivos. Todos os indivíduos foram submetidos ao teste SSW em momentos distintos de avaliação, inicial e final do estudo. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Para os aspectos quantitativos, os sujeitos do G1 apresentaram melhora entre as avaliações, porém não signiticativa, enquanto os sujeitos do G2 apresentaram melhora significativa quanto aos aspectos direita competitiva, esquerda não-competitiva e total de acertos. Quando comparado o desempenho final de ambos os grupos, houve diferença significativa entre quase todas as variáveis, com vantagem para o G2. No que diz respeito aos aspectos qualitativos, os idosos de ambos os grupos apresentaram déficits em ambas as avaliações, com diferentes mudanças entre elas. CONCLUSÃO: Os escores alcançados pelos indivíduos do grupo submetido à reabilitação auditiva nas variáveis direita competitiva e esquerda não-competitiva demonstram, principalmente, a melhora no que diz respeito ao funcionamento do hemisfério esquerdo proporcionada pelo treinamento. Para a evidência de diferença entre os resultados dos aspectos qualitativos, possivelmente fosse necessária reavaliação após um período mais longo de tempo, para que realmente houvesse alteração das percepções auditivas associadas a outras funções sensoriais.

Aconselhamento; Audição, Auxiliares de audição; Idoso; Percepção auditiva; Perda auditiva; Reabilitação de deficientes auditivos


PURPOSE: To verify the effects of auditory rehabilitation through the analysis of quantitative and qualitative aspects of the Staggered Spondaic Word Test (SSW) in elderly people who have recently started wearing hearing aids. METHODS: The study included 17 elderly people, who have recently started wearing hearing aids, aged between 60 and 84 years old, divided into two groups: G1, for those who only wore hearing aids, and G2, for those submitted to an auditory rehabilitation program structured in seven sessions, including auditory counseling and training. All subjects were evaluated with the SSW test at two different moments, the beginning and the end of the study. All data were statistically analyzed. RESULTS: Regarding quantitative aspects, subjects in G1 showed improvements, but no statistically significant differences were observed between evaluations, while G2 presented statistically significant improvements on the competitive right, the non-competitive left and the total number of hits. When comparing the final performance of both groups, there were statistically significant differences concerning almost all of the variables with greater results to the G2 group. Regarding qualitative aspects, volunteers in both groups had difficulties with phonemic decoding, gradual memory loss, organization and integration in both assessments, with different alterations between them. CONCLUSION: The scores obtained by subjects in G2 submitted to the hearing rehabilitation in the variables competitive right and left non-competitive show especially the improvement on the left hemisphere, due to auditory training. For further evidence of differences between the results of qualitative aspects, a longer period of time would possibly be required in order for changes in auditory perception to occur associated with other sensory functions.

Counseling; Hearing, Hearing aids; Aged; Auditory perception; Hearing loss; Rehabilitation of hearing impaired


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jun 2015
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    13 Jun 2011
  • Aceito
    01 Fev 2012
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